7 pilares do envelhecimento

14 de junho de 2022

Cada vez mais se debate sobre longevidade e sobre o aumento da expectativa de vida. No entanto, é melhor viver esse tempo extra com saúde e qualidade. Para isso, é fundamental estarmos atentos aos 7 pilares do envelhecimento, mapeados por especialistas.

Para se viver uma longevidade de forma saudável, é preciso focar no bem-estar, conquistado através destes pilares de saúde global.

1. Equilíbrio alimentar

A idéia é priorizar os alimentos que vêm da natureza. Desse modo, deve-se dar preferência a legumes, verduras, frutas, cereais integrais, grãos, castanhas, feijões. Aliás, vegetais e frutas são alimentos antioxidantes, sendo importantíssimos no combate ao envelhecimento das células e na prevenção do câncer. Aqui também vale o controle da quantidade de comida. Segundo especialistas, um bom hábito é parar de comer quando estiver 80% satisfeito.

2. Vida ativa

Pilares do envelhecimento - vida ativa - 60+

Mexa-se! Está mais que comprovado que o sedentarismo é prejudicial, reduzindo o tempo e a qualidade de vida. Mas, você não precisa virar atleta da noite para o dia. Busque qualquer coisa que faça você ter prazer em se movimentar. Você pode optar por fazer uma caminhada diária (aliás, faz muito bem aos ossos e ao coração), dançar, jogar beach tennis ou ping-pong. Por outro lado, é muito importante fazer musculação ou exercícios funcionais, que utilizem o próprio peso do corpo, para manter a massa magra. Coloque sua playlist preferida e comece. O importante é descobrir o que você vai ter menos chance de boicotar.

3. Gerenciamento do stress

Se você fizer sua atividade física preferida ao menos quatro vezes na semana, isso já vai ajudar bastante no controle do stress. Você pode acrescentar uma meditação de 10 minutinhos de manha cedo. Não consegue meditar? Busque ficar em um local calmo e sem barulho, sente em um sofá ou poltrona confortável, feche os olhos e só foque na sua respiração. Se preferir, busque uma meditação guiada no youtube ou aplicativo. Aqui vai uma dica: meditação 21 dias de abundância, de Deepak Chopra. O importante aqui é ter disciplina para conquistar equilíbrio e serenidade.

4. Qualidade do sono

Pilares do envelhecimento - qualidade do sono - 60+

O sono tem papel fundamental no humor, na regeneração celular, retenção de informação e produção de hormônios essenciais, entre outros benefícios. Então, busque ter um sono de qualidade, procurando dormir sempre no mesmo horário, de 7 a 8 horas por dia, desligando e se desligando de equipamentos de tecnologia pelo menos duas horas antes de deitar. Aliás, use o quarto somente para dormir, evitando trabalhar ou assistir TV neste ambiente.

5. Conexões pessoais

Uma das melhores formas de envelhecer bem é manter e criar conexões, aumentar o círculo de amizade, conviver com pessoas com interesses em comum e ter um senso de pertencimento. Então, pratique! Convide amigos para tomar um café ou jantar na sua casa. Participar de eventos ou investir em novas experiências, como viagens e workshops, também são ótimas oportunidades para conhecer pessoas e criar vínculos. Pessoas que cultivam relações com amigos e familiares são mais saudáveis e vivem mais felizes!

6. Espiritualidade

Pilares do envelhecimento - espiritualidade - 60+

Você pode ou não ser adepto de uma religião, mas o importante aqui é buscar um significado maior na vida, uma conexão com algo maior. Desenvolver a espiritualidade amplia a percepção e preocupação com o outro, a empatia e os sentimentos de compaixão e gratidão. Aliás, esses sentimentos e atitudes trazem conforto e serenidade, levando a um bem-estar maior.

7. Propósito

Por fim, o propósito pode ser visto como uma complementação da espiritualidade, já que a empatia, a solidariedade, a vontade de transformar vidas pode dar mais significado à existência. Ter um propósito é ter uma vontade de deixar um legado, dando maior relevância à nossa trajetória.

Com o tempo e a maturidade, temos que ouvir nosso corpo e nosso instinto. Afinal, perceber e valorizar o que nos beneficia e evitar aquilo que nos prejudica é sinal de autopreservação e amor-próprio. Por isso, comece hoje!

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.