Conheça a diferença entre estresse, ansiedade e preocupação

16 de março de 2020

Certamente você já sentiu em algum momento da vida estresse, ansiedade e preocupação. Apesar de terem sintomas semelhantes, as três condições são problemas de saúde específicos e são classificadas de maneira distinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, no Brasil cerca de 18,6 milhões de pessoas – ou seja, 9,3% da população – convivem com o transtorno de ansiedade. Enquanto, segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse.

Basicamente o estresse acontece em seu corpo e a preocupação em sua mente, enquanto a ansiedade em sua mente e em seu corpo. Em pequenas doses, estas 3 condições podem ser positivas, mas é preciso cuidado para que não se tornem um sofrimento crônico.

Agora, se você tivesse que definir o que já sentiu ou sente – preocupação, estresse ou ansiedade -, você saberia explicar a diferença?

Então. é importante conhecer cada sintoma, inclusive para compreender como lidar em cada situação.

Diferenças entre estresse, ansiedade e preocupação 60 mais

O que é estresse?

O estresse é uma resposta fisiológica ligada a um evento externo. É quando a adrenalina e o cortisol inundam seu corpo. Para que o ciclo de estresse comece, geralmente existe algum tipo de circunstância externa, como um prazo curto para fazer um trabalho ou um exame médico importante. Os sintomas de estresse incluem batimento cardíaco acelerado, palmas úmidas e respiração superficial. Você pode sentir os benefícios do estresse ao terminar um trabalho urgente na última hora. Isso é chamado de “estresse agudo”, quando a pressão desaparece diante da situação resolvida. Por outro lado, o “estresse crônico” é quando seu corpo permanece nesse modo de luta ou fuga continuamente e passa a ser relacionado a problemas de saúde, como gastrites, palpitações, pressão alta e enfraquecimento do sistema imunológico.

 

O que pode ajudar
  • Pratique exercícios: isso ajuda seu corpo a se recuperar do aumento de adrenalina e cortisol.
  • Concentre sua energia no que você pode controlar e aceite o que não pode.
  • Não compare seu estresse com o de outras pessoas: cada uma responde de maneira diferente a situações estressantes.
  • Evite jornadas excessivas de trabalho com frequência, alimente-se bem e tente dormir cerca de oito horas diárias.

 

O que é preocupação?

Preocupação é quando sua mente se concentra em pensamentos negativos, resultados incertos ou coisas que podem dar errado. A preocupação tem uma função importante em nossas vidas. Quando pensamos em uma situação incerta ou temerosa nosso cérebro fica estimulado. Quando nos preocupamos, isso acalma nosso cérebro. A preocupação só é útil se levar à mudanças e não virar pensamentos obsessivos.

 

O que pode ajudar
  • Dê a si mesmo uma “cota” de tempo para se preocupar com um problema. Quando esse tempo acabar (comece com alguns minutos), redirecione conscientemente seus pensamentos para outra coisa ou alguma situação agradável.
  • Ao notar que está preocupado, esforce-se para dar tomar uma ação e resolver a questão.
  • Anote suas preocupações. Isso pode ajudar a acalmar pensamentos obsessivos.

Preocupações podem gerar estresse e ansiedade? 60 mais

O que é ansiedade?

Se o estresse e a preocupação são os sintomas, a ansiedade é o ponto culminante. Se o estresse é uma resposta natural a uma ameaça, a ansiedade é a mesma coisa, exceto que não existe ameaça evidente. O sangue está fluindo, a adrenalina está bombeando, seu corpo está em um estado de luta ou fuga como resposta a um alarme falso. Sentir-se ansioso é diferente de ter um distúrbio de ansiedade, uma condição médica séria que pode incluir estresse ou preocupação.

 

O que pode ajudar
  • Diminua o consumo de açúcar, álcool e cafeína. Como a ansiedade é fisiológica, os estimulantes podem ter um impacto significativo.
  • Pratique mindfulness ou yoga para aprender a controlar sua ansiedade de maneira consciente.
  • Ouça música, pule corda, dance e tente se distrair com alguma atividade física ou sensorial.
  • Se nada disso ajudar, procure ajuda de um médico ou profissional especializado em transtornos de ansiedade.

 

Fontes: The New York TimesIsma-BR | Relatório OMS 2018

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