Certamente, escolher o presente de Dia das Mães é sinônimo de indecisão para muitos filhos e também para aquelas mães que preferem sugerir sutilmente aos filhos o que gostariam de receber. Então, para tornar essa busca mais fácil neste ano, reunimos dicas e sugestões que podem fazer toda a diferença na hora da decisão.
Ideias de presentes de Dia das Mães
Para a mãe que gosta de aprender
Primeiramente, se está sempre querendo descobrir novas habilidades e se aprofundar em novos conhecimentos, um presente ideal pode ser um curso para exercitar toda essa curiosidade! Por conta da pandemia, existem ainda mais cursos online que podem se encaixar facilmente na sua rotina de aprendizado.
Para a mãe leitora
Se é apaixonada por livros, confira algumas obras inspiradoras escritas por mulheres que são ótimas sugestões para sua lista de presentes:
Minha História, Michelle Obama;
Os homens explicam tudo para mim, Rebecca Solnit;
A origem do mundo, Liv Strömquist;
Uma Autobiografia, Rita Lee;
O ano em que disse sim, Shonda Rhimes.
Para a mãe aventureira
Tem presente melhor do que colocar o pé na estrada? Você pode sugerir uma viagem elaborada em família ou simplesmente um bate e volta em uma cidade vizinha. O que importa é explorar novos horizontes e destinos com quem você ama!
Para a mãe esportista
Se gosta de se exercitar, uma boa ideia é incluir itens que estimulam ainda mais esse hábito saudável na sua lista de presentes! Além das roupas e tênis que já são clássicos presentes para Dia das Mães, acessórios para a prática também são bem-vindos, como halteres, tapetes e também pulseiras e relógios inteligentes que monitoram calorias e batimentos cardíacos.
Para a mãe apaixonada por decoração
Com base no estilo de decoração que combina com o seu espaço, mostre interesse em objetos decorativos ou móveis funcionais que fazem toda a diferença na composição visual: quadros, poltronas, esculturas, almofadas e até mesmo murais de fotos.
Você já pensou no presente de Dia das Mães para este ano? Compartilhe sua ideia nos comentários! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.
Ideias para uma casa sustentável
Conforme o debate sobre os impactos ambientais da nossa rotina permanece em alta, transformar hábitos e tornar a casa mais sustentável se tornam projetos urgentes e importantíssimos para o bem-estar e responsabilidade coletiva.
Pensando nisso, reunimos 4 soluções que você pode implementar na sua casa para economizar recursos, reduzir o consumo e gerar menos lixo para o meio ambiente:
Capte e reutilize água da chuva
Se você mora em uma casa com espaço para o uso de cisterna, é possível reduzir a conta de água e ainda economizar esse recurso indispensável para nós. A água da chuva pode ser utilizada para regar plantas, na faxina, para lavar roupa e também para dar descarga.
Cultive plantas
Integrando plantas da sua região que são adequadas para o tipo de solo do seu jardim, você contribui para o enriquecimento da área verde local. Com isso, é possível melhorar a qualidade do ar e também a absorção de águas da chuva.
Economizando água e energia
Para regular o fluxo de água nas torneiras e chuveiros, você pode contar com uma peça chamada aerador. A ferramenta mistura ar com água, fazendo com que menos líquido seja liberado, o que torna a economia espontânea e natural na rotina.
Além disso, você pode contar com as lâmpadas de LED para reduzir os gastos com energia elétrica. De acordo com uma reportagem produzida pelo Estadão, a implantação do LED pode gerar até 70% de economia na conta, já que as lâmpadas podem ter até 5 anos de vida útil.
Materiais sustentáveis na reforma ou construção
Por fim, se você está construindo um imóvel ou pensando em reformar alguma área para tornar sua casa sustentável, invista em materiais que são amigáveis ao meio ambiente. Tijolos ecológicos, revestimentos recicláveis e materiais naturais como barro e madeira, são menos poluentes e, assim, tornam toda a construção mais gentil com a natureza.
Além disso, o uso de estrutura metálica na construção, como o steelframe, garante uma obra limpa e sustentável, já que o material dispensa o uso de água e gera uma quantidade mínima de resíduos.
Você já pratica alguma destas ideias na sua casa? Compartilhe nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.
Decoração e Mesa Posta de Páscoa
A Páscoa é um momento especial em família ou entre amigos e uma das mais importantes festividades religiosas. Além disso, para quem tem netos, uma decoração criativa torna o momento ainda mais divertido e inesquecível. Então, veja aqui sugestões de decoração e mesa posta de Páscoa para você se inspirar e criar um clima de muito amor nesse dia!
