O que fazer agora para envelhecer melhor?

21 de fevereiro de 2024

À medida em que a ciência avança, novos recursos são disponibilizados para responder a um dos maiores questionamentos humanos: o segredo da longevidade.

Mais do que não apresentar características que são próprias do envelhecimento, ser longevo – ou seja, viver mais e melhor – envolve uma série de fatores que começa por aspectos não visíveis mas que são fundamentais neste processo.

O primeiro e mais importante deles é o cérebro. Segundo Thaís Bento, doutora pela USP e parceira científica do Supera – Ginástica para o Cérebro, é necessário entender que o envelhecimento é um processo constante e comum a todos os seres humanos, abrangendo mudanças biológicas, psicológicas e sociais. “Precisamos olhar o envelhecimento como parte do processo da vida humana que poderá ou não, por meio de oportunidades, promover um processo saudável e significativo”, detalhou.

Os piores hábitos no caminho do envelhecimento

A ciência moderna pode ainda não saber qual é o segredo do bom envelhecimento. Mas há décadas aposta em alertar para hábitos que podem sim, conduzir para um envelhecimento ruim. O relatório de 2020 da Comissão Lancet de Prevenção, Intervenção e Cuidados com a Demência listou 12 fatores de risco modificáveis que atualmente representam cerca de 40% das demências em todo o mundo. Confira:

  • Analfabetismo ou pouca educação;
  • Hipertensão (não tratada);
  • Deficiência auditiva (não tratada);
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Depressão;
  • Sedentarismo;
  • Diabetes;
  • Baixo contato social;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Lesão cerebral traumática;
  • Poluição do ar.

O que fazer hoje para envelhecer bem?

Por outro lado, o relatório técnico desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde para a “Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030)” reforça que o envelhecimento saudável engloba todo o curso de vida. Ou seja, ter um envelhecimento saudável significa desenvolver e manter a habilidade funcional que permita o bem-estar mesmo em idade avançada. Confira o que fazer hoje para ter um envelhecimento mais saudável:

  1. Engajamento social – participação social, ter um bom suporte social seja com a família ou amigos;
  2. Não fumar e controlar os níveis de consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Praticar atividades físicas, cultivar atividades de lazer e intelectuais – ler, fazer artesanatos, pintar, ouvir música, estimular o raciocínio com jogos, assistir filmes, tocar instrumentos musicais, etc.;
  4. Ter uma rotina e uma boa noite de sono (consultar um especialista quando necessário);
  5. Gerir o estresse e a ansiedade – gerenciar emoções e realizar terapias (caso necessário para tratar transtornos de humor, pois pode piorar as funções cognitivas e desencadear quadros demenciais);
  6. Realizar exames periódicos de saúde (com especialistas da área);
  7. Ter um propósito de vida – quando se tem um propósito de vida, objetivos e metas, damos sentido à vida, por isso a importância de cultivar a espiritualidade.

Fique atento às suas emoções!

Ainda segundo a especialista, dentro deste processo um ponto que passa quase despercebido pode fazer toda a diferença no processo de longevidade: as emoções.

Uma regulação das emoções faz com que consigamos passar pelas adversidades da vida com mais leveza, adaptação ao meio e resiliência. Desenvolver essa inteligência emocional prevenirá o surgimento de transtornos do humor, como a ansiedade, o estresse crônico e a depressão. Estes são fatores de risco para desencadear declínio cognitivo e quadros demenciais. Portanto, ter uma mente saudável, cultivar pensamentos positivos, sentimentos de valorização da vida e resgate de emoções e lembranças afetivas auxiliam no envelhecimento com uma boa qualidade de vida e bem-estar psicológico”, concluiu.

Texto parceria com a Rede Supera – Ginástica para o Cérebro

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2024 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.