Sexualidade depois dos 60

5 de novembro de 2020

Sexualidade depois dos sessenta anos - 60 mais

Já percebeu que há um grande tabu ao redor da sexualidade depois dos 60 anos? É como se, ao passar dessa idade, o sexo fosse automaticamente excluído da vida das pessoas e então não se toca mais no assunto. Entretanto, sabemos que a realidade é outra.

Recentemente, a escritora Isabel Dias lançou um curta-metragem de 11 minutos nomeado “Acenda a luz”, em que mostra a própria relação com seu corpo e sexualidade aos 64 anos.

Em entrevista para a Vogue, a diretora do curta, Paula Sacchetta, explicou que o objetivo por trás da produção era revelar que as pessoas com 60, 70 e 80 anos também fazem sexo e querem que o assunto seja discutido como em qualquer outra idade.

Com o passar dos anos, o sexo se transforma, mas ele permanece presente na nossa vida. Tanto para demonstrar carinho quanto para trazer prazer, é um ato que celebra a saúde e vitalidade dos nossos corpos.

O que muda para as mulheres?

Além da pressão estética que acompanha a mulher ao longo da vida inteira, a sexualidade depois dos 60 se transforma principalmente pelos efeitos da menopausa. 

A falta de lubrificação vaginal, por exemplo, é um fator que pode atrapalhar a vida sexual da mulher, mas existem alternativas para contornar esse contratempo. Além de lubrificantes e cremes vaginais, um ginecologista pode receitar remédios e a reposição hormonal, quando necessário, para combater este efeito incômodo.

Inclusive, nesta idade, é essencial que a mulher conheça o próprio corpo e aprenda o que realmente a faz se sentir bem. Nunca é tarde para descobrir o que traz prazer, e você pode fazer isso tanto sozinha quanto acompanhada.

O que muda para os homens?

Assim como as mulheres, os homens também vivem sob uma grande pressão imposta pela sociedade, em que devem sempre estar prontos para o sexo ou desejando-o. Entretanto, com o tempo, o corpo se transforma e a necessidade de transar várias vezes por semana reduz, assim como podem surgir dificuldades na ereção.

Com isso, os homens podem optar pelo uso de medicamentos que estimulam a ereção, desde que estejam sob controle e orientação médica. Até porque é importante lembrar que o acompanhamento médico com especialista pode ser muito mais eficaz e com menos efeitos colaterais do que o uso de tais substâncias.

Por fim, é essencial levar uma vida saudável para um bom desempenho sexual. Os mesmos fatores que atrapalham a ereção masculina também levam à doenças cardíacas, como o consumo de álcool, hábito de fumar, sedentarismo e má alimentação.

Benefícios da prática sexual

Além de fazer bem para a sua relação com seu parceiro e até mesmo com seu próprio corpo, o sexo traz benefícios importantes para o organismo:

  • Melhora a aparência da pele;
  • Queima calorias;
  • Reduz o estresse;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Diminui as chances de infarto e derrame.

Seja como for, a sexualidade depois dos 60 anos precisa ser debatida e não pode permanecer como um tabu. Não tenha medo de explorar, conhecer e amar o seu corpo do jeito que ele é. Aliás, para saber mais sobre amor e afeto depois dos 60, leia esta matéria.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.