Maturidade: os 60+ querem visibilidade
1 de novembro de 2023
Com o acelerado envelhecimento da população brasileira, cada vez mais o assunto maturidade tem sido pauta de jornais, televisão e mídias sociais. Segundo o último censo do IBGE, nos últimos 12 anos a população envelheceu mais rapidamente que nas últimas décadas. Hoje as pessoas com 65 anos ou mais já são 10% de toda população brasileira. A projeção é que em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo.
Apesar dos números e da velocidade do crescimento, pouco tem sido feito para o público que está chegando ou já chegou à maturidade. No entanto, os 60+ querem visibilidade, querem espaço e oportunidade, querem respeito, têm poder de consumo e querem produtos voltados à essa fase da vida.
“Incomodada ficava sua avó”
Certamente você se lembra desse slogan de uma propaganda de um absorvente íntimo veiculada em 1990. A geração dos baby boomers é uma geração inquieta desde sempre, que se sente muito diferente das gerações anteriores porque vivenciaram uma verdadeira revolução de costumes.
Alguns padrões e tabus ainda persistem, mas um número cada vez maior de 60+ tem ganhado voz e vez. As mídias sociais, por exemplo, permitiram que o público maduro ganhasse mais protagonismo, com “influencers” e vovós “blogueiras” aprendendo e se aventurando na tecnologia, trocando idéias e inspirações, falando sobre moda e comportamento. No instagram você encontra alguns perfis voltados ao público com conteúdo bem interessante, como @60mais_oficial, @aging2.0sp, @institutodelongevidadeoficial, @vivaacoroa, @silviaruiz_ageless e @homensdeprata.
O estilo dos 60+ e o mercado
Há tempos atrás, existia uma norma implícita de como uma mulher com mais de 40 anos, casada e mãe deveria se vestir ou se portar. Hoje podemos dizer que existe mais liberdade e menos julgamento. Apesar da mudança de costumes, ainda existe resistência no mercado para desenvolver produtos e buscar tendências para os 60+.
O mercado da moda, por exemplo, sempre esteve muito direcionado aos jovens. E talvez ainda demore um pouco para mudar esse conceito, apesar do aumento mundial no número de maduros no mundo. Um exemplo são as tendências de moda e comportamento apresentadas a cada ano pela WGSN – Worth Global Style Network – normalmente considerando a faixa da geração X em diante. Os baby boomers precisam ganhar visibilidade e o mercado precisa enxerga-los como consumidores.
Cuidando da imagem e da autoestima
A prioridade é se sentir confortável com as escolhas individuais de vestuário, produtos e acessórios. É sempre bacana cuidar da imagem e da postura, se mantendo antenada(o) com a moda e buscando ter seu estilo. Cuidar da pele, dos cabelos, da saúde em geral é fundamental e complementa a imagem, propiciando bem-estar e aumento da autoestima. Uma dose de elegância também é um diferencial. Veja aqui dicas de como encontrar seu estilo pessoal.
Portanto, é fundamental desenvolver serviços e produtos que propiciem cuidados e mantenham a autoestima em dia. Investir em Skincare, cuidados com os cabelos, roupas com bom corte e calçados confortáveis é um bom caminho. Melhores serviços de locomoção para os 60+ que transporte com cuidado, dignidade e respeito também são prioridade.
No instagram você encontra “influencers” de moda e estilo, como @ro.macielestilo, @antonina_contemporanea, @caxfigaro, @gloriakalil @constanzapascolato2g e @_soumais50, além de perfis voltados ao cuidado e serviços como @aura60mais, @euvocomvoce e @mais_vivida.
Sexo aos 60 e mais
Existe vida sexual depois do 60? Existe sim, e não só para os homens, como antigamente. As mulheres estão descobrindo cada vez mais tratamentos, caminhos e técnicas para manter o desejo e o prazer sexual na maturidade mesmo depois da menopausa. Existe ainda o tabu de se falar abertamente sobre sexo na fase madura e isso não deixa de ser etarismo. A mulher e o homem podem e devem manter uma vida sexual ativa, que trazem benefícios comprovados à saúde em geral.
Para aguçar e estimular os sentidos do casal maduro, nada como recorrer a artifícios, como uma lingerie sensual, brinquedinhos e, principalmente, soltar a imaginação.
Voce vai se divertir com o instagram das “influencers” @angeladippe @kikagamalobo e @miriangoldenber e aprender muito sobre menopausa, sexo e saúde na maturidade nos perfis da @juschulze, @dra.alineambrosio e @patriciaparenza.