Decorando a casa para a Páscoa
Os tradicionais ovinhos não podem faltar na decoração. As ideias são inúmeras e podem ou não serem acompanhadas do famoso coelhinho da Páscoa. Uma sugestão cheia de delicadeza são os ovinhos ‘recheados’ de pequenas florzinhas, que podem ficar depositados em uma mesa lateral.
Por outro lado, os ovinhos coloridos dentro de um vaso de vidro chamam a atenção e compõem muito bem a decoração. Complemente com galhos com pequenas flores e coloque em um aparador.
Outra boa opção é criar uma árvore de ovinhos de Páscoa, acompanhada dos personagens mais lembrados nessa data. De acordo com o tamanho dos coelhinhos que você tiver, escolha uma base cerâmica de tamanho adequado, faça ninhos com palhinha e escolha um vaso longo para receber os galhos com os ovinhos coloridos. Como resultado, você vai ter uma linda decoração que pode ser utilizada na mesa.
Uma ótima sugestão é espalhar vários itens da decoração em uma bancada ou aparador. Você pode usar um prato de bolo em vidro para criar uma espécie de terrário de Páscoa, onde pode-se colocar musgos, ovos de variados tamanhos, pequenos galhos e flores. Acrescente velas aromáticas, bowl de ovinhos, folhas, flores, buxinhos e coelhos ao longo de toda a bancada.
Tecidos leves, como voils, servindo de base para flores, vaso com galhos, ovinhos e coelhinhos, em tons monocromáticos, criam uniformidade e delicadeza.
Mesa posta e inspirações de Páscoa
Criatividade é tudo em uma mesa posta de Páscoa! Veja essa ideia delicada e divertida!
Esta sugestão com flores e pratos coloridos trazem mais alegria e iluminam qualquer mesa.
Uma ótima ideia é identificar o local de cada convidado na mesa. Seja criativo na elaboração da plaquinha ou objeto de identificação para presentear o convidado ao final do evento. Além disso, complemente a mesa com flores e porcelanas em tons pastéis.
Se seus netos são fãs do coelhinho da Páscoa, preencha a mesa com eles e os ovinhos. Uma boa dica é utilizar um trilho de mesa que lembre grama e complementar com porcelanas temáticas.
Por fim, crie referências da festividade na mesa, seja na decoração do bolo ou na modelagem dos guardanapos com orelhas de coelho. Complemente com velas para criar um clima íntimo e aconchegante.
Qual dessas ideias de mesas e decoração de Páscoa você mais gostou? Comente aqui.
Qual é seu tipo de inteligência?
De acordo com Howard Gardner, psicólogo, professor na Universidade de Harvard e autor do estudo “Teoria das Inteligências Múltiplas”, todos nós seríamos gênios, cada um dentro da sua categoria. Na sua pesquisa, ele concluiu que a inteligência humana é dividida em 8 tipos. Quer descobrir qual é seu tipo de inteligência?
Segundo Gardner, os 8 tipos de inteligência seriam: Linguística, Lógico-Matemática, Espacial, Físico-Cinestésica, Interpessoal, Intrapessoal, Musical e Naturalista. Veja aqui a descrição de cada uma delas e descubra com qual (ou quais) mais se identifica.
1. Inteligência Linguística
Definida como a capacidade de usar e entender palavras e nuances de significado. Ou pessoas capazes de transmitir uma mensagem e expressar claramente suas idéias.
2. Inteligência Lógico-Matemática
As pessoas que se destacam com esse tipo de inteligência têm a capacidade de analisar e resolver problemas ou se sentem confortáveis com números e conceitos científicos.
3. Inteligência Espacial
É a capacidade de pensar em termos de relações espaciais e imagens. Pessoas com esse tipo de inteligência têm o dom de se adaptar a novos ambientes.
4. Inteligência Interpessoal
É a capacidade de interagir eficazmente com os outros e compreendê-los. Pessoas com esse tipo de inteligência têm muita habilidade de comunicação e forte empatia.
5. Inteligência Intrapessoal
A característica principal desse tipo de inteligência descreve pessoas com capacidade de decifrar as próprias emoções e ser introspectivo. São pessoas cientes dos seus sentimentos, fraquezas, forças e motivações.
6. Inteligência Físico-cinestésica
Se você usa muito o corpo para se comunicar ou resolver desafios, esse pode ser seu tipo de inteligência. São pessoas que processam as informações por meio de movimentos, gestos e expressões faciais.
7. Inteligência Musical
É a habilidade de perceber e criar ritmos e melodias. São ouvintes conhecedores e bons de memorização.
8. Inteligência Naturalista
Pessoas com este tipo de inteligência têm a capacidade de estar em sintonia com o mundo natural e de discernir os padrões que governam sua ecologia. São pessoas interessadas em exploração e em diferentes formas de vida.
