4 tipos de jardins verticais para trazer o verde para dentro de casa
19 de setembro de 2021
A tendência hoje na decoração é utilizar materiais que remetam à natureza e valorizem o artesanal, propiciando bem estar. Nesse sentido, trazer o verde para dentro de casa através de jardins verticais é transformar o ambiente onde se vive ou trabalha em um local prazeroso e contemplativo.
Quando vivemos ou trabalhamos em um ambiente que traz bem estar, a criatividade surge de forma mais natural, favorecendo também novas ideias e perspectivas. Que tal então escolher um canto da sua casa para instalar um jardim vertical? Veja aqui os tipos e dicas de jardins para você escolher o mais adequado para o seu espaço.
Jardim Vertical Natural
Sem dúvida, o jardim vertical natural é a solução mais bonita e elegante, que traz vários benefícios:
- Melhora a qualidade do ar;
- É uma barreira acústica natural;
- Melhora a condição de umidade do ambiente;
- Traz proximidade à natureza;
- Causa bem-estar.
A montagem exige estrutura metálica fixada na alvenaria, com placas impermeáveis e manta hidropônica. Os vasos são fixados nessa estrutura com espaçamento adequado e a irrigação pode ser manual ou automática.
No caso de irrigação automática, é necessário ponto de água, elétrica (pode ser bateria também) e ralo no local de instalação do jardim. A programação do gotejamento é feita por um equipamento timer instalado de na estrutura, que fica escondido no meio das plantas. A drenagem é feita por uma calha coletora, que direciona a água para o ralo.
Jardim Vertical Preservado
Essa é uma solução para quem quer trazer o verde para dentro de casa, mas não tem tempo para regar as plantas nem ponto de água ou dreno no local. As plantas preservadas são plantas naturais que passam por um processo artesanal de corte e desidratação, que mantém sua textura, para depois receberem pintura, preservando o brilho e a cor da folhagem.
São ideais para áreas internas e exigem zero manutenção, ou seja, sem necessidade de poda ou irrigação. São duráveis e também auxiliam na barreira acústica, além de ter uma boa relação custo-benefício.
Jardim Vertical Permanente
Jardins permanentes são compostos por plantas artificiais, embora com toda tecnologia desenvolvida ao longo dos anos, estas plantas estejam se aproximando cada vez mais do real. É um trabalho artístico que procura refletir toda a característica da folhagem natural, como cor, textura e tamanho.
Além da praticidade por não exigir manutenção, essa solução é a que tem maior durabilidade, podendo chegar a 15 anos. É uma opção para áreas externas, desde que sofram tratamento de proteção UV, e uma ótima opção também para ambientes corporativos.
Jardim Vertical Musgo Moss
Musgo moss são plantas preservadas importadas, provenientes da Escandinávia, Norte da Ásia e Groenlândia e podem ter cores variadas, como amarelo, verde, marrom e outras. O tratamento de preservação é feito após colheita manual com escolha dos tamanhos adequados, passando por uma solução salina não tóxica para garantir sua longevidade. Esse tipo de tratamento confere uma durabilidade de 8 a 10 anos as plantas.
Essa é uma solução para ambientes internos, com absorção acústica, controle de umidade e sem manutenção.
Por fim, a tabela abaixo, da empresa Vertical Garden, é um bom comparativo para auxiliar na escolha ideal para o seu ambiente. É importante analisar, inclusive, a incidência solar e o tipo de uso externo ou interno.
Qual destes jardins verticais combinam mais com seu estilo de vida? Vamos adorar saber!