Expressões artísticas para desenvolver em casa

15 de maio de 2020

A Arte existe muito antes do surgimento de museus e galerias. Lá no tempos das cavernas, o ser humano já arriscava traços nas paredes sem imaginar o valor do que estava produzindo.

Isso só mostra que não é preciso ser um artista profissional para produzir Arte, que, entre diversas definições, pode ser uma forma de extrapolar o tempo e o lugar, transformando reflexões e ideias em algo novo.

Arte é também uma maneira de manter a mente ocupada e saudável.

Expressões artísticas em casa - 60 mais

Então, você deve estar se perguntando: qualquer pessoa pode ser um artista? Essa é uma questão filosófica antiga e muitas vezes controversa, mas por definição o artista é qualquer pessoa envolvida na produção de arte, no fazer artístico criativo.

Nunca é tarde para fazer Arte

Mesmo quem nunca pintou um quadro ou cantou em uma festa pode desenvolver talentos ocultos. Porque Arte é muito mais uma questão de transpiração do que inspiração. Até porque a inspiração sozinha não produz nada =)

Para começar, é legal você resgatar talentos e paixões antigas.

Se você sempre gostou de escrever, que tal começar a criar poemas que falam sobre seus sentimentos atuais?

Se você adora fotografia, por que não começar a produzir imagens usando seu cotidiano como inspiração?

Ou, ainda, se você curte cantar, o que você acha de fazer audições em família pelo Zoom? (Se ainda não saber usar o Zoom, confira aqui o passo a passo e participe do nosso workshop sobre dicas do Zoom). Ou começar a treinar um instrumento, com aulas online?

Se você gosta de cinema, o que acha de filmar cenas do seu cotidiano e depois editar no computador, incluindo trilha sonora, com a ajuda dos filhos e netos?

Expressões artísticas na música - 60 mais

Existem inúmeras expressões artísticas que podem ser desenvolvidas sem sair de casa, usando a simplicidade e a introspecção como aliadas.

Depois de identificar sua forma de Arte, outro ponto importante é descobrir temas e desenvolver uma linguagem. Enquanto os temas são infinitos, a sua linguagem deverá ser única, pessoal e verdadeira.

A linguagem é o que tornará seu trabalho único e vai revelar sua identidade. No desenho, é o seu traço. Na poesia, é sua voz. No cinema, é o seu olhar. Na música, é sua interpretação. E por aí afora.

É importante deixar de lado a ideia de que Arte só existe de forma profissional. São muitos os artistas começaram sem expectativas e se tornaram consagrados.

Bordados com expressões artísticas - 60 mais

Arthur Bispo do Rosário é um exemplo. Usando bordados e objetos cotidianos da instituição em que viveu internado, produziu artes visuais reconhecidas nacional e internacionalmente. Quem poderia imaginar que essas expressões artísticas fariam tanto sucesso, né?

Outro exemplo é o poeta Manoel de Barros. Apesar de ter escrito muitos poemas e livros durante toda a vida, sua obra ficou desconhecida do grande público e somente passou a ser valorizada nacionalmente a partir da década de 1980, quando ele já era um 60+.

Como praticar arte em casa - 60 mais

Por isso, não se intimide com a questão de idade, formação, falta de experiência. Uma das coisas mais bacanas na Arte é a liberdade de produzir e deixar sua marca no mundo por meio das expressões artísticas. Assim como já faziam Andy Warhol e os homens das cavernas =)

E se você quer começar por algo, nossa sugestão é que você participe dos workshops que oferecemos ou até mesmo do clube de desenho, como o zentangle, uma técnica fácil de aprender e que desenvolve autoconfiança, controle do stress e criatividade. Os workshops e clubes estão acontecendo online, através da plataforma Zoom. Vale experimentar. Quem sabe você descobre sua veia artística!

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.