​​Metaverso: o que esperar da internet do futuro

2 de fevereiro de 2022

Metaverso: o que esperar do futuro da tecnologia - 60+

Em outubro de 2021, o Facebook Inc. decidiu mudar o seu nome para Meta, trazendo o conceito de metaverso de volta para os grandes debates sobre o futuro da tecnologia e quais papéis ela assumirá em nossas rotinas.

Entretanto, por mais que o assunto esteja em alta no momento, o conceito foi criado em 1992. No livro “Snow Crash”, o autor Neal Stephenson usa o termo metaverso para nomear um mundo virtual em que os personagens vivem outras vidas por meio de avatares personalizados. Depois disso, a ideia de uma realidade virtual se popularizou, principalmente no mundo dos videogames, cinema e literatura de ficção científica. 

O jogo Second Life, por exemplo, foi uma das principais tentativas de unificar o mundo real e virtual. Nele, os jogadores adentravam um espaço 3D que simulava a vida real e permitia até mesmo a interação com outros usuários online. Entretanto, a ideia não foi para frente por conta da falta de uma moeda digital, que permitiria que os jogadores ganhassem recompensas e gastassem dentro do jogo, construindo uma propriedade, por exemplo.

O que é o Metaverso?

Basicamente, o termo se refere ao acesso de uma realidade paralela e digital, que pode ser fictícia ou não, oferecendo uma experiência de imersão com elementos que trazem a sensação de realismo, como a interação com outros usuários e compra de itens com moedas digitais.

As famosas criptomoedas, como as Bitcoins, são recursos que existem apenas no ambiente virtual, ou seja, não podem ser tocadas fisicamente ou guardadas em uma carteira. Elas são compostas por sequências de códigos que são protegidas por criptografias avançadas, especialmente para garantir a segurança em todas as transações.

No Metaverso, as criptomoedas são indispensáveis para construir patrimônio dentro deste universo paralelo. Na ideia apresentada por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, seria possível criar avatares para encontrar com amigos, ir à escola, realizar reuniões de trabalho e fazer compras, por exemplo.

A nova era do Metaverso

Hoje, com avanços tecnológicos e redes sociais extremamente popularizadas, a ideia do metaverso se torna cada vez mais acessível, principalmente para empresas que já são gigantes na tecnologia, como o Facebook.

De acordo com Mark Zuckerberg, fundador da marca, o Meta oferecerá uma experiência imersiva e completa para os usuários. “No metaverso, você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar – reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar – bem como ter experiências completamente novas que realmente não se encaixam em como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”, explicou o empresário em carta ao público.

Além do Facebook, grandes nomes do mercado como a Microsoft e Nvidia, estão na corrida para criar a união perfeita entre o mundo real e virtual para o futuro. 

Com tudo isso, a tendência para as próximas inovações da internet é criar ainda mais ferramentas para tornar a experiência online mais imersiva e realista, reduzindo a distância entre usuários e marcas. O uso de criptomoedas, como bitcoins, por exemplo, é um grande avanço para a vida online, já que permite que os usuários ganhem e gastem recursos no ambiente virtual, sem qualquer objeto ou transação física.

Para ilustrar as possíveis mudanças que a implantação do metaverso pode trazer na nossa rotina, o publicitário Walter Longo realizou uma apresentação detalhada sobre o assunto. Confira no vídeo abaixo:

Qual é a sua opinião sobre essa novidade tecnológica? Compartilhe nos comentários abaixo! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão. 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.