Casas multigeracionais: a nova realidade mundial

13 de julho de 2023

A configuração da moradia está sendo alterada para uma nova realidade mundial: as casas multigeracionais. Seja por questões financeiras ou de habitação, as famílias estão se adaptando e convivendo com múltiplas gerações em um mesmo lar. Por isso, é preciso pensar em uma moradia que atenda às necessidades de cada membro e respeite a individualidade na medida do possível.

No mundo

Essa realidade já existe em países como a China, Índia e Coreia do Sul. Mas, segundo a empresa WGSN, que pesquisa tendências de mercado, os Estados Unidos também surpreenderam com um aumento de 7% em 2011 para 26% em 2021 no número de moradias multigeracionais. Já o Reino Unido prevê que 17% de seus lares serão multigeracionais até 2040 e 4 entre 5 pessoas entrevistadas disseram que a experiência de morar com gerações diversas é positiva de um modo geral.

A crise e o envelhecimento global da população estão no centro dessa mudança, com pais de crianças tendo que lidar com o custo dos cuidados e educação, alugueis e moradias com custo elevado e os mais velhos desejando se manter em casa de forma independente. Isso se traduz em um opção atraente para todos, do ponto de vista financeiro, de cuidados e de compartilhamento de recursos.

No Brasil

Por outro lado, segundo a empresa QuintoAndar, no Brasil já temos 32% das moradias com 3 ou mais gerações da mesma família morando juntas. O alto custo de vida e moradia, somado ao fato de que mais da metade dos 60+ sustentam a casa ou pelo menos contribuem com metade das despesas, são os principais fatores na nossa realidade. Além disso, o envelhecimento da população está invertendo a pirâmide de perfil demográfico brasileiro, conforme imagem abaixo.

Fonte: Pnad IBGE

Os baby boomers e a geração X (os nascidos entre 1965 e 1981) valorizam a independência e esperam permanecer nas suas casas pelo máximo de tempo. Por outro lado, manter um familiar em um centro dia ou residencial para idosos requer um investimento que a maioria das famílias brasileiras não podem sustentar.

Portanto, muitos 60+ no Brasil convivem hoje com as gerações Z e millennium, compartilhando espaços na maior parte das vezes pequenos e pouco amigáveis para as diversas gerações. No entanto,

Adaptação das moradias

É fundamental garantir a autonomia e a inclusão em casas compartilhadas, criando espaços que permitam que os adultos possam fazer tarefas sem ajuda pelo maior tempo possível. E, para os jovens, é bom lembrar que essa é uma geração tecnológica, antenada, que preza a estética e adaptabilidade.

Para se conviver de forma harmoniosa e com segurança, muitas vezes é necessário fazer algumas mudanças na casa. Quem pode, deve investir em produtos e soluções de interiores para uma casa mais prática, funcional e que contemple as necessidades das várias gerações que nela vivem.

Produtos atemporais e duráveis

Investir em mobiliário e estofados neutros, não datados, confortáveis e adaptáveis às necessidades das gerações mais antigas. Por exemplo, poltronas e sofás com altura para sentar e levantar com facilidade, evitando estofados baixos e sem braço lateral.

poltrona design Sarah Hossli
Cozinhas acessíveis

Dê preferencia à gavetas no lugar de portas nos armários inferiores para que não haja muita necessidade de abaixar para acessar os itens da cozinha. Deixe os itens mais utilizado pelo morador 60+ em local de fácil acesso e os utilizados pela geração mais jovem podem ficar em armários superiores. Importante ter um bom espaço de circulação.

Living e sala de jantar

Este é um ambiente plural, onde as pessoas da família socializam e recebem visitas. Em uma casa de várias gerações, deve ser um ambiente agradável para todos os visitantes e familiares. Importante não entulhar esse espaço, deixando livre os acessos e evitando definitivamente o uso de tapetes.

Banheiros

Você provavelmente deve ter pensado naquelas barras de apoio no box que toda pessoa idosa abomina. Elas são importantes, sem dúvida, para a segurança. Até porque, a maior parte dos acidentes com os 60+ estatisticamente acontecem dentro de casa. Mas, hoje temos opções bem mais elegantes e inclusivas, que não precisam lembrar um banheiro de hospital. As barras pretas, por exemplo, são mais discretas e elegantes e trazem a mesma segurança com um toque sofisticado.

Shiro Studio

Manual da boa convivência

Morar e conviver com pessoas de gerações diferentes traz inúmeros benefícios. A troca de experiência dos mais velhos com os mais novos, a convivência dos mais velhos com uma geração tecnológica fomentando a curiosidade e o aprendizado, as histórias e memórias contadas e revisitadas são só alguns desses benefícios. Mas o importante para uma convivência positiva e harmoniosa é sempre o respeito ao limite individual de cada um. De resto, é sempre bom lembrar que são pessoas que já foram jovens e são jovens que estarão envelhecendo. É isso que todo mundo espera, não é?

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2024 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.