Consumidores 60+: entenda por que a economia prateada tem tudo para crescer nos próximos anos
10 de junho de 2021
(Foto: Freepik)
Referindo-se tanto aos consumidores 60+ quanto trabalhadores da mesma faixa etária, a economia prateada é um nicho ainda pequeno e que não recebe tanto destaque no mercado, mas que tem tudo para crescer nos próximos 10 anos.
De acordo com dados divulgados pela ONU, a previsão é que existam no mundo cerca de 1,4 bilhão de pessoas com mais de 60 anos em 2030, o que corresponde a 16% da população mundial.
Aqui no Brasil, esse crescimento também é notável. Segundo pesquisas do IBGE, 2020 terminou com mais 39 milhões de habitantes 60+, o que já ultrapassa a quantidade de crianças no país.
Além disso, 63% dos 60+ são responsáveis por sustentar o lar e possuem uma renda estável. Ainda assim, por que é tão difícil encontrar produtos desenvolvidos especialmente para o público?
Um estudo realizado pelas consultorias Hype60+ e Pipe.Social concluiu que mais de 60% dos empreendimentos são voltados aos millennials (entre 18 e 35 anos de idade). Por consequência, a mesma pesquisa apontou que 4 de cada 10 consumidores 60+ não encontram produtos focados para seu grupo no mercado.
A ascensão dos consumidores 60+
Segundo uma previsão realizada pela consultoria World Data Lab, em um cenário econômico desenvolvido como o que estava ativo até 2020, os consumidores 60+ terão o dobro de poder de compra daqui 10 anos.
Por isso, a expectativa é que produtos e serviços voltados para a maternidade se tornem mais populares no mercado. Assim como a atuação deste mesmo público no mercado de trabalho.
No momento, o foco da economia é a faixa etária entre 35-40 anos. Isso faz com que as empresas sequer pesquisem as preferências dos consumidores 60+, que possuem diversos perfis entre si. As necessidades e desejos de um cliente com 70 anos, por exemplo, é completamente diferente de um que está na faixa dos 90 anos.
Para saber mais sobre a ascensão do empreendedorismo sênior, leia esta matéria completa.
Para você, o mercado oferece a atenção que os consumidores precisam? Compartilhe sua opinião nos comentários! Para ficar por dentro de mais dicas e notícias, acompanhe também o 60+ no Instagram.