Para os apaixonados por vinho, acompanhar pessoalmente a produção dos rótulos é uma experiência única! Com o enoturismo, a visita das vinícolas no Brasil pode incluir não só um tour pelo vinhedo local, mas também degustações e experiências que englobam a cultura e tradições regionais de cada instalação.
Conheça as atrações oferecidas por 7 vinícolas de diferentes partes do país que podem entrar no roteiro da sua próxima viagem nacional:
Casa Valduga, Rio Grande do Sul
Em funcionamento desde 1992 no Vale dos Vinhedos, a Casa Valduga conta com passeios completos pelos vinhedos e áreas subterrâneas, além de pratos perfeitamente harmonizados no restaurante Maria Valduga e hospedagem na Pousada Casa Valduga. Uma experiência completa em um único complexo!
Vinícola Terranova, Bahia
Localizada no Vale do São Francisco, a Vinícola Terranova oferece um passeio completo para conhecer não apenas a produção dos vinhos e espumantes da casa, mas também as belezas e tradições da região de Juazeiro.
Casa Geraldo, Minas Gerais
Com mais de 30 anos de história e o título de primeiros produtores da uva vitis vinifera, a Casa Geraldo é sinônimo de tradição na cidade de Andradas, no sul de Minas Gerais. A visita ao espaço inclui o acompanhamento de todo o processo de cultivo e produção, além da degustação dos rótulos da casa.
Vinícola Thera, Santa Catarina
Assim como a Casa Valduga, a Vinícola Thera oferece uma experiência completa com passeio e hospedagem nas instalações do local. A vinícola fica a 120km de Florianópolis, na cidade de Bom Retiro.
Vinícola Rio Sol, Pernambuco
Com duas opções de passeios, a Vinícola Rio Sol oferece experiências para quem quer apenas degustar os rótulos da casa e também para quem quer se aprofundar nos detalhes da cultivação e produção no espaço. A vinícola é localizada na cidade de Lagoa Grande, no interior de Pernambuco.
Vinícola Inconfidência, Rio de Janeiro
Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, a Vinícola Inconfidência é uma das primeiras do estado e conta com mais 22 mil parreiras para a produção dos rótulos da casa. A visita do espaço pode ser realizada com ou sem degustações dos vinhos.
Vinícola Guaspari, São Paulo
Em 2006, iniciou-se a plantação das primeiras videiras na área que, hoje, conta com 50 hectares de vinhedos para a produção dos vinhos da casa. A vinícola oferece 4 modalidades de visita, incluindo desde um tour express com degustação simples até uma experiência completa com almoço harmonizado.
Qual destas vinícolas no Brasil vai entrar no seu roteiro? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.
Novas atrações culturais para conhecer pelo mundo
Há tanta cultura e arte para conhecer no mundo que fica difícil escolher apenas um entre os vários destinos internacionais para visitar nas próximas férias. Entretanto, a revista de turismo internacional, Time Out, trouxe recomendações de novas atrações culturais em diferentes países que vão se destacar ao longo de 2022, tanto por estrelarem as próprias inaugurações ou por contarem com adições para a experiência.
Museu de Gizé, Egito
Há apenas 2km de distância das Pirâmides de Gizé, o Grande Museu do Egito ou Museu de Gizé abrigará um acervo de mais de 50 mil artefatos, incluindo tesouros da coleção do famoso rei Tutankhamon. A inauguração está prevista para novembro de 2022, mas é possível assinar a newsletter do museu para ser notificado assim que a data oficial for determinada.
Maison de Gainsbourg, França
Ícone dos anos 60 e da música popular francesa, Serge Gainsbourg terá o seu lar transformado em museu, expondo os itens excêntricos da coleção do artista assim como novas adições. A abertura está prevista para a primavera francesa, entre os meses abril e junho de 2022.
Museu da Broadway, Estados Unidos
Para os amantes dos musicais, essa visita não pode faltar na lista de destinos internacionais para 2022! O espaço contará com exibições que mostram todos os detalhes dos bastidores dos espetáculos, assim como mostras dedicadas especialmente às obras que marcaram a história dos musicais. A inauguração está prevista para o verão norte-americano, ou seja, entre os meses de junho e agosto de 2022.
MUSAN, Chipre
Localizado em Ayia Napa, no Chipre, uma ilha próxima da Turquia, está o Museum of Underwater Sculpture Ayia Napa, projeto do artista Jason deCaires Taylor. Oferecendo uma experiência completamente única, o MUSAN conta com uma coleção de esculturas subaquáticas, ou seja, para observar a arte é preciso mergulhar.
Museu do Palácio de Hong Kong, Hong Kong
Com 9 galerias repletas de livros raríssimos, registros históricos e até mesmo tesouros da China Imperial, o Museu do Palácio de Hong Kong vai inaugurar seu acervo em grande estilo: com uma mostra especial em parceria com o Louvre. A abertura está prevista para julho de 2022.
Qual destas atrações culturais vai entrar na sua rota de viagem de 2022? Compartilhe sua escolha nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.
8 destinos para mulheres maduras
De acordo com um levantamento realizado pela companhia aérea British Airways, 50% das mulheres têm o hábito de viajar sozinhas durante as férias. Por isso, a busca por destinos para mulheres que sejam seguros e receptivos se torna cada vez mais aquecida.
Dessa forma, reunimos cidades nacionais e internacionais que oferecem diferentes experiências para todos os tipos de viajantes, mas que também são conhecidas como destinos aprovados por mulheres que gostam de explorar o mundo sozinhas ou com amigas!
Buenos Aires
(Foto: Divulgação)
Com experiências gastronômicas e culturais únicas, Buenos Aires é um ponto turístico seguro e receptivo para as mulheres. Com belos museus, parques e construções históricas para conhecer durante o dia, a cidade é rica em restaurantes, cinemas e espetáculos de tango para divertir sua noite.
Mesmo que você não fale espanhol, os argentinos são simpáticos e recebem muito bem os turistas ao longo do ano inteiro.
Copenhague
(Foto: Divulgação/Travel West)
Capital da Dinamarca, Copenhague já foi eleita como melhor cidade para viver em 2021 pela revista Monocle e, por isso, não poderia ficar de fora da sua lista de destinos! Além disso, também é considerada uma das sedes da gastronomia mundial, com restaurantes premiados mundialmente para visitar, como o Noma e o Geranium.
