Córsega – uma ilha francesa no seu próximo destino

2 de agosto de 2022

Palco de muitas disputas ao longo de séculos por sua posição estratégica, a ilha francesa da Córsega é a quarta maior do mediterrâneo e, definitivamente, uma ótima opção para você incluir como seu próximo destino de viagem. A ilha reúne natureza, praia, belíssimas paisagens, vinho e ótima gastronomia. Além disso, ela é também conhecida por ser o berço do Imperador Napoleão Bonaparte, que nasceu em Ajaccio em 1769, um ano depois da ilha ser ocupada pelo Reino da França.

No entanto, a figura lendária da ilha é Pasquale Paoli, um general corso que liderou os levantes populares contra a dominação dos invasores genoveses e franceses da ilha. Mesmo que a empreitada de Paoli e sua tropa para tomar a cidadela em 1763 tenha fracassado, ela marcou o declínio gradual da dominação genovesa sobre a Córsega. A cessão da ilha à França de Louis XV marca o surgimento de uma nova elite, da qual vão fazer parte os Bonapartes. Foi Paoli quem adotou a bandeira da Córsega, que retrata um mouro usando uma bandana branca acima dos olhos. Aliás, você vai ver essa imagem por toda ilha, em vários produtos de lojinhas e em placas nas cidades.

Existem várias opções para se hospedar na ilha. Na Córsega, como na França em geral, existe um tipo de acomodação muito comum que é o Chambre d’hôte. Nesse tipo de acomodação, o proprietário da casa disponibiliza quartos para hóspedes. A maioria serve café da manhã. O interessante é que você tem oportunidade de conhecer pessoas de outras partes do mundo. Mas, na ilha poucas pessoas falam inglês (com exceção de Ajaccio, a capital). Então, se você não se comunica em francês, talvez seja melhor optar por um hotel mesmo.

Como Chegar

Mapa da Córsega

Se optar por avião, você pode sair de Paris para Bastia, Calvi ou Ajaccio e a viagem tem duração aproximada de 4 horas. A ilha também é acessível por balsa/Ferry de alguns pontos da Itália e da França, como Genova, Livorno, Marselha e Nice. Mas o trajeto mais curto é via Santa Teresa de Gallura, a partir da ilha Italiana da Sardenha. Este trajeto dura somente uma hora, mas se for em alta estação, é preciso comprar o ticket do ferry com antecedência.

Chegando de avião por Olbia, na Sardenha, o trajeto de carro até Santa Teresa é de aproximadamente uma hora. Se optar por alugar um carro em Olbia e atravessar de ferry para Córsega, certifique-se de que o seguro da locadora da Sardenha tenha cobertura para a Córsega. Além disso, para comprar o ticket do ferry para Córsega com antecedência é necessário que você tenha a placa do carro.

Melhor época para ir

Sem dúvida, o melhor é ir fora da alta estação, ou seja, evite o verão que é mais cheio e mais caro. Os melhores meses vão de abril a junho e setembro a outubro.

Locais imperdíveis para conhecer

Em primeiro lugar, é preciso saber o tipo de viagem que você deseja: curtir mais tempo nas praias, conhecer mais cidades, apreciar ao máximo a natureza. Saiba que nem só de praia se vive por lá. Existem trilhas e até vinícolas para conhecer. Mas, qualquer que sejam seus objetivos na viagem, priorize as duas primeiras cidades desta lista.

Bonifácio

O Ferry de Santa Teresa Gallura chega no porto de Bonifácio. E este é o primeiro destino imperdível na ilha. Quando o ferry vai se aproximando do porto, você já perde o fôlego com a visão das enormes falésias e de um mar de cor azul turquesa.

Além de lindas praias, Bonifácio tem uma cidadela no alto de falésias, com ruelas lindas onde não faltam bons restaurantes, vistas deslumbrantes e lojinhas de souvenirs. Você pode subir as falésias para ver a espetacular vista e deve fazer um passeio de barco para ver as grutas e ter um panorama da cidade à partir do mar.

Ainda, se tiver coragem, desça a escadaria do Rei de Aragon, com 187 degraus talhados na falésia que descem até o mar. Segundo a lenda, ela foi construída em uma noite pelas tropas do rei durante o cerco de 1420. Mas, se for se aventurar, saiba que os degraus são escorregadios e todo cuidado é pouco.