Muito além das viagens
Depois de um longo período de reclusão devido à pandemia e dos riscos que ela representou para a população idosa, os 60+ desenvolveram um senso de urgência. E isso vai além das viagens. Significa viver experiências que gerem novas e felizes memórias. Significa aproveitar ao máximo o que a nova fase da vida tem a oferecer, seja com familiares e amigos ou de forma mais introspectiva e aventureira. Explorar novas possibilidades, culturas e formas de diversão passa a ser também um meio de se manter ativo física e mentalmente.
Hoje existem experiências a serem exploradas em várias áreas e de várias formas: um intercambio para pessoas maduras, por exemplo, é uma oportunidade de aprender ou desenvolver uma língua estrangeira. Mas, além disso, é uma oportunidade de se conhecer as belezas e a cultura do país, ampliando a visão de mundo.
Uma boa dica são esses perfis do instagram: @60mais_oficial, @boraexperiencias e @etcintercambio.
Trabalho e propósito
Em países desenvolvidos onde a faixa da maturidade já é maior que a faixa dos menores de 5 anos, como no Japão por exemplo, é comum sermos atendidos em lojas, restaurantes e hotéis por pessoas 60+. Alguns serviços como guia de turismo e motorista são funções bastante exercidas por maduros, que se sentem produtivos e complementam a renda da aposentadoria. Por outro lado, as empresas contam com pessoas experientes, mais pacientes e dedicadas ao serviço já que encaram como oportunidade.
Com a aceleração do envelhecimento no Brasil, as empresas não terão outra alternativa a não ser buscar no mercado pessoas maduras para complementar o quadro de funcionários. E é melhor começar a pensar (e agir) em como promover atualização tecnológica, de novos termos e normas (ESG, LGPD, etc) e convivência intergeracional. Um ambiente empresarial em que se misture gerações e habilidades é saudável e produtivo tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.
Outro interesse que surge forte é ter um propósito de vida, deixar um legado, compartilhar ou contribuir com a sociedade. Buscar envelhecer de forma serena, entendendo a nova fase e respeitando o processo também é um desafio e um aprendizado.
Veja no instagram os perfis @fran_winandy, @soumaturi, @ceciliaxavieroficial sobre oportunidade e mercado de trabalho. Veja também alguns perfis que desenvolvem propósito e sabedoria, como @pliniocutait e @anaclauquintanaarantes.
Etarismo e Políticas Públicas
O relógio está correndo e o Brasil tem um logo caminho pela frente no que se refere à preparação para o envelhecimento da população. Podemos nos inspirar com os nossos vizinhos Chilenos, que priorizaram a prevenção e o diagnostico associado à doenças da idade. Não à toda foi considerado o melhor país sul-americano em qualidade dos serviços de saúde pela revista britânica The Lancet. O Chile aumentou em 20% o investimento em saúde, enquanto que no Brasil o investimento per capita anual é 24% menor. Além do Chile, a Holanda e o Japão são países exemplo de como tratar o idoso de forma digna.
Além disso, a locomoção é um dos fatores fundamentais para possibilitar socialização e acesso ao mercado trabalho. Prover transporte público adequado, seguro e gratuito ou subsidiado para pessoas maduras é uma importante política pública.
Além da questão do transporte e da saúde, o preconceito com relação ao idoso é uma batalha diária a ser vencida no Brasil. Atualmente, por exemplo, muitos noivos fazem a lista de casamento e excluem pessoas idosas, para que o instagram registre somente convidados jovens e bonitos. O descaso com o idoso aumenta nas ruas, nos transportes e na vida social. E é preocupante ouvir de alguns jovens que não querem passar dos 80 anos, numa clara demonstração de que não interessa chegar nesse “lugar” que consideram degradante ou invisível. Como mudar essa realidade? Um país que não respeita seus idosos não tem futuro. É preciso debater sobre inclusão, educar melhor nossas crianças, incentivar o convívio com avós e ensinar a honrar a história familiar e gerações anteriores.
Veja os perfis no instagram para entender e conhecer um pouco mais: @alexandre.kalache, @sbggoficial e @eucrisguerra.
Por fim, é urgente encarar o grande desafio e promover a mudança necessária no comportamento e nas políticas públicas. É importante e uma questão de sobrevivência do país que valorizemos nossa história, experiência e vivências, perseguindo a saúde e o bem-estar individual e coletivo. Que a mudança comece já.