8 livros divertidos e inteligentes para relaxar

7 de fevereiro de 2023

Se você gosta de livros divertidos para relaxar, você já descobriu que, se não é o melhor remédio, um bom livro certamente está entre os top 5! Alguns livros são uma boa fonte para trazer mais leveza no seu dia. Então, veja aqui uma lista com sugestão de 8 livros que são uma fuga bem-vinda do estresse do cotidiano.

1. Os sete maridos de Evelyn Hugo

Autora: Taylor Jenkins Reid

O livro narra a vida de um lenda viva do cinema de Hollywood, Evelyn Hugo, que aos 80 anos decide contar sua versão de todas as fofocas que divulgaram durante sua carreira. Mas ela impõe uma condição: que a jornalista Monique Grant, iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. A jovem começa a se dar conta de que nada é por acaso e suas trajetórias podem estar profundamente conectadas.

O livro mostra todo o esplendor da Hollywood do século passado e como alguns sacrifícios, segredos e perigos fazem parte do preço da fama. A obra da americana Taylor Jenkins Reid foi o terceiro livro mais vendido de 2021.

2. O Xangô de Baker Street

Autor: Jô Soares

Uma das melhores obras do saudoso e criativo Jô Soares, o livro alia uma pesquisa histórica rigorosa sobre a vida no Rio de Janeiro do Segundo Reinado à um hilariante romance do tipo “comédia policial”. Jô mistura figuras conhecidas da história política e cultural do país – como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga e D. Pedro II – à personagens fictícios como Sherlock Holmes e seu fiel parceiro, Dr. Watson, que foram contratados para investigar o desaparecimento de um violino Stradivarius.

O livro passeia pelos costumes e modas da capital imperial no século XIX, que vêm acompanhadas de algumas suposições mais ousadas, como a que coloca o Brasil como sendo o berço do primeiro serial killer da história. O Sherlock de Jô descobrirá delícias sensuais dos trópicos e aprenderá alguns costumes nativos, mas vai ter que admitir que os crimes abaixo do Equador não são tão elementares. Um livro leve, gostoso e divertido que faz rir com facilidade e deixa ainda mais saudade deste criativo artista e escritor que foi Jô Soares!

3. O melhor das comédias da vida privada

Autor: Luis Fernando Veríssimo

Irônico e divertido, esse livro revela nossas pequenas e grandes tragédias cotidianas. Tiranias, infidelidades, paixões fulminantes, ódios mortais se transformam em boas risadas. O autor escolheu as melhores histórias do livro original dos anos 90 e incluiu mais 35 crônicas inéditas. Os amigos do penúltimo chope, a casa na serra, o lixo da vizinha, praia, férias, tudo é tema para suas crônicas. 

Com vivacidade e ironia, o autor decifra nossas comédias mais íntimas, percorrendo o território impreciso da classe média – lugar de desejos bizarros e secretos. Vale conferir. E rir!

4. A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário IKEA

Autor: Romain Puértolas

Ajatashatru Ahvaka Singh é um faquir que usa de artimanhas para conseguir algumas vantagens. Uma delas foi convencer sua aldeia a lhe pagar por uma viagem à França para comprar um Camdepregos, um modelo de cama de pregos vendida pela Ikea. Mas ele acaba ficando preso dentro de um dos armários da loja, que seria despachado para outro país. Ele então parte para uma aventura involuntária pelo mundo, fazendo amigos e inimigos e se metendo em confusões pelo caminho.

5. A troca

Autora: Beth O’leary

O livro conta a história de uma neta e sua avó que precisam por em prática uma mudança radical. Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é a mesma. Eileen Cotton tem 79 anos e está em busca de um novo amor. Então, as duas têm uma idéia inusitada: trocar de lugar uma com a outra.

Por um lado, a jovem precisa de adaptar à calmaria da cidadezinha da avó. Por outro lado, a avó se cadastra em um site de relacionamento, vivendo uma aventura com a qual sonha desde a juventude. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e de rotina, elas vão descobrir muito mais sobre si mesmas. 

6. O grande mentecapto

Autor: Fernando Sabino

Esse é um clássico mas que muita gente ainda não leu. A história se passa no estado de Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Rio Acima, onde nasce Geraldo Viramundo. Na vida adulta, depois de passar por um seminário em Mariana, ele parte para aventuras e reviravoltas: passa pelo hospício, exército, política e se apaixona, mas não se encaixa em nenhum lugar. Ele segue sua trajetória que inclui Ouro Preto, Barbacena, Juiz de Fora, Uberaba, Cataguases e outras cidades mineiras até chegar em Belo Horizonte.

O protagonista é bem-intencionado e acredita nas pessoas. Por isso, tem a empatia do leitor, que se envolve nessa história hilariante e dramática. É um dos grandes romances da literatura brasileira.

7. Cadê você, Bernardette?

Autora: Maria Semple

A protagonista Bernardette Fox é notável. Seu marido, um guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, a considera mais maníaca a cada dia. Para as mães da tradicional escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela é puro desgosto. Os especialistas em design a consideram uma gênia da arquitetura sustentável e sua filha Bee, de quinze anos, acha que ela é a melhor mãe do mundo. Até que ela desaparece.

Para encontrar sua mãe, a menina compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas para entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo do seu desaparecimento. Sentimental mas com muita empatia, o livro trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita. O livro deu origem ao filme de mesmo título interpretado por Cate Blanchett em 2019.

8. Good Omens: belas maldições

Autores: Neil Gaiman e Terry Pratchett

O mundo vai acabar no próximo sábado, antes do jantar e não tem como mudar o plano divino. Mas uma freira distraída estraga um esquema de troca de bebês e o pequeno Anticristo acaba sendo entregue ao casal errado, dando início a uma série de erros cômicos que podem ameaçar o próprio Armagedom.

Um anjo na Inglaterra é dono de um sebo nas horas vagas. Um demônio também é responsável pela mesma região. Ambos veem nessa confusão uma grande oportunidade porque eles vivem entre os humanos desde o Princípio e não querem uma batalha entre o céu e a Terra, já que se apegaram demais ao mundo.

Gostou das dicas? Já leu alguns desses livros? Comente aqui o que achou.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2024 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.