Síndrome de Burnout: como o excesso de reuniões online prejudica a saúde

21 de fevereiro de 2022

Houve um tempo em que se considerar um workaholic (viciado em trabalho) era motivo de orgulho entre os profissionais. Entretanto, o reconhecimento da síndrome de Burnout como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) transformou este tópico em um assunto sério entre empresas e especialistas da saúde.

De acordo com um levantamento realizado pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), cerca de 33 milhões de brasileiros apresentam sintomas de Burnout no ambiente de trabalho, que podem ser confundidos com ansiedade e depressão.

A autocobrança, aumento de demandas profissionais, excesso de reuniões online e mudanças no mercado, principalmente ao longo da pandemia, são fatores que podem impulsionar a condição em trabalhadores. 

Entretanto, o trabalho em excesso pode desencadear outras condições, como doenças cardio e neurovasculares, segundo um levantamento realizado pela OMS e Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre 2000 e 2016.

Síndrome de burnout - 60+

Sintomas e prevenção da síndrome de Burnout

Também conhecido como esgotamento profissional, o Burnout é caracterizado pela sensação de exaustão, sentimento negativo em relação ao trabalho e diminuição no rendimento profissional. Os sintomas aparecem ao longo do tempo e, quando o trabalhador chega ao pico de estresse ou cansaço, resultam em um esgotamento físico e psicológico.

Além disso, a síndrome de Burnout também pode apresentar outros sintomas físicos, como pressão alta, palpitação, dores de cabeça, dores musculares, problemas intestinais, insônia e até mesmo resfriados.

Para prevenir a condição, é indispensável que as empresas acompanhem mais de perto a jornada dos colaboradores, praticando a empatia e respeitando os limites entre vida pessoal e profissional. 

Pelo lado do paciente, é importante aproveitar os momentos de relaxamento e lazer, evitando levar serviço para casa. Se você trabalha em casa, procure alternar reuniões online com atividades de relaxamento, como uma pausa para leitura, alongamento, meditação ou até mesmo uns minutinhos nas redes sociais!

Além disso, sessões de psicoterapia são indispensáveis para quem tem dificuldade em determinar tais limites e se desligar do trabalho após o expediente, especialmente para permitir que o corpo e a mente descansem de forma saudável.

Compartilhe nos comentários abaixo! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão. 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.