Baseado nesses diversos tipos de inteligência, com qual deles você mais se identifica? Comente aqui.
Maneiras de destravar a criatividade e manter o cérebro ativo
É comum olhar para grandes artistas, músicos, escritores e cineastas e pensar que eles nasceram com o dom da genialidade. Entretanto, a verdade é que todos podem treinar o cérebro e destravar a criatividade, tanto para praticar atividades artísticas quanto para inovar na área em que você atua.
De acordo com o estudo de Roger Beaty, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o cérebro conta com 3 redes neurais que são ativadas em processos criativos. Dessa forma, pessoas que possuem conexões mais fortes e estabelecidas nestas redes neurais, tendem a ter mais facilidade com atividades criativas e inovativas.
Basicamente, estas são as 3 redes neurais criativas:
As conexões utilizadas durante a formulação de uma nova ideia;
A rede responsável pela apuração e tomada de decisões;
As ligações que avaliam a relevância de uma ideia;
Sendo assim, para treinar tais redes neurais e destravar a criatividade, são recomendadas algumas atividades básicas na rotina, assim como uma vida saudável e balanceada em todos os aspectos. Confira as práticas que você pode incluir no seu dia a dia:
Adote um hobby
Escrita criativa, pintura, cerâmica e até mesmo atuação! Encontre uma atividade que desafie o seu cérebro e traga prazer, e então tente praticá-la na sua rotina. Dessa forma, você pode fortalecer as redes neurais atuantes na criatividade.
Certamente, uma mente descansada consegue criar novas ideias com muito mais facilidade do que uma que está cansada. Sendo assim, organize seu dia a dia, dentro do possível, para ter boas horas de sono e relaxamento.
Divirta-se e brinque!
Nada melhor do que se conectar com sua criança interior para deixar seu lado mais criativo e imaginativo vir à tona! Dê risada e brinque sem vergonha ou restrições, assim como na infância.
Aproxime-se da natureza
Além de trazer ainda mais calmaria e tranquilidade, a beleza da natureza tende a inspirar novas ideias, especialmente para quem trabalha com arte.
Estimule o seu lado otimista
Ao olhar para o lado mais positivo da vida, você passa a visualizar novas possibilidades e, dessa forma, coloca a criatividade em treinamento!
Mergulhe em novos conhecimentos
Por fim, aposte em livros e cursos que apresentam curiosidades e até mesmo novas áreas que despertam o seu interesse. Quanto maior é o seu repertório, mais material você possui para criar novas ideias.
Quais destas maneiras para destravar criatividade você já coloca em prática na sua rotina? Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e curiosidades.
7 mulheres extraordinárias que fazem a diferença
As mulheres ainda hoje têm que disputar e brigar pelo seu espaço. O mundo ainda tem uma balança de oportunidades que pende muito mais para benefício dos homens. Isso é perceptível desde disponibilidade de cargos em empresas até mesmo em pesquisas para medicamentos. Nesse cenário, temos que destacar ao menos 7 mulheres extraordinárias que fazem a diferença, lutando por direitos, por respeito, por igualdade e contra preconceitos. Muitas infelizmente são anônimas, que não têm visibilidade. Mas, se destacam pela coragem, resiliência e determinação.
Por esse motivo, é sempre justo homenagear e lembrar algumas mulheres que merecem nossa atenção e que são inspiração. Destaques em diversas áreas: conhecimento, arte, empreendedorismo, inclusão social. Aqui listamos algumas, mas queremos representar todas as mulheres que são verdadeiras fortalezas, que passaram por diversas dificuldades, abandono, preconceito, injustiça. Mas, que seguem resilientes e merecem nosso respeito e admiração.
Luiza Trajano
(Imagem: Divulgação)
Luiza Trajano é uma fortaleza e representa muito bem o empreendedorismo feminino. Começou trabalhando como balconista na loja da tia durante suas férias escolares e virou oficialmente funcionária do Magazine Luiz aos 17 anos.
Com um espírito inovador à frente da empresa e atenta às mudanças no comportamento, sempre buscou se diferenciar e principalmente, ouvir e aprender com o consumidor. Além disso, quem já assistiu uma palestra dela teve oportunidade de aprender muito com sua simplicidade e sabedoria. Como ela mesma diz: “você é do tamanho que compartilha”.
Alexandra Loras
(Imagem: Divulgação/Exame)
Apesar de não ser brasileira, adotou o país como residência. Seu marido Damien Loras foi cônsul da França no Brasil por quatro anos e, antes de ser transferido para Nova York, decidiu abdicar do cargo para ficar no Brasil tamanha a identificação do casal. Desde que chegou aqui, Alexandra participou de vários eventos e palestras. Nessas palestras, ela conta sobre sua história e de como teve sorte em ter oportunidades que muitas pessoas não tiveram. Mesmo se sentido privilegiada, relata preconceito racial sofrido no Brasil. Aliás, ela afirma que no país o preconceito está por todo lado, independente da classe socioeconômica.