Mendoza
(Foto: Divulgação)
Mais uma cidade argentina para o roteiro de destinos para mulheres na América Latina. Com mais de 130 produtores locais de vinho, a cidade é ideal para as apaixonadas pela bebida que querem conhecer mais sobre o processo de cultivo, produção e, é claro, degustação.
Com bastante vegetação no cenário, Mendoza é uma ótima cidade para quem gosta de se locomover com bicicletas pelos diferentes pontos turísticos.
Lisboa
(Foto: Reprodução/Flickr)
Com cenários urbanos, históricos e até mesmo praias belíssimas, Lisboa é ideal para quem quer montar um roteiro de viagem variado e dinâmico. A cidade é muito segura e ótima para caminhadas, permitindo que você conheça o dia a dia dos locais naturalmente.
Com restaurantes e bares para todos os gostos, museus históricos e mirantes espalhados pela cidade, não faltam coisas para fazer na sua visita a Lisboa!
Roma
(Foto: Divulgação)
Conhecida como a cidade eterna, Roma é rica em construções históricas e muita arte, além de uma gastronomia única e bares incríveis para conhecer à noite. Além disso, a partir da cidade é possível fazer “bate e volta” para outros pontos turísticos italianos, como Nápoles, Capri e Pompeia.
Chapada Diamantina
(Foto: Divulgação)
Se você quer encontrar destinos para mulheres no Brasil, que tal começar com uma viagem cheia de aventuras? Na Chapada Diamantina, a maioria dos passeios pela natureza são realizados em grupo, o que oferece muita segurança e novas amizades para viajantes solo.
Existem trilhas com diferentes tipos de dificuldade, tornando a área acessível para todos os tipos de turistas que querem se reconectar com o meio ambiente.
Paraty
(Foto: Reprodução/Shutterstock)
Desde conhecer as diferentes praias em um passeio de barco até explorar o centro cultural e histórico, Paraty oferece bons restaurantes e diversas atividades para as viajantes que escolherem o destino para a próxima viagem.
Quais destes destinos para mulheres já estão no seu roteiro de viagem deste ano? Compartilhe nos comentários! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.
32 Rooftops incríveis ao redor do mundo
Uma das coisas mais agradáveis e relaxantes em uma viagem é poder curtir a paisagem local e ter uma dimensão da cidade vista do alto, acompanhado de um bom drinque e, de preferência, uma boa gastronomia. Os Rooftops estão em alta e aumentaram muito em todo o mundo nos últimos anos, com opções que vão desde os mais badalados e concorridos aos mais tranquilos e intimistas.
Confira aqui 32 Rooftops incríveis ao redor do mundo para você anotar no seu caderninho de destinos de viagem e acrescentar uma vibe dinâmica e inesquecível ao seu roteiro, além de garantir vários cliques e posts nas suas mídias sociais :).
FRANÇA
Laho, Paris
Destaques: Esse é novinho, com belíssimo por do sol e vista 360º de tirar o fôlego: Torre Eiffel, Notre Dame, Sacré Coeur, Seine, Gare de Lyon.
Le Perchoir Ménilmontant, Paris
Destaques: No 7º andar, um restaurante de alta gastronomia e um bar a céu aberto. Pelos quatro cantos, uma vista maravilhosa, como Sacré Coeur, Montmatre e telhados de Paris. Por do sol ideal para selfies.
L’Oiseau Blanc – Peninsula Hotel, Paris
Destaques: Rooftop 5 estrelas, chique e elegante, com vista 360º sobre os mais importantes locais históricos de Paris, como a Tour Eiffel e Montmartre.
ITÁLIA
Raphael, Roma
Destaques: O rooftop do Hotel Raphael é perfeito para relaxar, apreciar e curtir uma das melhores vistas do centro histórico de Roma.
Skyline Rooftop Bar, Venice
Destaques: No topo do Hotel Hilton Molino Stucky Venice. Luxuoso, com vista fantástica do horizonte, do Canale Giudecca e Piazza San Marco. No verão, alguns dias da semana tem música ao vivo.
Loggia Roof Bar at hotel Palazzo Guadagni, Florença
Destaques: Linda vista das colinas Florentinas e dos telhados dos edifícios históricos enquanto saboreia um bom vinho toscano.
Se.sto on Arno, Florença
Destaques: No topo do hotel Westin Excelsior e situado às margens do rio Arno com vista 360º. Bar cozy e um restaurante excelente, para curtir qualquer hora do dia. Por do sol deslumbrante.
La Terrazza at hotel Continentale, Florença
Destaques: Sofisticado e luxuoso, no topo do da torre medieval Consorti do Hotel Continentale, próximo da Ponte Vecchia. Vista fabulosa do rio Arno e do entorno com prédios históricos e a catedral.
INGLATERRA
Mercer Roof Terrace, Londres
Destaques: no topo do hotel Vintry and Mercer, no coraçao da cidade, é bonito e elegante e sofisyicado, com culinária britânica moderna e coquetéis criativos. Vista maravilhosa do horizonte de Londres.
The Culpeper, Londres
Destaques: Localizado na East London, é um excelente para jantar com amigos, com vista deslumbrante do o skyline Londrino.
ESPANHA
Me Ibiza, Ibiza
Destaques: vista 360º deslumbrante do Mar Mediterrâneo e da Baía de Santa Eulália. Tapas e drinks sofisticados.
Terrat at Mandarin Oriental, Barcelona
Destaques: Vista 360º deslumbrante que inclui a Sagrada Família e Casa Batlló. Restaurante excelente de cozinha peruana, comandada pelo chef Gastón Acurio, com coquetéis maravilhosos. Para relaxar a qualquer hora do dia, mas perfeito para um por do sol com a vista do skyline de Barcelona.
PORTUGAL
The Bairro Alto Hotel Terrace, Lisboa
Destaques: bem no centro, entre os famosos distritos Bairro Alto e Chiado. Confortável, com vista fantástica para o Rio Tejo e arredores.
Sky Bar by Seen, Lisboa
Destaques: De um lado, o Rio Tejo; do outro, os telhados coloridos e o Castelo de São Jorge. Menos turístico que outros rooftops, com sofás para relaxar e drinks que vão dos clássicos à criatividade do bartender.
Lift Rooftop, Porto
Destaques: O local oferece algumas das melhores vistas da cidade, incluindo Torre dos Clérigos, mercado do Bolhão e a Catedral do Porto. Coquetéis criativos e cozinha light completam a experiência.
