Vitamina D e baixa libido: como os níveis baixos influenciam na sexualidade

23 de março de 2022

Conhecida como nutriente do sol, a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos e manutenção do sistema imunológico. Entretanto, você sabia que a falta de vitamina D e a baixa libido andam lado a lado?

Além de combater doenças virais e a osteoporose, a vitamina D também possui um papel importante na regulação dos hormônios. Sendo assim, o déficit da vitamina pode reduzir o apetite sexual e até mesmo interferir no desempenho sexual do paciente.

De acordo com um estudo realizado pela médica italiana Alessandra Barassi, entre um grupo de homens que sofriam com diferentes graus de disfunção erétil, 80% deles possuíam níveis baixos de vitamina D. Além disso, aqueles que sofriam com estágios avançados da doença, apresentavam 25% menos do nutriente do que os pacientes que ainda estavam nas fases iniciais da condição.

Para as mulheres, a redução dos níveis de progesterona, o principal hormônio feminino, interfere diretamente na produção de lubrificação na vagina, o que reduz o desejo sexual e pode tornar o sexo desconfortável.

Para saber mais sobre a vivência da sexualidade depois dos 60, leia a matéria completa no site.

Como aumentar os níveis de vitamina D?

Falta de vitamina D e baixa libido sexual - 60+

Para evitar problemas na vida sexual e fortalecer a saúde completa do corpo, é importante manter os níveis de vitamina D em dia, principalmente durante o outono e inverno, época do ano em que recebemos menos exposição solar. Confira algumas dicas:

  • Adicione ingredientes ricos no nutriente na sua dieta: peixe, cogumelo e ovo;
  • Entre as 10h e 16h, exponha-se ao sol por pelo menos 15 minutos;
  • Faça os exames de check-up regularmente; 
  • Consulte um médico para avaliar o nível de vitamina D e suplementar corretamente quando necessário;

Você já conta com estes hábitos saudáveis na sua rotina? Compartilhe nos comentários abaixo! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para descobrir mais curiosidades e dicas.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.