Alexandra é fundadora do Fórum Protagonismo Feminino e atualmente trabalha com líderes empresariais. Seu intuito é promover um maior equilíbrio e conscientização nas organizações sobre diversidade de raça e gênero.
Margareth Dalcomo
(Imagem: Leo Martins/Agência O Globo)
Esta médica e pesquisadora ficou bastante conhecida durante a pandemia por atuar ativamente para trazer informações científicas, estudos e alertas sobre os riscos e formas de se proteger da Covid. Por esse motivo, teve e tem ainda papel fundamental na disseminação da importância da vacinação para o controle da doença.
Incansável, ganhou papel de destaque sendo considerada uma das principais especialistas em doenças pulmonares no Brasil. Em seu livro: “Um tempo para não se esquecer”, ela faz uma análise crítica sobre esse período e os problemas enfrentados pelo negacionismo e notícias falsas sobre a vacina.
Helena Schargel
(Imagem: Vogue)
Aos 79 anos, Helena virou modelo e não parou mais. Essa é uma história de ousadia, autoconfiança e coragem. Helena prova que não existe idade para se reinventar, empreender, para se amar, para construir e para ser feliz. Sua TED ficou tão famosa quanto suas lingeries, criadas para tirar as mulheres 60+ da invisibilidade.
Com esse movimento, Helena contribui para que muitas mulheres voltem a se amar e a se admirar como são, respeitando os efeitos do tempo que transformam o corpo, mas que contém memória, orgulho e prazer.
Viviane Senna
(Imagem: Divulgação/Instituto Ayrton Senna)
Muito mais do que irmã do eterno Ayrton Senna, Viviane tem um papel fundamental na educação no Brasil. Fundadora do Instituto que leva o nome do famoso irmão piloto, se dedicou desde então ao objetivo de melhorar a qualidade da educação no nosso país. Além disso, ela é também a única brasileira membro do grupo Amigos Adultos do Premio das Crianças do Mundo, ao lado da Rainha Silvia da Suécia, Nelson Mandela e outros.
À frente do Instituto Ayrton Senna, Viviane tem reforçado a importância da educação na redução na desigualdade. Aliás, o instituto tem investido em conhecimento e projetos educacionais para o ensino básico. Sem dúvida, uma personalidade capaz de movimentar empresários e a rede pública para tentar mudar a realidade das crianças e do futuro do nosso país.
Djamila Ribeiro
(Imagem: Divulgação)
Djamila consegue descrever o racismo de forma clara e sem rodeios a partir da história: “O racismo no Brasil é estrutural”. Ao refletir de forma objetiva sobre o tema no livro “Pequeno Manual Antirracista”, ela chama a atenção para a responsabilidade que todos devemos assumir para mudar o estado das coisas.
O livro tem o objetivo de propor que aprendamos a identificar atitudes e comportamentos no nosso cotidiano, fazendo uma auto avaliação e estimulando ações concretas e práticas antirracistas.
Gabriella Di Laccio
(Imagem: Site Oficial)
Essa cantora lírica gaúcha e ativista da igualdade resolveu que iria estudar e seguir carreira em Londres. Batalhou por seu espaço, com todas as dificuldades que já fazem parte da carreira de um músico, cantor ou compositor, ainda mais em terras estrangeiras.
Mas o que diferencia Gabriella é sua sede de aprender e sua determinação em tirar do anonimato, milhares de mulheres que foram pouco ou nunca reconhecidas. A partir da vontade de reverenciar essas mulheres e de uma longa pesquisa, ela criou o projeto DONNE – Women in Music. Então, a partir dele, descobriu 6.000 mulheres compositoras esquecidas ou desconhecidas ao longo da história. Este projeto fez com que ela fosse listada pela BBC Londres como uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influenciadoras de 2018.
Se você não viu a conversa que tivemos com ela em uma Live, veja aqui a entrevista completa e conheça o projeto e a história dessa mulher fantástica e inspiradora.
Você é uma dessas mulheres ou conhece alguma mulher que merece destaque por seu trabalho na área social, educação, artes ou empreendedorismo, mas não tem visibilidade na mídia? Então, identifique-se nos comentários para que todos tenham conhecimento do trabalho.
Como encontrar seu estilo pessoal
Por meio das roupas e acessórios, acabamos expressando muito mais sobre nossa essência do que imaginamos! Por isso, encontrar nosso estilo pessoal é muito importante para fortalecer a autoconfiança e a autoestima e deixar nossa marca única por onde passamos.
