Empreender na maturidade: 5 empresários 60+ que você precisa conhecer

8 de dezembro de 2020

Certamente, a revolução da tecnologia chegou para ficar e transformou o nosso dia a dia como nenhuma outra invenção fez antes. Com isso, o mercado também se transformou e surgiram novas áreas para investir e prosperar. Estes 5 empresários 60+ nos inspiram a empreender na maturidade, continuar inovando e aprendendo, já que boas ideias nunca surgem tarde demais.

Denize Costa Pinto

Empreender na maturidade com Denize Costa Pinto - 60+
(Imagem: Fátima Orsi)

Antes de começar sua própria consultoria de marketing, Denize Costa Pinto passou por diversas experiências pessoais e profissionais e acredita que todas elas foram essenciais para levá-la onde chegou.

Primeiramente, Denize cursou faculdade de serviço social e trabalhou como assistente social em hospitais do Rio de Janeiro. Quando passou a trabalhar em grandes empresas e organizar eventos, começou a pensar em novas possibilidades. Com isso, fez mestrado para aprender mais sobre qualidade de vida e produtividade do trabalhador.

Aos 40, abriu uma confecção que, infelizmente, não rendeu os lucros esperados, mas que a inspirou a fazer um MBA sobre vendas e moda. Ali, ela percebeu que os colegas de sala sabiam muito sobre tecnologia, mas não tinham tantos contatos e experiência quanto ela. “Temos que usar o que nossa maturidade deu de presente e usar ao nosso favor”, afirma a empresária em entrevista ao 60+.

Aliás, com toda essa bagagem, ela se descobriu montando um empreendimento de prestação de serviços na área de marketing e organização de eventos, que nomeou como DCP Comunicação.

Para Denize, empreender nem sempre é montar um negócio físico, já que você também pode prestar serviços realizando um investimento mínimo e desenvolvendo suas principais habilidades.

Veronique Forat e Marta Monteiro

Empreender na maturidade com Veronique Forat e Marta Monteiro - 60+
(Imagem: Luisa Santosa/Coliiv)

Veronique, especialista em Marketing, e Marta, especialista no mercado imobiliário, uniram seus talentos para criar uma plataforma para atender a necessidade que elas mesmas sentiam: encontrar uma moradia compartilhada com mais detalhes sobre o parceiro de casa.

Sendo assim, a dupla percebeu que a maioria dos anúncios ofereciam mais informações sobre a casa e pouquíssimos dados sobre a pessoa que mora lá. Sendo que, ambas histórias, são essenciais para uma moradia harmônica.

Com isso, elas criaram o Coliiv, uma plataforma onde você pode encontrar uma casa ideal a partir das suas preferências em relação ao espaço físico e também sobre quem vai compartilhar a moradia com você! É possível tanto encontrar um espaço para morar quanto anunciar o interesse em compartilhar sua própria casa.

Paulo Camiz de Fonseca

Empreender na maturidade com Paulo Camiz de Fonseca - 60+
(Imagem: Renata Turbiani/BBC)

Depois de anos de experiência no mercado de trabalho, Paulo Camiz de Fonseca decidiu empreender na maturidade, especialmente para investir no meio digital com o objetivo de oferecer uma fonte da juventude para a mente de todos.

Formado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e administração pela Fundação Getúlio Vargas, Paulo se uniu ao filho, Paulo Camiz de Fonseca Filho, para criar o Mente Turbinada. O aplicativo reúne jogos 3D que estimulam as funções cerebrais e até mesmo ajudam na prevenção e recuperação de doenças neurológicas.

Por mais que o projeto tenha sido criado pensando para os 60+ inicialmente, ele pode ser utilizado por todas as faixas etárias, já que ajuda a melhorar a concentração e até mesmo a memória.

Kazuo Kaneto

Empreender na maturidade com Kazuo Kaneto - 60+
(Imagem: Portal News)

Mesmo tendo trabalhado na área da informática por décadas, Kazuo Kaneto se tornou um dos empreendedores digitais 60+ há apenas 10 anos. Então, ele criou o Babica, um sistema de gestão escolar que tem o objetivo de melhorar a produtividade, especialmente nos processos mais burocráticos.

Ele acreditava que, depois dessa empreitada, estaria pronto para se aposentar e viver uma nova fase. Mas, descobriu que ainda quer aprender mais e manter a mente mais ativa do que nunca!

Quais destes empreendedores digitais 60+ mais te inspiraram? No Clube de Tecnologia 60+, você pode mergulhar nas novidades da internet e talvez até se inspirar a empreender nesta área repleta de possibilidades.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.