HOLANDA
SkyLounge, Amsterdam
Destaques: No topo do Hotel Double Tree by Hilton Amsterdam Centraal Station, tem uma vista maravilhosa que abrange da Basílica de Saint Nicholas às casas ao longo do canal. Por do sol imperdível!
GRÉCIA
Thea Terrace Bar, Atenas
Destaques: No topo do Hotel Central, um dos melhores pontos em Atenas. Vista da Acrópolis, do centro da Cidade, do entorno com jardins de flores. Vale jantar principalmente no verão para curtir o por do sol e a boa gastronomia com pratos gregos e mediterrâneos.
Rosto Roof Garden, Zakynthos
Destaques: No Hotel Diana, é um bar e pool bar, com um deck incrível e vista panorâmica sobre o mar Jônico, a linda ilha de Zakynthos e a colina Bohali. Confortável, relaxante e elegante.
V Lounge Café & cocktail bar, Santorini
Destaques: No topo do Hotel Boutique Panorama, tem vista deslumbrante e totalmente livre para o Mar Egeu, Vulcão e Caldera. Serviço impecável, chique e elegante, com produtos de qualidade fornecidos por agricultores locais.
L.P. Rooftop Bar, Los Angeles
Destaques: Vista fantástica das Colinas de Hollywood e de uma das mais famosas e exclusivas vizinhanças no mundo. Restaurante de comida do sul da Ásia e drinks ecléticos completam a experiência.
Cindy’s, Chicago
Destaques: com o Millennium Park como ‘quintal’, a vista desse rooftop é estonteante. Inclui a vista da mundialmente famosa escultura Cloud Gate (‘The Bean’), de muitos prédios de arquitetura igualmente famosa e, claro, do lago Michigan.
Juvia, Miami
Destaques: a vibe é muito boa e a comida também. Tudo isso com uma linda vista de Miami Beach. Um dos melhores locais para se curtir a noite na cidade.
CANADÁ
Terrasse William Gray, Montreal
Destaques: Vista da movimentada Place Jacques-Cartier, do Rio São Lourenço e da enorme roda-gigante da cidade, além de um belo por do sol. Ambiente moderno e descontraído, com extenso menu de coquetéis.
Two Rooms Grill & Bar, Tokyo
Destaques: Um dos mais sofisticados de Tokyo, com terraço espaçoso, localizado no 5º andar do complexo Omotesando. Vista e um por do sol deslumbrante. Localizando entre Shinjuku e Shibuya, duas das áreas mais visitadas e famosas de Tóquio. Localização perfeita para turistas.
The Gate Hotel Kaminarimon, Tokyo
Destaques: Vista deslumbrante da cidade, para relaxar.
AUSTRÁLIA
The Glenmore,Sydney
Destaques: vista arrebatadora do porto de Sydney, do Opera House e da cidade em um hotel clássico construído em 1921. Bar moderno, perfeito para relaxar em uma atmosfera casual.
EMIRADOS ÁRABES
Folly Rooftop, Dubai
Destaques: Localização privilegiada, vista do icônico Burj Al Arab e do Souk Madinat Jumeirah e do golfo Pérsico. Chique e casual, com extenso cardápio de coquetéis. Vale aproveitar para jantar no folly de Nick & Scott, no andar de baixo.
Turtle Bay Bar & Grill, Abu Dhabi
Destaques: Vista deslumbrante para as águas azuis do Golfo Pérsico e das areias protegidas da Ilha Saadiyat – lar das tartarugas-de-pente – por do sol e, com sorte, até golfinhos!
ARGENTINA
Trade Skybar, Buenos Aires
Destaques: Localizado na área de Puerto Madero, a vista engloba o porto, o rio dique, o Obelisco e em dias claros, até o caminho para o Uruguai. Por do sol convidativo para as selfies.
BRASIL
Deck Lounge Bar at hotel Pestana, Rio de Janeiro
Destaques: com vista para o por do sol de Copacabana, a cidade do Brasil mais famosa mundialmente, esse rooftop ainda oferece uma longa carta de drinks refrescantes e ótima música.
Skye Bar, São Paulo
Destaques: A icônica piscina vermelha causou grande curiosidade quando este rooftop foi inaugurado. A vista do topo do Hotel Unique, cuja arquitetura lembra um navio, oferece um panorama da cidade cosmopolita, com seus prédios, escritórios e movimento constante.
Vista, São Paulo
Destaques: Tome um drink apreciando a vista do Parque Ibirapuera, considerado um dos melhores parques do mundo em uma lista de dez parques listados pelo Trip Advisor. Depois do por do sol, finalize com a excelente gastronomia do restaurante Vista.
Para voltar a vivenciar a emoção de viajar, veja a experiência que estamos preparando na Toscana para um grupo exclusivo e reduzido. Para saber mais sobre a experiência e garantir uma das vagas, acesse este link.
Além disso, não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para ficar por dentro de todas novidades e experiências.
Imagens: My Little Paris, Timeout, Rooftop Guide, TripAdvisor.
Motivos para conhecer a Toscana
Conhecer a Toscana é descobrir experiências e paisagens para todos os tipos de viajantes de uma vez só. Com construções históricas, vastas plantações e cenários naturais únicos, a Toscana é uma região central da Itália que tem a Florença como capital, conhecida como um dos principais pontos turísticos do país.
Nos séculos passados, a maior parte da região foi ocupada pelos etruscos. Além disso, foi palco de diversas batalhas de território que compuseram a história da Itália. Inclusive, Florença foi o berço do Renascimento, trazendo o clima desse capítulo da evolução da sociedade em cada construção.
Se você está planejando a lista de destinos de viagem para o próximo ano, confira alguns motivos para conhecer a Toscana e colocá-la no topo da sua lista:
Gastronomia única
(Foto: Sua Casa Sua Festa)
Com ingredientes frescos e simples, a gastronomia da Toscana é baseada em clássicas receitas de famílias, principalmente daquelas que trabalham na agricultura da região.
Massas, pães, azeite e vinho são as grandes estrelas dos pratos rústicos toscanos. Como o macarrão Pici, por exemplo, que é um tipo de massa parecido com o espaguete, mas com formato mais grosso e rústico. Geralmente, o pici acompanha um ragú de carne carregado de molho.