Como o mercado da moda está sempre se transformando, é impossível acompanhar todas as tendências e, por isso, construir o nosso próprio estilo é uma forma de nos libertarmos das expectativas e opiniões, focando apenas no que nos deixa mais confortáveis e confiantes.
Pensando nisso, reunimos 5 dicas que você pode colocar em prática agora para começar a encarar seu guarda-roupa de uma nova forma!
Passe para frente
Antes de tudo, faça uma limpa nas roupas que você já tem e não usa há algum tempo. Além de abrir espaço para novas peças, é uma forma de melhorar a visualização de roupas que você já tem, mas nem sempre se lembra ou não gosta mais de utilizar.
Busque referências
Tendências vão e voltam o tempo todo e, tanto a mídia quanto o mercado, estão sempre nos bombardeando com novidades. Entretanto, nem sempre elas se encaixam com o estilo pessoal que você quer construir.
Sendo assim, comece a pesquisar suas próprias referências, tanto em revistas que você gosta, quanto em redes sociais ou fotos de pessoas que você acompanha e admira. O Pinterest, por exemplo, é o site ideal para criar uma pasta com todos os looks que despertam seu interesse.
Invista em peças básicas de qualidade
Algumas peças são indispensáveis para o closet, independente do seu estilo. Uma camiseta, uma calça jeans e um bom casaco, por exemplo, são roupas úteis para todo mundo, porém, em diferentes cortes e tecidos.
Se você gosta de combinações mais formais, por exemplo, vai trocar a camiseta casual por uma camisa de botões. Por outro lado, se você prefere colocar o conforto acima de tudo, vai optar por uma calça jeans mais solta e despojada do que um modelo skinny.
Sendo assim, crie essa base fundamental para seu estilo com produtos de qualidade, já que eles costumam ter um melhor caimento no corpo e duram muito mais tempo.
Trabalhe com diferentes combinações
Antes de se empolgar e sair comprando roupas sem critério, que tal testar diferentes combinações com as peças básicas que já estão no seu closet? Explore a sua criatividade e misture os itens favoritos da sua coleção para criar looks versáteis, confortáveis e que expressam todo o seu estilo pessoal.
Se você quer investir em um estilo mais ousado, mas ainda não se sente confiante para comprar peças diferentes e chamativas, que tal começar investindo em acessórios mais vibrantes? Por incrível que pareça, um chapéu, óculos escuros ou um par de brincos podem transformar totalmente um look básico em uma combinação irreverente e cheia de personalidade! Como você escolhe as peças que expressam o seu estilo pessoal? Compartilhe nos comentários abaixo! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão.
Metaverso: o que esperar da internet do futuro
Em outubro de 2021, o Facebook Inc. decidiu mudar o seu nome para Meta, trazendo o conceito de metaverso de volta para os grandes debates sobre o futuro da tecnologia e quais papéis ela assumirá em nossas rotinas.
Entretanto, por mais que o assunto esteja em alta no momento, o conceito foi criado em 1992. No livro “Snow Crash”, o autor Neal Stephenson usa o termo metaverso para nomear um mundo virtual em que os personagens vivem outras vidas por meio de avatares personalizados. Depois disso, a ideia de uma realidade virtual se popularizou, principalmente no mundo dos videogames, cinema e literatura de ficção científica.
O jogo Second Life, por exemplo, foi uma das principais tentativas de unificar o mundo real e virtual. Nele, os jogadores adentravam um espaço 3D que simulava a vida real e permitia até mesmo a interação com outros usuários online. Entretanto, a ideia não foi para frente por conta da falta de uma moeda digital, que permitiria que os jogadores ganhassem recompensas e gastassem dentro do jogo, construindo uma propriedade, por exemplo.
O que é o Metaverso?
Basicamente, o termo se refere ao acesso de uma realidade paralela e digital, que pode ser fictícia ou não, oferecendo uma experiência de imersão com elementos que trazem a sensação de realismo, como a interação com outros usuários e compra de itens com moedas digitais.
As famosas criptomoedas, como as Bitcoins, são recursos que existem apenas no ambiente virtual, ou seja, não podem ser tocadas fisicamente ou guardadas em uma carteira. Elas são compostas por sequências de códigos que são protegidas por criptografias avançadas, especialmente para garantir a segurança em todas as transações.
No Metaverso, as criptomoedas são indispensáveis para construir patrimônio dentro deste universo paralelo. Na ideia apresentada por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, seria possível criar avatares para encontrar com amigos, ir à escola, realizar reuniões de trabalho e fazer compras, por exemplo.
A nova era do Metaverso
Hoje, com avanços tecnológicos e redes sociais extremamente popularizadas, a ideia do metaverso se torna cada vez mais acessível, principalmente para empresas que já são gigantes na tecnologia, como o Facebook.
De acordo com Mark Zuckerberg, fundador da marca, o Meta oferecerá uma experiência imersiva e completa para os usuários. “No metaverso, você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar – reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar – bem como ter experiências completamente novas que realmente não se encaixam em como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”, explicou o empresário em carta ao público.
Além do Facebook, grandes nomes do mercado como a Microsoft e Nvidia, estão na corrida para criar a união perfeita entre o mundo real e virtual para o futuro.
Com tudo isso, a tendência para as próximas inovações da internet é criar ainda mais ferramentas para tornar a experiência online mais imersiva e realista, reduzindo a distância entre usuários e marcas. O uso de criptomoedas, como bitcoins, por exemplo, é um grande avanço para a vida online, já que permite que os usuários ganhem e gastem recursos no ambiente virtual, sem qualquer objeto ou transação física.
Para ilustrar as possíveis mudanças que a implantação do metaverso pode trazer na nossa rotina, o publicitário Walter Longo realizou uma apresentação detalhada sobre o assunto. Confira no vídeo abaixo:
Qual é a sua opinião sobre essa novidade tecnológica? Compartilhe nos comentários abaixo! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão.
Mudança de hábitos: como começar?
Ano novo, vida nova? No início de um ciclo, estamos todos cheios de esperança e otimismo de que este finalmente será o momento em que tudo vai mudar para o melhor e, o primeiro passo para colocar esse plano em ação, sempre é abraçar uma rotina mais saudável e produtiva com a mudança de hábitos.
Entretanto, sair da zona de conforto e tentar integrar uma nova atividade para o dia a dia nem sempre é uma missão fácil! O hábito nada mais é do que um comportamento aprendido que é repetido com tanta consistência que se torna automático.
Sendo assim, manter a frequência do hábito até que ele se torne espontâneo na rotina é a maior dificuldade para mudar o dia a dia. Pensando nisso, reunimos 4 dicas práticas para te ajudar neste processo de transformação:
Planeje-se!
Antes de tudo, é importantíssimo se planejar para criar o cenário perfeito da sua mudança de hábitos. Prepare o ambiente com o máximo de lembretes e estimulantes da sua mudança para se inspirar com mais facilidade, por exemplo.
Para manter um registro da sua evolução, use uma agenda para estabelecer a frequência da sua nova atividade, determinando um momento do dia focado nesta novidade. Por exemplo, caso o seu objetivo seja se exercitar mais, comece reservando 2 horários na sua semana para o hábito. Depois, aumente a frequência conforme deseja evoluir no exercício.
Valorize os pequenos passos
Infelizmente, uma mudança de hábitos não acontece da noite para o dia. Por isso, é indispensável se orgulhar das pequenas vitórias ao longo do processo, principalmente para potencializar sua motivação e valorizar os benefícios que a nova atividade traz.
Encontre sua motivação
Desde a mudança mais básica até a mais radical, nenhuma transformação de rotina dará certo se não houver uma motivação sólida por trás. Sendo assim, separe um tempo para refletir sobre as suas resoluções para o novo ano e descubra quais estão realmente alinhadas com os objetivos do seu planejamento.
Aceite os erros
Por fim, não se critique em excesso caso não consiga seguir seu planejamento à risca. Errar é humano e faz parte da jornada. Sendo assim, não deixe que os tropeços se transformem em frustração e te afastem da sua mudança de hábitos. Persistir e seguir tentando por conta da sua motivação é o que fará toda a diferença na sua nova visão do dia a dia!
Quais mudanças de hábitos você quer realizar em 2022? Compartilhe aqui nos comentários! Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão.
Inspirações de mesa posta de Natal para surpreender seus convidados
Além de árvores, guirlandas e luzes, a mesa posta de Natal também faz parte da decoração clássica da data, especialmente por transformar a grande ceia em um momento ainda mais especial de união.
As festas de fim de ano, principalmente o Natal, contam com itens decorativos que falam muito alto na nossa memória afetiva. Desde as cores até os principais personagens e elementos, estão por toda a parte meses antes do grande dia da celebração. Por isso, criar um ambiente de acordo com o clima e espírito natalino é essencial.
Para deixar os convidados e familiares mais confortáveis e expressar o seu estilo pessoal por meio da composição visual, selecionamos algumas dicas e referências sobre os elementos básicos e detalhes especiais de uma mesa posta de Natal.
