Quer saber se você tem perfil para investir na bolsa?

8 de maio de 2020

Com a bolsa de valores é assim: o sobe e desce das ações são normais. É algo totalmente esperado em um investimento claramente de risco e de oscilações.

Até começo do ano, antes da pandemia, a bolsa foi um investimento muito atraente em função dos bons resultados no médio e longo prazo. Por isso, muita gente que nunca tinha investido, começou a ganhar apetite para o risco.

Mas aí, de repente, as bolsas do mundo inteiro responderam com quedas violentas à crise do coronavírus.

Em um primeiro impulso, diversos investidores correram para resgatar seus investimentos.

Demorou poucos dias e a bolsa reagiu. Porém, como a liquidez não é imediata, entre o momento da saída e uma resposta positiva da bolsa, essas pessoas perderam dinheiro.

Essa não é a primeira vez que isso acontece no mercado de ações. Já houve muitos momentos históricos em que os investimentos sofreram grandes perdas. Porém, voltaram a se recuperar em seguida. Quem manteve as posições não teve apenas a chance de recuperar o dinheiro, como também de ganhar muito mais.

Quando nosso gerente de banco faz aquele questionário sobre perfil de investidor, fica claro que bolsa de valores não é para todos. Porque, mais do que ser arrojado, é preciso estar pronto de verdade para correr riscos e até perder dinheiro.

Em um primeiro momento, os lucros são muito atraentes e seduzem facilmente.

Só que quando uma “quebradeira” começa, nem sempre as pessoas lembram que tomar risco também implica em ser rápido nas decisões, que podem variar entre trocar posições ou optar pela resiliência. Saber fazer esse tipo de escolha é para poucos.

Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo e megainvestidor no mercado de ações, é uma boa referência no assunto.

Investimentos na bolsa de valores - Warren Buffett - 60 mais

Segundo ele, “Se você mantiver essa posição por décadas, vai se dar bem melhor do que se comprar títulos do Tesouro, ou melhor do que ouvindo o que as pessoas te dizem. Ações são bons investimentos se forem tratadas como investimentos, não como fichas para serem trocadas o tempo todo”.

Em relação ao futuro pós-pandemia, ele considera que as ações ainda são o melhor investimento, mas recomenda cautela com o mercado.

Foi por isso que sua empresa (Berkshire Hathaway) agiu rapidamente no começo de abril e não manteve posições nas principais companhias aéreas americanas em abril, já que ele duvida que as pessoas voltarão a voar tão cedo.

Para alguns, essa é uma oportunidade de investir em bolsa porque os papéis estão mais baratos. Já que uma regrinha da bolsa é: comprar em baixa, vender em alta.

Mas para quem quer entrar na bolsa de valores neste momento, é preciso ser ainda mais arrojado do que em outros tempos. É necessário ter também conhecimento, visão de longo prazo e dispor de um capital que não seja essencial na composição do patrimônio.

Porque ainda segundo Buffett: “Ninguém sabe o que vai acontecer no mercado amanhã, semana que vem, mês que vem, ano que vem. Você pode apostar na América, mas vai ter que tomar cuidado sobre como você aposta. Simplesmente porque tudo pode acontecer nos mercados”.

Se você tem dúvidas sobre como organizar seu portfólio de investimentos, o ideal é acompanhar as notícias econômicas todos os dias (em meios confiáveis e de boa reputação, claro) e conversar com especialistas. Não é um momento fácil, mas nem por isso devemos deixar de pensar com racionalidade e esperança.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.