Black Friday: dicas para economizar e fazer valer a pena
8 de novembro de 2021

Como a promoção mais aguardada do ano está finalmente chegando, reunimos algumas dicas importantes para você fazer o seu dinheiro valer a pena nas compras da Black Friday.
Desde 2001, a data é celebrada como o maior dia de compras nos Estados Unidos e, com isso, começou a fazer sucesso em outros países, como o Brasil. Apenas em 2010, a promoção se tornou mais popular em território nacional e mostrou uma oportunidade de benefícios tanto para os lojistas quanto consumidores.
Com tantos descontos e preços baixos, gastar mais do que o necessário é uma grande tentação na Black Friday. Além disso, algumas promoções não são tão vantajosas quanto parecem e, por isso, criamos um guia para te ajudar a navegar essa data da melhor forma.
Consulte sua situação financeira
Primeiramente, analise as suas finanças e contas a pagar, especialmente para descobrir quanto pode investir neste Black Friday sem prejudicar sua saúde financeira. Se você conseguir fazer essa análise com antecedência, pode planejar uma economia em meses anteriores para gastar mais nas promoções sem estourar o orçamento.
Faça uma lista do que deseja comprar
Para não se perder em promoções relâmpago e produtos que não são necessários no momento, faça uma lista com todos os itens que você realmente precisa comprar nesta Black Friday.
Além disso, organize a lista de acordo com a prioridade de cada compra: coloque os itens indispensáveis no topo e os menos importantes no fim da lista.
Pesquise a faixa de preço com antecedência
Certamente, o grande segredo para descobrir se a promoção de Black Friday realmente vale a pena é descobrir qual é o verdadeiro preço do produto antes da data. Infelizmente, muitas lojas aumentam os preços dos itens algumas semanas antes da Black Friday e, no dia da promoção, retornam o item ao valor normal, o que parece um desconto, mas não é.
Sendo assim, tente estudar o preço dos itens que você quer comprar algumas semanas antes do grande dia, comparando os valores em diferentes lojas e sites para garantir a melhor oportunidade.

Busque lojas confiáveis para evitar golpes
Infelizmente, a Black Friday também é uma grande oportunidade para lojas falsas aplicarem golpes em consumidores empolgados com os preços baixos. Por isso, procure comprar apenas em sites que você já conhece ou realize uma pesquisa no Google, Reclame Aqui e redes sociais sobre a reputação do estabelecimento em que você se interessar.
Confira um guia para se proteger dos diferentes tipos de golpes online na matéria completa.
Preste atenção aos detalhes
Por fim, não deixe de ler as linhas finas antes de fechar sua compra! Analise o valor e a data do frete, já que muitas lojas aumentam os preços e prazos de entrega neste período. Da mesma forma, preste atenção às políticas de troca e devolução, já que muitos produtos em promoção não podem ser trocados ou devolvidos após a compra, principalmente na Black Friday.
Você já montou sua lista de compras para a grande promoção do ano? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários! Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para mais dicas e notícias.