Expressões artísticas para desenvolver em casa
15 de maio de 2020
(Foto: Shutterstock)
A Arte existe muito antes do surgimento de museus e galerias. Lá no tempos das cavernas, o ser humano já arriscava traços nas paredes sem imaginar o valor do que estava produzindo.
Isso só mostra que não é preciso ser um artista profissional para produzir Arte, que, entre diversas definições, pode ser uma forma de extrapolar o tempo e o lugar, transformando reflexões e ideias em algo novo.
Arte é também uma maneira de manter a mente ocupada e saudável.
(Foto: Shutterstock)
Então, você deve estar se perguntando: qualquer pessoa pode ser um artista? Essa é uma questão filosófica antiga e muitas vezes controversa, mas por definição o artista é qualquer pessoa envolvida na produção de arte, no fazer artístico criativo.
Nunca é tarde para fazer Arte
Mesmo quem nunca pintou um quadro ou cantou em uma festa pode desenvolver talentos ocultos. Porque Arte é muito mais uma questão de transpiração do que inspiração. Até porque a inspiração sozinha não produz nada =)
Para começar, é legal você resgatar talentos e paixões antigas.
Se você sempre gostou de escrever, que tal começar a criar poemas que falam sobre seus sentimentos atuais?
Se você adora fotografia, por que não começar a produzir imagens usando seu cotidiano como inspiração?
Ou, ainda, se você curte cantar, o que você acha de fazer audições em família pelo Zoom? (Se ainda não saber usar o Zoom, confira aqui o passo a passo e participe do nosso workshop sobre dicas do Zoom). Ou começar a treinar um instrumento, com aulas online?
Se você gosta de cinema, o que acha de filmar cenas do seu cotidiano e depois editar no computador, incluindo trilha sonora, com a ajuda dos filhos e netos?
(Foto: Age of stock)
Existem inúmeras expressões artísticas que podem ser desenvolvidas sem sair de casa, usando a simplicidade e a introspecção como aliadas.
Depois de identificar sua forma de Arte, outro ponto importante é descobrir temas e desenvolver uma linguagem. Enquanto os temas são infinitos, a sua linguagem deverá ser única, pessoal e verdadeira.
A linguagem é o que tornará seu trabalho único e vai revelar sua identidade. No desenho, é o seu traço. Na poesia, é sua voz. No cinema, é o seu olhar. Na música, é sua interpretação. E por aí afora.
É importante deixar de lado a ideia de que Arte só existe de forma profissional. São muitos os artistas começaram sem expectativas e se tornaram consagrados.
(Foto: Divulgação)
Arthur Bispo do Rosário é um exemplo. Usando bordados e objetos cotidianos da instituição em que viveu internado, produziu artes visuais reconhecidas nacional e internacionalmente. Quem poderia imaginar que essas expressões artísticas fariam tanto sucesso, né?
Outro exemplo é o poeta Manoel de Barros. Apesar de ter escrito muitos poemas e livros durante toda a vida, sua obra ficou desconhecida do grande público e somente passou a ser valorizada nacionalmente a partir da década de 1980, quando ele já era um 60+.
(Foto: iStock)
Por isso, não se intimide com a questão de idade, formação, falta de experiência. Uma das coisas mais bacanas na Arte é a liberdade de produzir e deixar sua marca no mundo por meio das expressões artísticas. Assim como já faziam Andy Warhol e os homens das cavernas =)
E se você quer começar por algo, nossa sugestão é que você participe dos workshops que oferecemos ou até mesmo do clube de desenho, como o zentangle, uma técnica fácil de aprender e que desenvolve autoconfiança, controle do stress e criatividade. Os workshops e clubes estão acontecendo online, através da plataforma Zoom. Vale experimentar. Quem sabe você descobre sua veia artística!