Restaurante:

Atum selado do restaurante Lan’k

LAN’K (indicação Michelin) – dentro da cidadela

Porto Vecchio

Saindo de Bonifácio, o próximo destino imperdível é Porto Vecchio. A cidade tem as melhores e mais belas praias da ilha. Muitas delas tem comunicação pela praia, atravessando pedras ou trilhas. As praias mais indicadas são Palombaggia, Santa Giulia, La Folaca, Rondinara e d’Acciaju.

Córsega - uma ilha francesa no seu próximo destino

Além das praias, Porto Vecchio tem uma cidadela super charmosa, com farol e várias lojinhas. Aliás, temos dicas para um almoço rápido e leve: na Old Town, coma uma galette, tradicional prato francês da região da Bretanha. Se for à praia de Pinarello, peça uma salada de chèvre chaud (queijo de cabra quente) no restaurante La Casa.

Porto Vecchio tem ótimos hotéis e, se você arranha um pouco de francês, vai ser muito bem recebido. A dica é ficar no Hotel Private, que tem uma atendente portuguesa (o que facilita e muito a comunicação) e um proprietário que adora dar dicas dos passeios e praias. Peça para a portuguesa traduzir .

Restaurante: La table de Minà (francesa – 3.8km do centro)

Calvi

A cidade de Calvi tem um porto muito bonito e uma cidadela de onde se tem vistas deslumbrantes (isso é o mais comum na ilha!), bons restaurantes e lojinhas, claro.

No porto, você pode comprar passeios de barco para a reserva natural Scandola, Piana e Girolata. Esta última é uma ilha de pescadores muito simples, sem infraestrutura. Se puder escolher, faça somente Scandola e os calanques de Piana. Aliás, no passeio de Piana, o barco entra nos vãos de falésias, nos surpreendemos com cores diferentes, rochas vermelhas, magmáticas e vulcânicas. Vale super à pena!

Córsega - uma ilha francesa no seu próximo destino
Por do sol no porto de Calvi

À noite, não deixe de tomar um drinque no porto. E se você tiver a sorte de estar lá em noite de lua cheia, você não esquecerá nunca esse momento, um verdadeiro cartão postal!

Ah, e não deixe de reservar uma mesa para jantar no restaurante Aux Bons Amis! O proprietário é muito simpático e os pratos são saborosíssimos, harmonizados com uma das muito boas opções da carta de vinhos.

Restaurante: Aux Bons Amis (dica: escolha uma lagosta viva no tanque)

Bastia

A cidade fica bem ao norte da ilha. Então, dependendo do seu tempo de viagem, vale colocar no seu roteiro. É um porto exportador de azeite, limões e pescado e, portanto, garantia de comida boa e fresca.

Claro, Bastia também tem um porto velho e uma cidadela. Passeie pelo porto velho e porto novo e se deixe levar pelas ruelas da cidade velha, com vistas lindas do mar azul turquesa. Visite o jardim romano e a Catedral de São Joao Batista.

Estrada litorânea de Calvi a Ajaccio

Um dos passeios mais deslumbrantes é pegar a estrada litorânea de Calvi, que passa pela cidade de Porto e ai até próximo à Ajaccio, a capital. A estrada é bem estreita e deve ser percorrida devagar e com atenção, já que é mão dupla e cheia de curvas.

No trajeto, você vai querer parar para fotografar tudo! As belas praias desertas vistas do alto, as falésias, os pássaros. Isso tudo, coroado com um céu azul, se transforma em uma verdadeira pintura! E no caminho que vai de Porto à Ajaccio, você passa por cidades medievais, com casas incrustadas nas pedras. Esse é um trajeto que você definitivamente deve incluir no seu roteiro.

Córsega - uma ilha francesa no seu próximo destino

Você pode achar estranho que Ajaccio, a capital da Córsega, não esteja na lista. A não ser que você seja apaixonado pela história de Napoleão, a cidade não tem muita coisa a oferecer e, portanto, não é um local imperdível na Córsega. Muito industrial a ponto de destoar de toda a ilha, a cidade ainda recebe os transatlânticos enormes com turistas que invadem as ruas, lojas e restaurantes. Mas, se optar por conhecer a capital e o museu e casa de Napoleão, reserve um chambre d’hôte longe do centro, como o Villa Alba Rosula, que é bem novo, moderno e fica mais afastado da cidade. Assim, ficando mais afastado do centro é possível ter algum contato com a natureza, que é o ponto forte da ilha.

Aproveite para ler os 8 destinos para mulheres maduras

Confira mais nas nossas redes sociais: @60mais_oficial, facebook.com/60mais

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.