Síndrome de Burnout: como o excesso de reuniões online prejudica a saúde
21 de fevereiro de 2022

(Foto: Freepik)
Houve um tempo em que se considerar um workaholic (viciado em trabalho) era motivo de orgulho entre os profissionais. Entretanto, o reconhecimento da síndrome de Burnout como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) transformou este tópico em um assunto sério entre empresas e especialistas da saúde.
De acordo com um levantamento realizado pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), cerca de 33 milhões de brasileiros apresentam sintomas de Burnout no ambiente de trabalho, que podem ser confundidos com ansiedade e depressão.
A autocobrança, aumento de demandas profissionais, excesso de reuniões online e mudanças no mercado, principalmente ao longo da pandemia, são fatores que podem impulsionar a condição em trabalhadores.
Entretanto, o trabalho em excesso pode desencadear outras condições, como doenças cardio e neurovasculares, segundo um levantamento realizado pela OMS e Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre 2000 e 2016.

Sintomas e prevenção da síndrome de Burnout
Também conhecido como esgotamento profissional, o Burnout é caracterizado pela sensação de exaustão, sentimento negativo em relação ao trabalho e diminuição no rendimento profissional. Os sintomas aparecem ao longo do tempo e, quando o trabalhador chega ao pico de estresse ou cansaço, resultam em um esgotamento físico e psicológico.
Além disso, a síndrome de Burnout também pode apresentar outros sintomas físicos, como pressão alta, palpitação, dores de cabeça, dores musculares, problemas intestinais, insônia e até mesmo resfriados.
Para prevenir a condição, é indispensável que as empresas acompanhem mais de perto a jornada dos colaboradores, praticando a empatia e respeitando os limites entre vida pessoal e profissional.
Pelo lado do paciente, é importante aproveitar os momentos de relaxamento e lazer, evitando levar serviço para casa. Se você trabalha em casa, procure alternar reuniões online com atividades de relaxamento, como uma pausa para leitura, alongamento, meditação ou até mesmo uns minutinhos nas redes sociais!
Além disso, sessões de psicoterapia são indispensáveis para quem tem dificuldade em determinar tais limites e se desligar do trabalho após o expediente, especialmente para permitir que o corpo e a mente descansem de forma saudável.
Compartilhe nos comentários abaixo! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão.