Como fazer um planejamento financeiro para 2021

7 de janeiro de 2021

Como fazer um planejamento financeiro para 2021 - 60 mais

Certamente, o início do ano sempre nos enche de esperança e inspiração para transformar hábitos e começar novos projetos que vão melhorar a nossa qualidade de vida. Aliás, construir uma relação mais saudável com o dinheiro e fazer um planejamento financeiro é uma das metas de ano novo mais populares.

Para fazer com que esse objetivo traga resultados no seu orçamento, reunimos algumas dicas práticas para você organizar suas finanças ao longo de 2021 de forma mais inteligente e efetiva.

Defina seus objetivos

Primeiramente, podemos sonhar alto antes de pensar nas questões mais técnicas e burocráticas do planejamento financeiro. Desde reformar a casa, comprar um carro novo ou até realizar uma viagem nas férias, considere os seus objetivos para o ano e calcule o valor investido em cada um deles.

Assim, você encontra motivação para poupar dinheiro quando puder e também começa a calcular os reajustes necessários no seu orçamento para transformar os sonhos em realidade.

Faça uma estimativa dos gastos e ganhos

Depois de listar e calcular seus objetivos, é hora de fazer um levantamento da renda que você ganhará ao longo do ano, assim como os gastos fixos e variáveis.

Como você estará fazendo apenas uma estimativa, é interessante arredondar os valores para cima, assim você estará preparado financeiramente para os cenários mais custosos sem comprometer seu planejamento.

O recomendado é que os gastos fixos e variáveis não ultrapassem dois terços da sua renda. Mas, isso pode acontecer e apenas significa que o dinheiro destinado à poupança será um pouco comprometido.

Determine um valor para investir e poupar

Na teoria, o ideal é poupar entre 20% e 30% da sua renda mensal, e você pode destinar esse valor tanto para realização dos objetivos listados lá no começo ou em investimentos que renderão ainda mais capital para você.

Se, no momento, você ainda não atinge essa porcentagem de contribuição para poupança, comece com qualquer valor disponível no seu orçamento. Pouco a pouco, você vai perceber que pode economizar ainda mais e ter cada vez mais um pouquinho para aplicar na poupança.

Repense o seu consumo

Tão importante quanto planejar onde seu dinheiro será aplicado é analisar muito bem as suas escolhas de compra. Na maioria das vezes, os gastos mais simples e aparentemente inofensivos são aqueles que consomem nossa renda e nos impedem de poupar.

Sendo assim, comece a questionar a necessidade do que você compra, especialmente se os seus objetivos para o ano são extremamente importantes e queridos no seu coração. 

Por outro lado, isso não significa que você deve sacrificar todos seus momentos de lazer e prazer nas compras. Apenas corte alguns gastos para não ultrapassar seu limite e realizar seus sonhos.

Leia mais sobre hábitos que podem fazer você perder dinheiro nesta matéria.

Use o cartão de crédito com sabedoria

Ao mesmo tempo em que o cartão de crédito é extremamente útil, ele também pode se tornar um grande inimigo do seu planejamento financeiro. 

Analise se as taxas e tarifas cobradas pelo seu banco não são abusivas. Caso seja benéfico manter seu cartão, priorize compras que podem ser pagas à vista ou em poucas parcelas. Por vezes, acabamos nos perdendo em parcelas pequenas e gastando mais do que estava previsto no orçamento.

Revisite seu planejamento mensalmente

Planos mudam e imprevistos acontecem, sendo assim, revise seu planejamento financeiro mensalmente e faça as alterações necessárias de acordo com as transformações da sua rotina.

Desta forma, você consegue ter uma previsão mais exata do dinheiro que gastará, ganhará e poupará ao longo dos próximos meses do ano.
Você tem o hábito de fazer um planejamento financeiro antes de começar o ano? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para mais dicas e notícias.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.