Arte e cultura em destaque
(Foto: Reprodução/Uffizi Gallery)
Além de belas paisagens naturais, a Toscana conta com centros medievais e grandes museus que acolhem obras clássicas da história da arte. A Galeria dos Ofícios, em Florença, traz a melhor coleção do mundo de pinturas do Renascimento, com peças de da Vinci e Michelangelo.
(Foto: Reprodução)
Entre as construções arquitetônicas históricas, a Torre de Pisa, por conta própria, já é um motivo para conhecer a Toscana. Construída para abrigar o sino da igreja, a Torre se tornou um ícone italiano por conta da sua inclinação, que não foi planejada na construção.
Destino romântico
(Foto: Giovanni/Flickr)
Com restaurantes intimistas e cenários naturais que parecem ter saído de um sonho, conhecer a Toscana é uma meta que deveria estar na lista de desejos de todos os casais!
As visitas às plantações de flores, passeios de barco e carruagem em Florença e as construções românticas de séculos passados transformam a região em um ponto perfeito para lua de mel.
Variedade de cenários
(Foto: Reprodução)
Entre plantações, centros históricos e também praias incríveis, como Forte dei Marmi, a Toscana permite que você mergulhe em diferentes tipos de paisagens em uma única viagem. Dependendo da estação, é possível adaptar o roteiro de acordo com o clima e, ainda assim, curtir os melhores pontos turísticos da região.
Conhecendo produtos tradicionais
(Foto: Reprodução)
Por fim, não tem como conhecer a Toscana sem visitar as tradicionais produções de vinho e azeite na região. Nas visitas guiadas, você pode entender tudo sobre a rotina do espaço, desde o cultivo das matérias-primas até a degustação do produto final.
Para mergulhar na arte, cultura e enogastronomia de uma das regiões mais ricas da Itália, o 60+ desenvolveu um roteiro exclusivo com Pola Ribeiro, guia em Florença e estudiosa da Toscana Medieval. Para saber mais sobre a experiência e garantir uma das vagas, acesse este link.
Além disso, não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para ficar por dentro de todas novidades e experiências.
As melhores festas de Réveillon pelo mundo
Falta pouco para encerrar o ano e iniciar um novo ciclo com energias renovadas e positividade. Para quem adora viajar, não há forma melhor de se despedir do ano que passou e entrar com o pé direito no novo período do que celebrar o Réveillon pelo mundo!
Em cada cultura, o encerramento do ano é marcado por diferentes tradições. Na Itália, por exemplo, a cor mais popular para a virada não é o branco, e sim o vermelho, que representa sorte no amor. Por outro lado, os sul-africanos se desapegam de móveis e eletrodomésticos antigos antes de entrar no novo ano, como uma forma de liberar as antigas energias do lar.
Sendo assim, se você está pensando em celebrar o Réveillon se aprofundando em outra cultura, confira alguns destinos incríveis:
Hong Kong
(Foto: Bobby Vip)
Com o título de cidade com maior número de arranha-céus no mundo, o show de fogos de artifícios de Hong Kong é feito no topo das principais construções. Dessa forma, você pode ver as luzes de onde estiver, mas uma ótima dica é escolher os bares nas alturas que oferecem uma vista privilegiada e uma experiência completa.
Londres
(Foto: Getty Images/iStockphoto)
Mesmo enquanto o famoso Big Ben sofre uma reforma, a tradição londrina de ouvir as badaladas do relógio nunca é quebrada! No ponto turístico, você pode acompanhar a mudança do horário e o grande show de fogos. Além disso, também é possível celebrar o Réveillon em um cruzeiro que viaja pelo rio Tâmisa, oferecendo outro ângulo da comemoração.
Viena
(Foto: Silvesterball)
Se você quer celebrar o Réveillon pelo mundo com elegância, Viena é a opção perfeita! Você pode optar entre as várias atrações clássicas, como o Concerto de Ano Novo do Musikverein, o Concerto de Ano Novo do Hofburg ou o clássico baile de gala nomeado como Silvesterball.
Sydney
(Foto: Wolter Peeters)
Como um dos primeiros lugares do mundo a celebrar a chegada do novo ano, o Réveillon de Sydney é um dos mais famosos! Com o Opera House em destaque, o show de fogos de artifício pode ser assistido em bares e restaurantes próximos, mas uma experiência incrível é alugar um barco para assistir à festa de luzes no mar.
Punta Del Este
(Foto: Divulgação)
Por fim, que tal dar um pulinho em um país vizinho nesta virada de ano? Punta Del Este é um dos principais destinos para celebrar o Réveillon na América Latina, repleto de praias paradisíacas. Se você está em busca de mais tranquilidade no último dia do ano, escolha a Playa Mansa como cantinho para ver os fogos de artifícios.
Se você for celebrar o Réveillon pelo mundo, qual destes destinos entrará na sua lista? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo! Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para ficar por dentro de todas as dicas e notícias.
Dicas para planejar uma viagem de fim de ano
Depois de quase 2 anos de isolamento social sem viagens, está chegando o momento de voltar a explorar novos horizontes! Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para planejar uma viagem de fim de ano sem surpresas e com um orçamento inteligente.
Certamente, o fim do ano e início do próximo representam a alta temporada, um momento em que muitas pessoas tiram férias e estão dispostas a viajar. Por isso, os preços podem ser mais altos que o normal, assim como as acomodações e passagens se esgotam com mais facilidade.
Sendo assim, planejamento é indispensável para tirar os planos do papel e evitar imprevistos que acabam trazendo um pouco de estresse para uma ocasião que deve ser apenas de felicidade e relaxamento.
Dicas para economizar em uma viagem
Primeiramente, que tal organizar as finanças para realizar a viagem dos sonhos neste fim de ano? Como mencionamos anteriormente, os preços costumam ser mais altos no período, mas ainda é possível encontrar boas promoções e datas com valores acessíveis.
Além disso, você pode reduzir o custo da viagem ao colocar algumas dicas em prática quando estiver no próprio destino, seja ele nacional ou internacional. Confira:
Prefira atrações gratuitas no seu roteiro, a maioria dos lugares conta com várias;
Planeje refeições mais econômicas em alguns dias e deixe jantares especiais para poucos dias;
Opte por um tipo de hospedagem econômica, como hostels ou compartilhar um quarto com amigos ou familiares;
Pesquise qual tipo de transporte é mais vantajoso financeiramente, de acordo com os passeios que você pretende fazer.