Paleta de cores e estilo
Primeiramente, é preciso determinar qual estilo de decoração e paleta de cores você quer usar na sua mesa de ceia. Para as cores, você pode sempre apostar nos tons clássicos do Natal: verde, vermelho e dourado. Entretanto, qualquer outra combinação de cores também pode funcionar como base da sua mesa, contanto que os tons estejam em harmonia com o restante da decoração da sua casa.
Já o estilo depende muito das louças e elementos decorativos que você pretende usar. Peças em madeira ou palha, por exemplo, remetem muito ao estilo rústico, enquanto louças floridas e tecidos delicados têm tudo a ver com uma decoração romântica.
Quantidade de pessoas
Para organizar a mesa posta de Natal, é indispensável ter uma noção exata de quantos convidados estarão presentes. Esse detalhe é importante para garantir que todos terão um lugar e mensurar qual espaço da mesa está disponível para itens decorativos, sem comprometer a mobilidade de cada um.
Arranjo de centro de mesa
Agora, é hora de colocar as mãos na massa! Para criar o arranjo de mesa, você pode usar os mais variados materiais: velas, flores e enfeites natalinos. Uma ótima dica para criar uma decoração coesa é usar sua árvore de Natal como inspiração para o arranjo.
De acordo com o espaço disponível na mesa e o estilo da decoração, você pode criar um arranjo que chama a atenção sem prejudicar o conforto ou a interação entre os convidados.
Agora, pensando mais no aspecto funcional da mesa posta de Natal, existem alguns elementos que não podem ficar de fora da composição para que o jantar flua da melhor forma. Confira o checklist:
Copos e taças;
Guardanapos;
Sousplats;
Louças e talheres.
As taças, louças e talheres variam de acordo com o cardápio da noite. Caso você vá servir uma sopa, por exemplo, é preciso incluir um prato fundo na sua seleção de louças. Se a sua família não toma vinho ou espumante, as taças podem ser dispensadas. Por isso, tente planejar quais serão os pratos e bebidas antes de determinar a composição da mesa.
Presentes para os convidados
Por fim, uma ideia para deixar a festa especial desde o início: que tal deixar uma lembrancinha para cada convidado na mesa posta de Natal? De bilhetinhos a doces e até mesmo presentes personalizados, um mimo pode fazer toda a diferença na noite de quem você ama!
(Fotos: Reprodução/Pinterest)
E, para finalizar, é sempre bom lembrar o real motivo de reunir familiares e amigos nesta data, fazendo com que o momento seja de união, harmonia e amor!
Você tem o hábito de decorar a sua mesa de Natal? Compartilhe suas próprias dicas nos comentários abaixo. Além disso, não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para mais dicas e conteúdos selecionados especialmente para você.
Dicas de presentes de Natal para família toda
Conforme as festas de fim de ano se aproximam, chega a hora de colocar a criatividade em ação para encontrar presentes de Natal que tenham tudo a ver com aqueles que você deseja homenagear nesta data especial.
Na hora de presentear, sempre queremos inovar e escolher um item que realmente faça diferença no dia a dia de quem amamos e represente uma memória afetiva. Entretanto, é muito comum continuar com as escolhas clássicas de sempre para não errar ou sair da zona de conforto.
Pensando nisso, selecionamos presentes criativos e irreverentes com base em diferentes perfis que podem estar na sua lista de Natal:
Para os adultos
Quadros decorativos
Tanto os amantes de arte, quanto os cinéfilos ou antenados nas tendências de decoração são alvos perfeitos para presentear com diferentes estilos de quadros decorativos. É possível achar modelos artísticos, inspirados em sucessos da TV ou até mesmo personalizados com fotos da família.
Kits de louças ou taças
Pratos com estampas inspiradas em plantas e elementos naturais, assim como peças em cerâmica, se tornaram tendências nos últimos anos e, por isso, são presentes de Natal ideais para quem ama ver a mesa posta.
Além disso, taças e diferentes copos destinados a cada tipo de drink também são ótimas pedidas, principalmente para quem acabou de se mudar para um novo lar.
Velas ou aromatizadores
Um cheirinho especial sempre traz um toque extra de aconchego para o ambiente, além de fazer toda a diferença em um momento de relaxamento e descontração em casa. Sendo assim, aromatizadores ou velas com perfumes inspirados em quem você ama são presentes infalíveis e carinhosos.
Vinhos e cervejas
Para quem ama brindar à vida, uma boa garrafa de vinho ou uma cerveja artesanal com sabores diferentões são presentes de Natal perfeitos! Em lojas especializadas, é possível encontrar kits das bebidas com taças especiais, deixando a lembrança ainda mais completa.
Livros
Como existem livros sobre os mais diversos assuntos, são presentes extremamente versáteis que você pode escolher de acordo com a personalidade do seu homenageado. Se você já é um amante de livros, que tal presentear uma pessoa querida com uma cópia do seu título favorito, incluindo uma dedicatória escrita por você? É uma troca que ficará para sempre na memória.
