6 livros que fazem bem para a alma
17 de abril de 2020
(Foto: Shutterstock)
O que é a alma? O que são as emoções? Por que estamos aqui? Qual o significado da nossa existência? Como elevar nosso pensamento mesmo em um momento delicado? É dessa forma que essas e outras questões acompanham a maioria dos seres humanos de forma constante. Afinal, sabemos que para encontrar as respostas relacionadas à alma existem vários caminhos que, muitas vezes, incluem os livros sobre espiritualidade.
Portanto, para ajudar você nessa jornada, preparamos uma listinha com leituras muito especiais que fazem bem para alma. Confira.
Quem somos nós? – William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente
(Foto: Divulgação)
Eu faço a realidade ou ela me faz? Talvez essa seja uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas. Em Quem Somos Nós, livro dos autores do documentário com o mesmo nome, os autores juntam conhecimentos científicos e espiritualidade para responder alguns enigmas existenciais. Esse livro é um trabalho profundamente espiritual para quem deseja sair da existência “sonâmbula” da nossa cultura consumista e explorar novas fronteiras do pensamento.
Compre aqui.
O Monge e o Filósofo – Jean-François Revel e Matthieu Ricard
(Foto: Divulgação)
Em uma montanha no Nepal, um monge budista ocidental se reuniu com seu pai, um grande filósofo agnóstico, para uma longa conversa sobre espiritualidade. Eles discutem princípios, em um confronto riquíssimo, que inspiraram suas existências e suas escolhas de vida tão distintas. Assim, em forma de diálogo, com perguntas e respostas, pai e filho falam sobre sabedoria, consciência, política, metafísica, fé, budismo, ciência, psicanálise e diversos outros assuntos.
Portanto, o livro revela o pensamento de duas pessoas inteligentes e cultas que, ao dialogarem sobre entendimentos diferentes, nos fazem pensar com profundidade sobre as questões essenciais da vida.
Compre aqui.
Zen e a arte da manutenção de motocicletas: uma investigação sobre os valores – Robert M. Pirsig
(Foto: Divulgação)
Lançado na década de 70, “Zen e a arte da manutenção de motocicletas” fez a cabeça de toda uma geração e continua servindo de inspiração para milhões de pessoas. O livro é sobre uma viagem de moto feita por um pai e filho durante as férias de verão. Durante o trajeto, o autor nos oferece uma carona para encarar algumas questões fundamentais que afetam a nossa vida, como a impaciência, a correria constante, o acaso, os sonhos e os medos. Enfim, é um livro que literalmente nos faz pensar sobre como percorremos o caminho da nossa existência e que faz bem para alma.
Compre aqui.
Consciência Quântica – Amit Goswami
(Foto: Divulgação)
Nesta obra, Amit Goswami traz dados científicos que mostram como a nossa existência transcende a experiência física e, portanto, deve ser nutrida em todas as suas dimensões. Já que o conceito de energia vital foi descartado pela biologia e pela medicina ocidental, porque implicava em dualismo entre matéria e espírito, como ele poderia então ser explicado? O sentimento de estar vivo e que ajuda tantas pessoas a se curarem vai muito além da química. É uma experiência que o DNA sozinho não consegue explicar, mas podemos tentar compreender com a ajuda de Amit Goswami, que lança mão da física quântica.
Compre aqui.
Espera de Deus: cartas escritas de 19 de janeiro a 26 de maio de 1942 – Simone Weil
(Foto: Divulgação)
Simone Weil foi uma escritora, mística e filósofa francesa, que foi trabalhar na Renault para escrever sobre o cotidiano dentro das fábricas. Com uma inteligência notável e uma personalidade excêntrica, a autora é conhecida por sair de um agnosticismo anticlerical para uma busca espiritual que não parou até o dia da sua morte. Neste livro, com cartas dirigidas a um padre, Simone conversa consigo mesma, com os outros e com Deus, até os níveis mais profundos e mais emocionantes da existência.
Compre aqui.
Autobiografia de um Iogue – Paramahansa Yogananda
(Foto: Divulgação)
O iogue e guru indiano Paramahansa Yogananda é considerado um dos maiores representantes da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. No livro Autobiografia de um Iogue, ele narra sua vida de forma autobiográfica, desde a infância na Índia, quando já buscava a orientação de um mestre espiritual, até sua vida adulta nos Estados Unidos, onde viveu durante 30 anos. Além disso, é considerado um clássico espiritual por editoras, livrarias e escritores de variadas nacionalidades e já foi eleito uma das “100 mais importantes obras espirituais do século XX.
Compre aqui.