7 mulheres extraordinárias que fazem a diferença

8 de março de 2022

As mulheres ainda hoje têm que disputar e brigar pelo seu espaço. O mundo ainda tem uma balança de oportunidades que pende muito mais para benefício dos homens. Isso é perceptível desde disponibilidade de cargos em empresas até mesmo em pesquisas para medicamentos. Nesse cenário, temos que destacar ao menos 7 mulheres extraordinárias que fazem a diferença, lutando por direitos, por respeito, por igualdade e contra preconceitos. Muitas infelizmente são anônimas, que não têm visibilidade. Mas, se destacam pela coragem, resiliência e determinação.

Por esse motivo, é sempre justo homenagear e lembrar algumas mulheres que merecem nossa atenção e que são inspiração. Destaques em diversas áreas: conhecimento, arte, empreendedorismo, inclusão social. Aqui listamos algumas, mas queremos representar todas as mulheres que são verdadeiras fortalezas, que passaram por diversas dificuldades, abandono, preconceito, injustiça. Mas, que seguem resilientes e merecem nosso respeito e admiração.

Luiza Trajano

Mulheres extraordinárias que fazem a diferença - Luiza Trajano - 60+
(Imagem: Divulgação)

Luiza Trajano é uma fortaleza e representa muito bem o empreendedorismo feminino. Começou trabalhando como balconista na loja da tia durante suas férias escolares e virou oficialmente funcionária do Magazine Luiz aos 17 anos. 

Com um espírito inovador à frente da empresa e atenta às mudanças no comportamento, sempre buscou se diferenciar e principalmente, ouvir e aprender com o consumidor. Além disso, quem já assistiu uma palestra dela teve oportunidade de aprender muito com sua simplicidade e sabedoria. Como ela mesma diz: “você é do tamanho que compartilha”. 

Alexandra Loras

Mulheres extraordinárias que fazem a diferença - Alexandra Loras - 60+
(Imagem: Divulgação/Exame)

Apesar de não ser brasileira, adotou o país como residência. Seu marido Damien Loras foi cônsul da França no Brasil por quatro anos e, antes de ser transferido para Nova York, decidiu abdicar do cargo para ficar no Brasil tamanha a identificação do casal. Desde que chegou aqui, Alexandra participou de vários eventos e palestras. Nessas palestras, ela conta sobre sua história e de como teve sorte em ter oportunidades que muitas pessoas não tiveram. Mesmo se sentido privilegiada, relata preconceito racial sofrido no Brasil. Aliás, ela afirma que no país o preconceito está por todo lado, independente da classe socioeconômica.

Alexandra é fundadora do Fórum Protagonismo Feminino e atualmente trabalha com líderes empresariais. Seu intuito é promover um maior equilíbrio e conscientização nas organizações sobre diversidade de raça e gênero. 

Margareth Dalcomo

Mulheres extraordinárias que fazem a diferença - Margareth Dalcomo - 60+
(Imagem: Leo Martins/Agência O Globo)

Esta médica e pesquisadora ficou bastante conhecida durante a pandemia por atuar ativamente para trazer informações científicas, estudos e alertas sobre os riscos e formas de se proteger da Covid. Por esse motivo, teve e tem ainda papel fundamental na disseminação da importância da vacinação para o controle da doença.

Incansável, ganhou papel de destaque sendo considerada uma das principais especialistas em doenças pulmonares no Brasil. Em seu livro: “Um tempo para não se esquecer”, ela faz uma análise crítica sobre esse período e os problemas enfrentados pelo negacionismo e notícias falsas sobre a vacina. 

Helena Schargel

Mulheres extraordinárias que fazem a diferença - Helena Schargel - 60+
(Imagem: Vogue)

Aos 79 anos, Helena virou modelo e não parou mais. Essa é uma história de ousadia, autoconfiança e coragem. Helena prova que não existe idade para se reinventar, empreender, para se amar, para construir e para ser feliz. Sua TED ficou tão famosa quanto suas lingeries, criadas para tirar as mulheres 60+ da invisibilidade.

Com esse movimento, Helena contribui para que muitas mulheres voltem a se amar e a se admirar como são, respeitando os efeitos do tempo que transformam o corpo, mas que contém memória, orgulho e prazer. 

Viviane Senna

Mulheres extraordinárias que fazem a diferença - Viviane Senna- 60+
(Imagem: Divulgação/Instituto Ayrton Senna)

Muito mais do que irmã do eterno Ayrton Senna, Viviane tem um papel fundamental na educação no Brasil. Fundadora do Instituto que leva o nome do famoso irmão piloto, se dedicou desde então ao objetivo de melhorar a qualidade da educação no nosso país. Além disso, ela é também a única brasileira membro do grupo Amigos Adultos do Premio das Crianças do Mundo, ao lado da Rainha Silvia da Suécia, Nelson Mandela e outros.

À frente do Instituto Ayrton Senna, Viviane tem reforçado a importância da educação na redução na desigualdade. Aliás, o instituto tem investido em conhecimento e projetos educacionais para o ensino básico. Sem dúvida, uma personalidade capaz de movimentar empresários e a rede pública para tentar mudar a realidade das crianças e do futuro do nosso país. 

Djamila Ribeiro

Mulheres extraordinárias que fazem a diferença - Djamila Ribeiro - 60+
(Imagem: Divulgação)

Djamila consegue descrever o racismo de forma clara e sem rodeios a partir da história: “O racismo no Brasil é estrutural”. Ao refletir de forma objetiva sobre o tema no livro “Pequeno Manual Antirracista”, ela chama a atenção para a responsabilidade que todos devemos assumir para mudar o estado das coisas. 

O livro tem o objetivo de propor que aprendamos a identificar atitudes e comportamentos no nosso cotidiano, fazendo uma auto avaliação e estimulando ações concretas e práticas antirracistas. 

Gabriella Di Laccio

Gabriela Di Laccio  - 60+
(Imagem: Site Oficial)

Essa cantora lírica gaúcha e ativista da igualdade resolveu que iria estudar e seguir carreira em Londres. Batalhou por seu espaço, com todas as dificuldades que já fazem parte da carreira de um músico, cantor ou compositor, ainda mais em terras estrangeiras.

Mas o que diferencia Gabriella é sua sede de aprender e sua determinação em tirar do anonimato, milhares de mulheres que foram pouco ou nunca reconhecidas. A partir da vontade de reverenciar essas mulheres e de uma longa pesquisa, ela criou o projeto DONNE – Women in Music. Então, a partir dele, descobriu 6.000 mulheres compositoras esquecidas ou desconhecidas ao longo da história. Este projeto fez com que ela fosse listada pela BBC Londres como uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influenciadoras de 2018.

Se você não viu a conversa que tivemos com ela em uma Live, veja aqui a entrevista completa e conheça o projeto e a história dessa mulher fantástica e inspiradora.

Você é uma dessas mulheres ou conhece alguma mulher que merece destaque por seu trabalho na área social, educação, artes ou empreendedorismo, mas não tem visibilidade na mídia? Então, identifique-se nos comentários para que todos tenham conhecimento do trabalho.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.