Como cuidar da saúde mental

12 de maio de 2020

Desde março, estamos vivendo uma situação extraordinária no planeta, com milhões de pessoas preocupadas não apenas em evitar o contágio do coronavírus, mas também com as consequências da pandemia em termos sociais, financeiros e emocionais.

O novo normal é ficar isolado em casa, lavar as mãos o tempo todo, usar máscara, assim como sentir ansiedade, solidão e medo.

Os efeitos psicológicos da pandemia são inevitáveis e, por isso, é preciso tomar muito cuidados com as emoções que podem afetar nossa saúde mental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é totalmente consciente disso tudo e, por isso, lançou inclusive uma cartilha que ensina a preservar o bem-estar diante do pânico gerado pelo aumento de casos do novo coronavírus.

São 30 sugestões que vão desde atitudes que devemos ter com outros até maneiras de explicar a situação para os pequenos.

As dicas completas você pode ler AQUI em inglês. Todas são excelentes, porque foram desenvolvidas por especialistas da área da saúde para ajudar pessoas de todas as idades.

Para quem é 60+, o documento da OMS traz várias informações importantes.

Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia - 60 maisUma das orientações é que, se você tem uma condição de saúde subjacente, certificar-se de ter acesso a qualquer medicamento de uso contínuo. Se precisar, ative seus contatos sociais para fornecer assistência..

Outra dica da OMS: esteja preparado e saiba com antecedência onde e como obter ajuda prática, como por exemplo chamar um táxi, pedir comida e solicitar assistência médica. Certifique-se ainda sobre seu estoque de medicamentos regulares, mantendo uma reserva para até duas semanas de tudo que você possa precisar.

Mais outra recomendação: aprenda exercícios físicos diários simples para realizar em casa para que você possa manter a mobilidade e reduzir o tédio. Mantenha o máximo possível rotinas e horários regulares.

Exercícios físicos e saúde mental - 60 mais

Outro ponto importante segundo a OMS é, durante os períodos de estresse, prestar atenção às suas próprias necessidades e sentimentos, envolver-se em atividades que você gosta e acha relaxante. E pensar que agências de saúde pública e especialistas do mundo inteiro estão trabalhando no surto para garantir a disponibilidade dos melhores cuidados às pessoas afetadas.

O fluxo constante de notícias sobre o surto pode nos tornar mais ansiosos ou angustiados. Por isso, procure informações confiáveis e orientações práticas em horários específicos durante o dia, evitando se atualizar antes de dormir.

Esses são cuidados aparentemente simples e que podem fazer diferença quando o assunto é saúde mental. Sempre que possível, se mantenha otimista, grato pelas coisas boas e em contato com pessoas que que tenham uma vibração positiva.

E nada de ver filmes trágicos ou ouvir músicas tristes, né? =)))

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.