Na infância, a imaginação está em ação como nunca, por isso, presentes que permitem que a criança explore esse potencial sempre fazem sucesso. Seja com tinta, canetas ou lápis de cor, você pode criar um kit de arte de acordo com as preferências do pequeno que quer presentear.
Patins, patinete ou skate
Se as crianças da sua família são amantes das aventuras, os presentes de Natal sobre rodas vão se tornar inesquecíveis! Se possível, já inclua os equipamentos de segurança para que a criança tenha tudo que precisa para se divertir.
Jogos de tabuleiro
Por mais que esteja na lista de itens recomendados para crianças, os jogos de tabuleiro rendem entretenimento para a família inteira. Aliás, você pode apostar em jogos mais atuais e inovadores, ou escolher jogos clássicos como “Detetive” e “Banco Imobiliário” para apresentar esse mundo ao presenteado.
Acessórios tecnológicos
Para as crianças mais crescidas que possuem acesso a smartphones, computadores e tablets, você pode investir em fones de ouvido com Bluetooth, consoles de videogame ou até mesmo uma cadeira gamer para quem passa horas jogando online.
Para os pets
Novos brinquedos
Por fim, é claro que os brinquedinhos dos pets não podem ficar de fora da lista. Dependendo do perfil do seu animalzinho, você pode optar por itens mais interativos para brincar ao ar livre ou peças especiais para os pets que preferem passar o tempo em casa.
Roupinhas
Que tal presentear seu amigo pet lover ou o seu próprio bichinho de estimação com uma roupinha natalina? Além desta opção temática, também existem peças para o dia a dia e fantasias divertidas que vão deixar o pet ainda mais fofo.
Petiscos especiais
Desde panetones para cachorros até sorvetes para gatos, o mercado está repleto de comidinhas deliciosas e seguras para os pets. Caso o seu bichinho tenha alguma alergia ou condição de saúde, consulte o veterinário para descobrir quais petiscos estão liberados.
Você já fez a sua lista de presentes de Natal? Compartilhe suas ideias para as festas de fim de ano de 2021 nos comentários abaixo! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão.
Como usar a inteligência emocional a seu favor
Provavelmente, você já ouviu falar sobre a inteligência emocional, mas é hora de entender os conceitos por trás deste termo e como a prática pode ajudar a construir uma rotina mais produtiva e com propósito.
O termo começou a ganhar destaque em 1995, com o lançamento do livro “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser”, escrito por Daniel Goleman, jornalista e psicólogo norte-americano.
Desse modo, a inteligência emocional corresponde à capacidade de identificar as emoções e lidar com elas, de acordo com a situação. Assim, o conceito parece até simples demais, mas a verdade é que nem sempre é fácil estar no controle das emoções ou até mesmo reconhecê-las.
Uma pessoa inteligente emocionalmente, por exemplo, possui mais facilidade em construir relacionamentos saudáveis, expressar suas ideias e opiniões assertivamente, apresentar seus talentos e habilidades e desenvolver uma relação de autoconfiança consigo.
Dicas para desenvolver a inteligência emocional
Primeiramente, é indispensável reconhecer as emoções e os momentos em que elas costumam surgir. Por exemplo, um ótimo exercício para esse passo inicial é prestar mais atenção aos fatores e situações que causam mais raiva e estresse, especialmente para entender como esses sentimentos negativos se originaram.
Com isso, é possível começar a tomar o controle sobre nossas emoções. Existem diferentes estratégias que se pode utilizar. São elas: respiração, meditação e até mesmo a prática de exercícios físicos que auxiliam a melhorar o foco e o domínio sobre corpo e mente.
Dessa forma, podemos identificar a emoção negativa quando ela estiver surgindo e, consequentemente, aplicar a técnica de controle escolhida. Com a prática, isso se tornará um sistema automático, bem mais fácil do que parece.
Além disso, o ato de parar para analisar nossos próprios sentimentos e memórias é essencial para desenvolver o autoconhecimento, um processo indispensável para manter uma relação saudável e frutífera conosco.
Compartilhe aqui nos comentários como você pratica a inteligência emocional! Siga o 60+ no Instagram para ficar por dentro de mais novidades e notícias selecionadas para você.
MANIFESTO 60+
A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE, TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER, SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.
QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE, NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO, VIVE A TAL DA FELICIDADE E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO
NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO, E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO. O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.
É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO, SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO. É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.
VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.
Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.
POR QUE EXISTIMOS.
Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.
ONDE QUEREMOS CHEGAR?
Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.
QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?
Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.