7 pilares do envelhecimento
14 de junho de 2022
Cada vez mais se debate sobre longevidade e sobre o aumento da expectativa de vida. No entanto, é melhor viver esse tempo extra com saúde e qualidade. Para isso, é fundamental estarmos atentos aos 7 pilares do envelhecimento, mapeados por especialistas.
Para se viver uma longevidade de forma saudável, é preciso focar no bem-estar, conquistado através destes pilares de saúde global.
1. Equilíbrio alimentar
A idéia é priorizar os alimentos que vêm da natureza. Desse modo, deve-se dar preferência a legumes, verduras, frutas, cereais integrais, grãos, castanhas, feijões. Aliás, vegetais e frutas são alimentos antioxidantes, sendo importantíssimos no combate ao envelhecimento das células e na prevenção do câncer. Aqui também vale o controle da quantidade de comida. Segundo especialistas, um bom hábito é parar de comer quando estiver 80% satisfeito.
2. Vida ativa
Mexa-se! Está mais que comprovado que o sedentarismo é prejudicial, reduzindo o tempo e a qualidade de vida. Mas, você não precisa virar atleta da noite para o dia. Busque qualquer coisa que faça você ter prazer em se movimentar. Você pode optar por fazer uma caminhada diária (aliás, faz muito bem aos ossos e ao coração), dançar, jogar beach tennis ou ping-pong. Por outro lado, é muito importante fazer musculação ou exercícios funcionais, que utilizem o próprio peso do corpo, para manter a massa magra. Coloque sua playlist preferida e comece. O importante é descobrir o que você vai ter menos chance de boicotar.
3. Gerenciamento do stress
Se você fizer sua atividade física preferida ao menos quatro vezes na semana, isso já vai ajudar bastante no controle do stress. Você pode acrescentar uma meditação de 10 minutinhos de manha cedo. Não consegue meditar? Busque ficar em um local calmo e sem barulho, sente em um sofá ou poltrona confortável, feche os olhos e só foque na sua respiração. Se preferir, busque uma meditação guiada no youtube ou aplicativo. Aqui vai uma dica: meditação 21 dias de abundância, de Deepak Chopra. O importante aqui é ter disciplina para conquistar equilíbrio e serenidade.
4. Qualidade do sono
O sono tem papel fundamental no humor, na regeneração celular, retenção de informação e produção de hormônios essenciais, entre outros benefícios. Então, busque ter um sono de qualidade, procurando dormir sempre no mesmo horário, de 7 a 8 horas por dia, desligando e se desligando de equipamentos de tecnologia pelo menos duas horas antes de deitar. Aliás, use o quarto somente para dormir, evitando trabalhar ou assistir TV neste ambiente.
5. Conexões pessoais
Uma das melhores formas de envelhecer bem é manter e criar conexões, aumentar o círculo de amizade, conviver com pessoas com interesses em comum e ter um senso de pertencimento. Então, pratique! Convide amigos para tomar um café ou jantar na sua casa. Participar de eventos ou investir em novas experiências, como viagens e workshops, também são ótimas oportunidades para conhecer pessoas e criar vínculos. Pessoas que cultivam relações com amigos e familiares são mais saudáveis e vivem mais felizes!
6. Espiritualidade
Você pode ou não ser adepto de uma religião, mas o importante aqui é buscar um significado maior na vida, uma conexão com algo maior. Desenvolver a espiritualidade amplia a percepção e preocupação com o outro, a empatia e os sentimentos de compaixão e gratidão. Aliás, esses sentimentos e atitudes trazem conforto e serenidade, levando a um bem-estar maior.
7. Propósito
Por fim, o propósito pode ser visto como uma complementação da espiritualidade, já que a empatia, a solidariedade, a vontade de transformar vidas pode dar mais significado à existência. Ter um propósito é ter uma vontade de deixar um legado, dando maior relevância à nossa trajetória.
Com o tempo e a maturidade, temos que ouvir nosso corpo e nosso instinto. Afinal, perceber e valorizar o que nos beneficia e evitar aquilo que nos prejudica é sinal de autopreservação e amor-próprio. Por isso, comece hoje!