Criação de propósito e os benefícios para a longevidade
22 de fevereiro de 2019
(Foto: Shutterstock)
Nunca se falou tanto sobre propósito. No trabalho, na vida pessoal, em qualquer aspecto, as pessoas estão cada vez mais em busca de um sentido maior em tudo que fazem.
Isso vai na contramão das gerações anteriores, especialmente os workaholics dos anos 80 e 90, que eram viciados na adrenalina do trabalho e do sucesso. O dinheiro era considerado um fim, não uma consequência. Lembra?
Agora, a tendência é o desejo de realizar algo especial, fazer aquilo que realmente se gosta e se arriscar pelos sonhos mais ousados.
Esse legado veio principalmente com a Geração Y, que trouxe novas visões sobre consumo, empreendedorismo, justiça social, competição, espiritualidade, eficiência, qualidade de vida e sustentabilidade, entre outras.
Segundo pesquisadores da Universidade de Princeton, pessoas que têm um ou mais propósitos na vida, sejam relacionados à família, carreira ou filantropia, apresentam 30% menos chances de morrer do que as que se sentem inúteis.
Então, como encontrar um propósito na vida?
Antes de tudo queremos alertar que não existe fórmula para se encontrar um sentido ou propósito na vida. Nem os melhores terapeutas, best sellers e xamãs ajudam a resolver facilmente essa questão que, apesar de banalizada, ainda é complexa.
Mas alguns questionamentos podem ser um começo…
- O que me faz feliz?
- O que realmente importa para mim?
- Estou usando meus talentos como gostaria?
- Qual a minha obra?
- Tenho uma causa?
- Qual será o meu legado?
- Por que eu faço o que eu faço?
- Como posso deixar minha marca no mundo?
- Como vou ser lembrado?
TEDs bacanas que falam sobre propósito
Selecionamos 3 TEDs inspiradores para você.
Antes de morrer eu quero…, de Candy Chang
A artista e TED Fellow Candy Chang usou uma casa abandonada em New Orleans como quadro-negro gigante, com a seguinte frase a ser completada: “Antes de morrer, quero….” As respostas dos vizinhos foram surpreendentes. Então, qual é sua resposta?
Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante, de Larry Smith
O professor de Economia da Universidade de Waterloo no Canadá, Larry Smith, fala sobre as desculpas que inventamos para não correr atrás do que sonhamos, mantendo nossas vidas profissionais estagnadas em empregos e funções que não gostamos. E você? Já inventou alguma para si mesmo?
O dia em que me levantei sozinho, de Boniface Mwangi
Boniface Mwangi queria protestar contra a corrupção em seu país natal, o Quênia. Então ele criou um plano: combinou com alguns amigos para protestarem durante uma reunião pública. Mas quando chegou o momento … ele ficou sozinho. O que aconteceu depois, segundo ele, mostrou quem ele realmente era. “Há dois dias mais poderosos em sua vida. O dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê.” Mesmo que você já saiba o porque, vale a pena ver =)
Como diz o 60+ Richard Branson:
“Propósito não é mais um chavão. É um “must-have”. Paixão e propósito manterão as pessoas focadas no trabalho e, em última instância, vão definir quem tem sucesso ou não.”
A gente concorda demais com ele. E você?