Agora que o orçamento está preparado, é hora de colocar as mãos na massa e planejar uma viagem de fim de ano inesquecível! Confira algumas dicas:
1º passo: escolha seu destino
Certamente, a primeira etapa é escolher qual será o lugar que você deseja visitar. Neste momento, é importante pesquisar sobre as atrações que você quer ver, o clima do lugar e até mesmo buscar experiências de turistas que já visitaram o mesmo destino.
2º passo: pesquise sobre a logística
Depois de decidir para onde vai, é hora de pesquisar incansavelmente as opções de transporte, hospedagem, refeição e passagens. Com isso, você pode adaptar o que imaginou à realidade para que a viagem se torne possível dentro do orçamento.
3º passo: verifique seu orçamento
Antes de fechar qualquer negociação, faça uma planilha com uma estimativa de todos os gastos para verificar se não está estourando seu orçamento. É claro que surgem imprevistos, principalmente durante a viagem, que causam mais gastos, mas é importante evitá-los quando possível.
4º passo: confira as políticas de cancelamento e de saúde
Quando realizar suas reservas, preste muita atenção nas políticas de cancelamento e prefira opções que ofereçam contratos mais flexíveis, especialmente para você evitar o pagamento de multas e falta de reembolsos caso algum imprevisto ocorra.
Além disso, entenda como o local está lidando com a atual situação da COVID-19, tanto para proteger você e sua família do vírus quanto para evitar a disseminação em locais que ainda não foram completamente imunizados.
5º passo: faça as reservas assim que puder
Como o fim do ano é um momento de alta temporada, tente realizar sua pesquisa e planejamento o quanto antes, para bater o martelo nas suas reservas e garantir preços acessíveis e uma vaga no seu destino escolhido.
6º passo: proteja-se com um seguro viagem
Caso a sua viagem tenha um destino internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir um atendimento médico em situações de emergência. O serviço é extremamente acessível em comparação aos valores de consultas que seriam pagos sem esse seguro, sendo assim, não pode ficar de fora do seu orçamento.
Além disso, o suporte ao cliente costuma ajudar os turistas a atravessarem a barreira do idioma nestes momentos de grande estresse, já que oferecem apoio em português e os ajudam a navegar entre a burocracia do sistema de saúde de outros países.
7º passo: verifique sua documentação
Por fim, nunca esqueça de conferir o status da sua documentação antes de viajar. Se necessário, faça os agendamentos necessários para atualizar seu passaporte e qualquer outro documento.
Gostou dessas dicas de como planejar uma viagem de fim de ano? Compartilhe aqui nos comentários! Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para mais notícias e ideias selecionadas para você.
Conheça as tendências de trabalho e viagem pós-pandemia
Sem dúvidas, um dos setores mais afetados pela pandemia foi o do Turismo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Portal CNC, somente de março a junho de 2020, houveram perdas de mais de R$ 87 bilhões. Apesar disso, aos poucos as pessoas estão voltando a viajar, principalmente para destinos no Brasil e cada vez mais perto de casa, mas ainda é fundamental manter todos os cuidados. E, para garantir a segurança e a saúde de todos os viajantes, o turismo pós-pandemia tende a sofrer mudanças e se adaptar ao cenário atual para atrair cada vez mais turistas.
Aliás, segundo o Ministério do Turismo, todas as transformações nesse setor foram feitas para garantir a segurança e a saúde dos turistas e, é claro, de todos os profissionais que estão envolvidos, como os da área de hotelaria, transporte, restaurantes, comércio e toda a população local.
Para isso, o Ministério do Turismo também criou uma série de medidas sanitárias obrigatórias que devem ser seguidas como forma de prevenção da COVID-19 e, dessa forma, garantir um passeio tranquilo e seguro para todos. Confira a seguir:
Aferição da temperatura corporal;
Álcool em gel ou líquido 70% disponível em todos os ambientes;
Uso obrigatório da máscara;
Ocupação reduzida de pessoas por metro quadrado;
Atividades em conjunto com intervalos maiores;
Limpeza, higienização e desinfecção frequentes de ambientes e superfícies;
Locais demarcados em restaurantes e recepções, por exemplo.
Além disso, o Ministério do Turismo garante que todos os hotéis passaram por treinamentos em relação a esse protocolos, tudo isso para garantir um certificado e o selo Turismo Responsável para, dessa maneira, ganhar a confiança e atrair cada vez mais hóspedes aos locais.
Viagem cada vez mais perto de casa…
Outra tendência do turismo pós-pandemia são as viagens domésticas, para locais cada vez mais perto de casa e que possam ser feitas de carro para evitar qualquer contato com muitas pessoas e aglomerações.
Destinos mais calmos e sem agitação também estão sendo muito procurados, como cidades do interior cada vez mais afastadas e praias desertas para garantir momentos de muito relaxamento, tranquilidade e conexão com a natureza.
Além disso, uma opção aos hotéis são as casas de aluguel para temporada, onde as pessoas se sentem muito mais seguras e confortáveis, levando em consideração aspectos como a higiene do local e o isolamento social, saindo um pouco da rotina e reafirmando esse estilo de turismo pós-pandemia.
Saúde em primeiro lugar
Manter-se saudável tem sido um dos principais quesitos para viver uma vida cada vez melhor. E esse novo estilo de vida tem refletido diretamente no turismo pós-pandemia, já que grande parte das pessoas estão procurando locais sustentáveis e que tenham ações que ajudem a preservar o meio ambiente. Ecoturismo em primeiro lugar.
Você conhece o Workcation?
Esse termo foi criado agora durante a pandemia para denominar os profissionais que trabalham remotamente e que querem viajar, mas ainda assim não podem ficar desconectados do trabalho. Essas pessoas procuram um local para alugar que atenda a apenas uma exigência: acesso à internet sem fio.
E esse foi um dos principais benefícios que a pandemia trouxe: a disponibilidade do trabalho à distância em qualquer lugar, bem longe do escritório, da agitação e aglomeração de pessoas.
Outro ponto positivo é a maior disponibilidade de tempo, já que não é mais preciso fazer o trajeto de ida e volta do escritório, usando esse tempo – e o do almoço – para outras atividades, sejam elas domésticas ou até mesmo para exercícios de corpo e mente. Tendência que já tem sido colocada em prática e que promete ganhar cada vez mais adeptos no turismo pós-pandemia.
