6 destinos surpreendentes para um bate-volta a partir de São Paulo
Chega o fim de semana e bate uma vontade de fazer algo diferente, de escapar um pouquinho da correria de cidade grande sem se comprometer com uma viagem longa ou custosa? Então você vai gostar dessa lista com 6 destinos surpreendentes próximos de São Paulo para um bate-volta.
São lugares que estão pertinho da capital, cheios de charme, paisagens lindas e atividades pra sair da rotina. Dá pra fazer aquele passeio tranquilo e voltar pra casa no mesmo dia renovado. Tem opção pra todos os gostos para aproveitar com amigos ou com filhos e netos. Então coloque um tênis confortável, escolha seu destino e caia na estrada.
1. VILA TANAH – SÃO ROQUE/SP

Esse é um local de muita natureza, para se reenergizar mesmo! O Vila Tanah propicia espaços de conforto e afeto, onde as pequenas coisas do dia-a-dia são valorizadas. Os hóspedes são convidados a se reconectarem com suas raizes através da natureza exuberante, espaços de contemplação e momentos de quietude. E tudo isso bem pertinho de São Paulo, na cidade de São Roque.
Com sistema de day-use, é possível passar um dia delicioso usufruindo de cachoeira, caminhada na mata, percurso de bike, piscina e um restaurante com gastronomia “farm to table”, com menu especial, assim como é especial e delicado o tratamento de todos os colaboradores do local com seus hóspedes e visitantes.
Mas, se você se interessar em passar mais que um dia (é realmente tentador), o Vila Tanah oferece chalés novinhos, equipados com banheira, ou cabanas com vista para a mata. Tudo muito lindo, aconchegante e bem decorado. Sauna, terapias de SPA – como massagem relaxante, drenagem e pedras quentes (com agendamento) – também são atividades oferecidas, além de meditação, yoga, piscinas e quadra de beach tenis.
Importante checar antes os serviços que estão incluídos no day-use, assim como a disponibilidade, já que muitas vezes o espaço é reservado para retiros fechados.
Distância de São Paulo: 60km
2. PARQUE MAEDA – ITU/SP

O Parque Maeda, em Itu, é uma boa opção para um bate-volta. Atrai visitantes de São Paulo e região, oferecendo muito lazer, diversão, natureza e infraestrutura completa. Então, é boa opção para quem quer fugir da rotina urbana e aproveitar um dia gostoso com familiares ou amigos.
O Parque oferece inúmeras atrações, como piscinas com toboáguas, brinquedos aquáticos, como pedalinho e boia motorizada, passeios a cavalo, trilhas de quadriciclo e um dos maiores e mais belos jardins japoneses do Brasil. Além disso, teleférico, vôo de helicóptero e uma árvore gigante, com vários mirantes (um deles a mais de 20 metros de altura) com linda vista panorâmica. Se estiver em forma, encare os quase 200 degraus para chegar ao topo. Vale o esforço!
Já para quem gosta de pesca esportiva, o complexo dispõe de diversos espaços como o Tancão, os Tanques de Engorda, o Caiaque Fishing e os tanques tradicionais do parque, onde é possível capturar espécies variadas. E quando bater a fome, é só se dirigir ao enorme restaurante self-service.
O Parque Maeda também tem opção de passaporte day use. O passaporte é um pacote que já inclui o almoço, passeios como jardim japonês, árvore gigante e rodas d’água, parque aquático, pesca esportiva, passeios de trenzinho e de teleférico, pedalinho e quadriciclo. Com o passaporte day use, o almoço é à vontade com uma grande variedade de pratos quentes, comida japonesa e bebida não alcoólica. O passaporte pode ser adquirido antecipadamente pelo site https://parquemaeda.com.br
Importante checar antes os serviços que estão incluídos no day-use, assim como funcionamento das atividades e do restaurante.
Distância de São Paulo: 90km
3. Parque Municipal Cachoeira do Salto – Extrema/MG