Com a chegada dos dias frios de inverno, os destinos brasileiros especializados em experiências da estação se tornam ainda mais requisitados, como Gramado e Canela.
Localizadas no estado do Rio Grande do Sul, com apenas 7km de distância entre si, as duas cidades fazem parte da Serra Gaúcha e foram desenvolvidas para oferecer experiências únicas aos turistas, especialmente em dias com temperaturas mais baixas.
Durante o auge do inverno, em julho, a temperatura média da região é de 10°C, podendo se aproximar de 0°C nas noites mais geladas, resultando em leves camadas de gelo na paisagem nas manhãs.
Exatamente por conta das temperaturas frias que a região Sul é a mais buscada no inverno. Pensando nisso, reunimos algumas atrações de Gramado e Canela que precisam entrar no seu caderninho de programação de viagens.
O que fazer em Gramado
Considerado o maior destino turístico do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado foi construída em 1875 e expressa fortes influências das colonizações alemã, italiana e portuguesa.
Com cerca de 35 mil habitantes, a pequena cidade é repleta de construções inspiradas no continente europeu, o que torna o ambiente ainda mais acolhedor e atrativo nos dias de inverno. Ainda assim, Gramado conta com elementos típicos da cultura gaúcha, principalmente na culinária.
Com tudo isso, confira algumas atrações e pontos turísticos que não podem passar em branco na sua visita a Gramado.
Centro de Gramado
(Foto: Divulgação / Gramado Blog)
Como as principais atrações da cidade estão no próprio centro ou próximas a ele, você passará pela área algumas vezes durante a sua visita. Lá estão os principais restaurantes da cidade, além das lojinhas de lembrancinhas e produtos artesanais e tradicionais vendidos pelos comerciantes.
Le Jardin
(Foto: Divulgação / Le Jardin)
Para os apreciadores de flores e paisagens naturais, o Le Jardin é uma visita obrigatória! Repleto de lavandas de diversas espécies e cores, o parque conta com diferentes jardins para que os visitantes apreciem a vista e tirem fotos inesquecíveis.
O Le Jardin também possui um bistrô e lojinha de souvenirs para quem quiser esticar a visita e levar uma lembrança do ponto turístico.
Lago Negro
(Foto: Divulgação)
Tanto para uma caminhada ao redor do lago, um passeio em pedalinhos de cisne branco ou simplesmente para apreciar a paisagem, o Lago Negro é um ponto turístico para todos os gostos.
Localizado apenas a 2km de distância do centro de Gramado, o parque conta com uma paisagem rica em árvores, plantas e flores, especialmente para aproximar o visitante da natureza.
Snowland
(Foto: Divulgação / Snowland)
Por mais que seja um parque de diversão de neve, ele não é destinado apenas às crianças. O Snowland conta com um espaço com neve artificial, em que você pode patinar no gelo, esquiar e até mesmo praticar snowboarding!
Como as temperaturas são bem geladas dentro do parque, a equipe disponibiliza vestimentas adequadas para a prática dos esportes e visita ao Snowland. Dentro da área nevada, você pode visitar um dos cafés e apreciar um chocolate quente como se estivesse no pico de uma montanha.
O que fazer em Canela
Por conta da proximidade entre as cidades, você pode visitar Gramado e Canela na mesma viagem. Canela é dividida pelo Rio Caí e, assim como Gramado, conta com atrações para todos os tipos de turistas, especialmente no inverno.
Parque Estadual do Caracol
(Foto: Marcelo Brandt/G1)
Um dos cenários mais conhecidos de Canela não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. No Parque do Caracol, é possível apreciar a vista da Cascata do Caracol, uma queda d’água de 130 metros em meio às árvores e montanhas.
Para os aventureiros, o parque também possui trilhas e um observatório que oferece uma vista completa de toda a paisagem natural.
Alpen Park
(Foto: Divulgação / Alpen Park)
Para quem vai acompanhado da família e, principalmente, de crianças, o Alpen Park é um destino em que a diversão está mais do que garantida.
Com os brinquedos clássicos de parque de diversão, como montanha russa e elevador, o Alpen Park também conta com experiências mais próximas à natureza, como descida de tirolesa e arvorismo.
Catedral de Pedra
(Foto: Divulgação / Falando de viagem)
Enquanto visita o centro de Canela, você não pode deixar de conferir a arquitetura gótica da Catedral de Pedra. Construída em 1953, a construção conta com uma torre de 65 metros e pinturas clássicas em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes.
Na calçada, os jardins trazem ainda mais beleza ao cenário, que é o ponto perfeito para fotos da viagem.
SkyGlass Ferradura
(Fotos: Divulgação / SkyGlass Ferradura)
Por fim, uma novidade recém inaugurada é o SkyGlass Ferradura, indispensável na sua viagem entre Gramado e Canela! Ele conta com a primeira ponte de vidro do Brasil, especialmente para oferecer uma vista única do Parque da Ferradura e do Rio Caí.
O solo de vidro permite que os visitantes vejam toda a vegetação sob a ponte, que foi construída sem interferir na altura das árvores, especialmente para proteger e cultivar toda a beleza do Parque da Ferradura.
Aliás, para quem gosta de uma dose extra de adrenalina, o SkyGlass possui um monotrilho sob a ponte com cadeiras suspensas para quem quer apreciar a vista e sentir aquele friozinho na barriga ao mesmo tempo.
Qual destes pontos turísticos de Gramado e Canela vão entrar no topo da sua lista? Compartilhe sua opinião nos comentários! Para ficar por dentro de mais dicas e notícias, acompanhe também o 60+ no Instagram.
Destinos no Brasil para todos os gostos
Se você, assim como a gente, também está com muitas saudades de colocar o pé na estrada ou até mesmo dentro de um avião, essa matéria foi pensada em você. Selecionamos destinos no Brasil específicos para todos os gostos e estilos de viagem.
Aqui você vai encontrar destinos no Brasil com praia, campo, pontos turísticos conhecidos, lugares para relaxar e ficar longe da correria da cidade grande e também para se aventurar, é claro – mas sem deixar de se cuidar.
Dessa forma, fica muito mais fácil escolher seu próximo passeio, planejar tudo com bastante antecedência e ainda cumprir todos os requisitos para se tornar uma viagem inesquecível. Confira a seguir:
PARA QUEM GOSTA DE CULTURA E HISTÓRIA
Ouro Preto – Minas Gerais
(Foto: Depositphotos)
Ouro Preto, em Minas Gerais, pode ser considerado um museu a céu aberto. Para quem gosta de visitar lugares com história, esse é um destino obrigatório. Igrejas, praças, arquitetura barroca e muita vegetação natural, essa cidade tem muita história para contar e sempre surpreende, mesmo para quem já visitou o local. E a melhor parte é que você consegue visitar a maior parte dos pontos turísticos a pé. Por isso, coloque um sapato bem confortável em sua mala.
Paraty – Rio de Janeiro
(Foto: Depositphotos)
Perfeita para quem adora entrar em contato com a natureza, mas não abre mão de passeios culturais, Paraty, no Rio de Janeiro, se destaca por suas construções históricas dos séculos XVII e XVIII. Os atrativos culturais vão além da arquitetura, museus e das famosas ruas de pedras, já que a cidade reúne grandes artesãos e artistas, além de belas praias.
A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece na cidade desde 2003, pode ser uma boa época para programar sua viagem e entrar em contato com autores de várias partes do mundo. Dessa forma, clique aqui e acompanhe no site oficial quando acontecerá o próximo evento.
Sem dúvida, esse é um dos lugares mais buscados por turistas que amam apreciar um bom vinho. Por causa da posição geográfica e o clima, você encontrará vinícolas de renome em cidades como Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Assim, dá até para montar um roteiro e passar dias visitando e provando os mais diversos vinhos da região.
O lugar com maior altitude da viticultura no Brasil, o Planalto Catarinense é o destino perfeito para você apreciar bons vinhos e ainda curtir as baixas temperaturas da região. Apesar de ser um local novo quando o assunto é vinho, o Planalto Catarinense é conhecido pela produção dessas bebidas finas e de ótima qualidade. As vinícolas Leone di Venezia, Villa Francioni e Villaggio Bassetti são ótimas opções para visitar e experimentar o que a região tem de melhor para oferecer.
PARA QUEM AMA MERGULHAR
Fernando de Noronha – Pernambuco
(Foto: Depositphotos)
Um dos mais belos destinos no Brasil, conhecido por suas águas cristalinas, Fernando de Noronha é o lugar perfeito para mergulhar e entrar em contato com a vida marinha, já que a visibilidade é nítida até 50 metros na horizontal. Para isso, você pode visitar a Laje Dois Irmãos, a Pedra da Sapata e também a Cabeça das Cordas para conhecer de pertinho essas belezas naturais impressionantes.
Mais um lugar com águas transparentes e um bioma preservado, Bonito pode ser o destino certo para mergulhar e se aventurar ao mesmo tempo. Um dos lugares mais famosos é o Abismo Anhumas, que permite mergulho com auxílio do cilindro de oxigênio, tudo guiado por profissionais. Aliás os pontos turísticos mais conhecidos para mergulhar são o Rio da Prata, o Rio Sucuri, a Lagoa Misteriosa, o Rio Formoso e o Lago da Capela.
Abrolhos, na Bahia, é um famoso arquipélago de 5 ilhas (Ilha de Santa Bárbara, Ilha Siriba, Ilha Redonda. Ilha Sueste e Ilha Guarita) que se destacam pelas águas claras e com uma grande biodiversidade marinha para mergulhar e se encantar. Esse destino é muito procurado no período de junho a outubro, já que é possível encontrar e observar baleias jubartes passando por esse local.
Na cidade de Ribeirão Preto você encontra grande parte das melhores cervejarias do Brasil. Além disso, é possível fazer Tour Cervejeiro pelas fábricas da Pinguim, Colorado, Lund, Invicta, Walfänger, entre outras famosas da região, e provar deliciosas cervejas artesanais, tudo acompanhado por profissionais que explicam sobre a produção e tiram todas as dúvidas dos turistas.
Outra região para visitar e apreciar essa bebida é em Curitiba, onde é possível pegar uma carona no Beer Trem, promovida pela cervejaria Bodebrown. Esse passeio de trem passa por locais como Curitiba e Morretes, visitando as mais famosas fábricas de cerveja do local e provando as mais diversas cervejas, é claro. Mas fique atento, pois esse tour só acontece 5 vezes ao ano. Por isso, é essencial se programar, já que a procura é grande.
Se você é do tipo de pessoa que não abre mão de uma boa aventura, vai adorar a Chapada dos Veadeiros. Esse local se caracteriza por diversas cachoeiras e cânions para nadar e fazer passeios mais radicais. Para quem ama uma trilha em meio à mata, esse também é o lugar ideal para conhecer melhor o ecossistema e ainda se exercitar imerso nesta região.
Se você adora se aventurar em meio às trilhas, vai se encantar pelo Parque Nacional da Chapada das Mesas. Essa região ainda se destaca por cachoeiras deslumbrantes e lagoas que possuem águas claras que impressionam e atraem a atenção dos turistas de todo o mundo. O pôr do sol no Rio Tocantins também é uma atração imperdível da região.
PARA QUEM BUSCA UM LUGAR TRANQUILO PARA RELAXAR
Jericoacoara – Ceará
(Foto: Depositphotos)
Jericoacoara é um lugar que vem ganhando o coração do brasileiro. Com suas lagoas de água cristalina, redes em meio ao mar e uma preservação da natureza impecável, a região é conhecida por ser muito acolhedora e perfeita para tirar alguns dias para relaxar e ficar bem longe da correria.
Mas apesar da localização afastada, Jericoacoara tem voos sem escala, direto para esse lugar rústico e com belezas naturais de tirar o fôlego. A companhia aérea que realiza esse translado é a Gol Linhas Aéreas, que sai do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Por fim, o Jalapão também é ideal para fugir da agitação da cidade e apenas relaxar em meio à natureza. Considerado um dos destinos no Brasil mais bem preservados, o Jalapão conta com dunas de areia, cachoeiras e poços de água cristalina para você relaxar e não precisar se preocupar com nada.
Que tal viajar com a gente para a Cidade do Porto?
Em outubro, nós do 60+, em parceria com a Tupan Tours, fizemos uma live diretamente da Cidade do Porto, em Portugal, onde mostramos detalhadamente pontos turísticos imperdíveis para você visitar quando tudo voltar ao normal.