Extrema, localizada no Sul de Minas, oferece diversas atrações, com serras, montanhas, cachoeiras, parques, rios onde se pode praticar vários esportes. Por tudo isso, é uma ótima opção para um bate-volta. O foco é no ecoturismo e uma das principais atrações é o Parque Municipal Cachoeira do Salto.
É um ótimo destino para ir com os netos, já que oferece infraestrutura completa, com restaurante, playground, espelho d’água para as crianças brincarem, piscinas naturais, centro de educação ambiental e trilhas para caminhadas. A diversão é ainda maior para quem gosta de aventura, com tirolesa, rapel, arvorismo e escalada. Além de tudo isso, muita área verde, mirantes, loja de artesanato, loja de conveniência, museu histórico e estacionamento gratuito. De acordo com o site, funciona de quinta a domingo, das 8h00 às 17h00 e a entrada é franca.
http://www.parquemunicipal.com/parque-municipal-cachoeira-do-salto/
Distância de São Paulo: 117km
4. Fazenda do Chocolate – Itu/SP

Essa é mais uma opção para um bate-volta, ideal para ir com netos ou, porque não, com outros maduros que amam chocolate! A visitação é livre e o espaço oferece lagos, playground, contato com animais, produtos artesanais, além de restaurante com comida caipira preparada em fogão a lenha.
E claro, como o nome já diz, a fazenda produz chocolates que, de acordo com o local, são feitos com cacau 100% proveniente de fazendas da Amazônia brasileira, sem adição de gorduras vegetais e outros aditivos. Os chocolates podem ser adquiridos na loja de fábrica localizada na fazenda.
https://fazendadochocolate.com.br/
Distância de São Paulo: 116km
5.Fundação Pinacoteca Benedito Calixto – Santos/SP

A cidade de Santos não se resume à praia. Existem ótimas opções para passar o dia, a uma distância bem curtinha de São Paulo. Uma ótima sugestão é visitar a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto que, aliás, fica em frente à praia. A construção original do casarão que hoje abriga a pinacoteca foi concluída por volta de 1908, mas ao longo dos anos passou por algumas reformas e inclusões, como a varanda lateral e elementos ornamentais no estilo Art Nouveau. A Fundação foi instaurada em 1986, passou por restaurações e adaptações e foi inaugurada para finalmente ser inaugurada em abril de 1992.
Seu acervo conta com mais de 200 telas, divididas em diferentes artistas. A Pinacoteca também é conhecida como Casarão Branco e apresenta atualmente a exposição de longa duração “De Cada Janela…”, composta por 62 obras de Calixto, que exploram diversas temáticas ao longo da trajetória do pintor. Eventos também são oferecidos na Fundação, como shows, corais, oficinas e cursos.
Depois de apreciar as exposições e participar dos eventos, vale sentar para um cafezinho apreciando os jardins no café bistrô Calixto. Antes de ir, não deixe de acessar o site do local para ficar por dentro dos eventos que estão acontecendo. E, se der tempo, nada melhor que uma caminhada na areia da praia.
https://pinacotecadesantos.org.br
Distância de São Paulo: 75km
6. Trilha da Pedra Redonda – Monte Verde/MG

Para quem não se importa em dirigir um pouco mais, a cidade de Monte Verde vale à pena a esticada. Claro que para aproveitar ao máximo a cidade, o ideal é dormir em uma das várias pousadas e hotéis. Mas também vale o bate-volta para conhecer algumas atrações. A cidade é conhecida como “A Suiça Mineira”. Qualquer época do ano vale a visita, mas se você quiser se sentir um pouquinho (bem pouquinho…) no país europeu, o friozinho do inverno deixa o local ainda mais atraente.
A trilha da pedra redonda é uma das mais populares de Monte Verde. O percurso de 1km é de nível fácil e provido de corrimãos, escadas e contenções para dar mais segurança e para que o foco principal seja a natureza e a vista maravilhosa ao final.
Mas, depois do esforço a recompensa!! Escolha uma das diversas opções de restaurantes da região para saborear aquela comidinha mineira. Depois, entre nas várias lojinhas de artesanato, cafés, chocolates, cervejarias e até galerias de arte. A Arte Bauer (legado dos alemães que influenciaram e trouxeram costumes para a região) pode ser apreciada através da Pintura Bauermalerei, técnica artística folclórica para pintura de peças utilitárias e de decoração. Por tudo isso, vale muito à pena fazer um bate-volta em Monte Verde.
Distância de São Paulo: 160km
Uma dica muito importante: antes de ir, confirme os horários de funcionamento e valores do destino escolhido. E se você não é de São Paulo, a sugestão é se programar para passar um fim de semana em uma das pousadas ou hotéis que as cidades oferecem e curtir com muita calma as atrações e o clima de interior.