Durante essa transmissão ao vivo, visitamos locais incríveis da Cidade do Porto como a Praça da Liberdade, o Palácio das Cardosas, a Estação de São Bento – que tem cerca de 20 mil azulejos que contam a história de Portugal -, além da Rua das Flores, que abriga lojas, construções muito bem conservadas com mais de 200 anos, fachadas antigas, comidas típicas do mundo inteiro e, principalmente, diversos tipos de vinho do Porto para experimentar.
Visitamos também a Santa Casa da Misericórdia, Igreja da Misericórdia, Largo de São Domingos, Praça do Infante Dom Henrique, Palácio da Bolsa, Rio Douro, Ponte Luiz I, entre outros.
Aliás, a Cidade do Porto – conhecida como a cidade invicta -, é um local extremamente acolhedor, totalmente seguro e, não só a cidade, mas o país como um todo, além de ser muito bem estruturada, um grande atrativo para os turistas.
Porém, é importante destacar que, neste momento atípico que estamos vivendo, não é possível entrar em Portugal para fazer turismo. O Governo só está liberando estudantes, pessoas que trabalham na região, pessoas com nacionalidade portuguesa e os residentes, é claro. Além disso, também está sendo exigido de todos que ingressam o exame de COVID-19.
Se você tem interesse em conhecer o Porto quando tudo isso passar, fique ligado! Nós do 60+ e a Tupan Tours estamos preparando um roteiro exclusivo, enogastronômico e com muitas surpresas.
Cadastre-se no site para receber a nossa newsletter com esta e várias outras informações importantes. Aliás, se quiser informações sobre o roteiro e valores, entre em contato pelo e-mail contato@60mais.com.br
Veja, então, a live abaixo e viaje com a gente pelas ruas da Cidade do Porto sem sair de casa!
10 curiosidades de outros países para conhecer sem sair de casa
O bacana de viajar é conhecer outras culturas, modos de vida e curiosidades de outros países e trazer na memória novas histórias para contar. Quanto mais diferente o destino, mais aprendizado e novas formas de ver as coisas.
Pensando nisso e para despertar ainda mais, preparamos uma matéria especial sobre 10 curiosidades de outros países para você colocar na sua lista de locais para visitar assim que tudo voltar ao normal. Afinal, como dizia Mário Quintana, ‘Viajar é trocar a roupa da alma’. Confira:
Curiosidade 1: a cor verdadeira da Torre Eiffel
Primeiramente, quando foi construída, em 1889, a Torre Eiffel começou a ser odiada pelos parisienses por ter sido pintada de vermelho, um tom que protegia toda a estrutura de ferro. Com a insatisfação da população, a Dama de Ferro recebeu outras 19 cores ao longo dos anos como amarelo, marrom e até ocre. E, para cobri-la por completo, é preciso de mais de 60 toneladas de tinta.
Curiosidade 2: piloto por um dia em Frankfurt
Uma das curiosidades de Frankfurt, na Alemanha, é que, em seu aeroporto, é possível pilotar um avião em um simulador da LATAM que fica localizado no terminal 1. Caso você tenha interesse, um planejador de tráfego encarregado mostrará o funcionamento da máquina e todas as instruções de segurança para você voar sem se preocupar.
Curiosidade 3: superpopulação de ovelhas na Nova Zelândia
Conhecida por suas belas paisagens campestres, a Nova Zelândia tem uma superpopulação de ovelhas. Isso mesmo! Para se ter uma ideia, são aproximadamente 4.9 milhões de habitantes e 300 milhões de animais, uma média de 6 ovelhas por pessoa. Aliás, esse número já foi maior: cerca de 22 ovelhas por humanos.
Curiosidade 4: beijo elétrico no Empire State Building
Por ter 102 andares e 443 metros de altura, os casais que se beijam no topo do prédio sentem um leve choque por causa da eletricidade estática da atmosfera local. Além disso, outra curiosidade é que, os noivos que se casam no arranha céu, entram para o Clube de Casamento do Empire State Building. Com isso, eles ganham o direito de visitar o edifício de graça todos os anos no dia 14 de fevereiro.
Curiosidade 5: o real nome de Bangkok
Embora seja conhecida mundialmente como Bangkok, esse não é o nome verdadeiro da cidade. Inclusive, a capital da Tailândia está no Guiness Book como a cidade de maior nome do mundo, com 169 letras: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit.
Curiosidade 6: a composição da Grande Muralha da China
Com sua imponente estrutura, a Grande Muralha da China tem uma curiosidade especial em relação a sua construção. Com mais de 21 quilômetros de extensão, pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, descobriram que esse ponto turístico ocidental foi construído com uma mistura de arroz, cal e água.
Curiosidade 7: você sabe onde fica o maior hotel do mundo?
Pouca gente sabe, mas o maior hotel de todo o mundo fica localizado em Pahang Darul, na Malásia. O Genting Highlands Resort tem aproximadamente 7.500 acomodações e ainda conta com seu próprio shopping, parque de diversões, parque aquático, cassino, boliche, espaço para shows e até bondinho para os hóspedes se locomoverem.
Curiosidade 8: não alimente os pombos na Califórnia!
O que pode ser uma prática bem comum aqui no Brasil, em São Francisco, na Califórnia, pode ser um verdadeiro crime alimentar os pombos! Quem for pego infringindo a lei, pode levar uma multa de até US$ 1000. Esse atitude foi tomada para evitar a superpopulação das aves que, de alguns anos para cá, desencadeou problemas de saúde nos habitantes.
Curiosidade 9: pirâmides do Egito
Diferente do que muita gente imagina, o Egito não é o país com maior número de pirâmides. Inclusive, esse título fica com o Sudão! Os egípcios têm 138 construções, por outro lado, os sudaneses possuem cerca de 255. Outro detalhes é que as pirâmides do Sudão são aproximadamente 500 anos mais jovens que as do Egito.
Curiosidade 10: cidade dos livros
Rica culturalmente, a Alemanha é um dos países da Europa que mais publica exemplares de livros em comparação a todos os outros nações. Anualmente, são cerca de 94 mil títulos. Aliás, é em Frankfurt que é realizado o evento literário mais famoso do mundo, a Feira do Livro.
VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.
Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.
POR QUE EXISTIMOS.
Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.
ONDE QUEREMOS CHEGAR?
Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.
QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?
Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.