Holambra: um pouquinho da Europa a 2 horas de São Paulo.
15 de abril de 2018

O charme das flores, restaurantes típicos e muita história. Um pedaço do velho mundo mais perto de nós.
Pegar um cineminha, assistir a uma peça de teatro ou fazer aquelas visitas que estavam pendentes. Todas as opções são uma boa pedida para o fim de semana, mas cá entre nós: estas são só algumas das infinitas possibilidades que a vida nos oferece, não é mesmo? Ainda mais vivendo no Brasil, um país rico em entretenimento e cultura regional, mas que também cultiva a herança de diversos imigrantes, como japoneses e europeus. Localizada a aproximadamente 130 quilômetros de São Paulo, Holambra é uma dessas valiosas heranças.
Famosa por seus campos floridos e pela Expoflora (maior evento de flores na América Latina), Holambra é um excelente atrativo em qualquer época do ano, não apenas em setembro, onde o fluxo de visitantes é maior devido à Primavera.
Na arquitetura da casas, nos restaurantes típicos e em lugares como o Moinho Povos Unidos, conseguimos perceber a influência dos imigrantes holandeses que, fugindo da Segunda Guerra Mundial, se estabeleceram na cidade em 1948. E é nessa mistura de Europa, América e Brasil, que as opções de lazer nos convidam para uma experiência única. Confira 6 atrações que separamos para você.
Campos de produção
O atrativo turístico mais famoso da cidade. O roteiro inclui campos, estufas e viveiros, onde é possível ver de perto a beleza de flores como gérberas, rosas e crisântemos. O colorido das plantas se torna o cenário perfeito para fotos e selfies incríveis que, com certeza, vão fazer sucesso nas redes sociais.

Expoflora
Atrai uma multidão de turistas com exposições de jardinagem e paisagismo. O evento também reúne shows de dança, barracas de comidas típicas e a famosa chuva de pétalas, onde 18 000 botões de rosas são despetalados um a um, e lançados sobre os turistas. Segundo a lenda, quem pega uma pétala antes que ela toque o chão tem seus desejos realizados.
Moinho Povos Unidos
Concebido pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos, o moinho de Holambra tem 38,5 metros de altura e é uma cópia fiel dos moinhos holandeses, movido pela força dos ventos e moendo grãos.
Museu Histórico e Cultural
Nele é possível descobrir como surgiu a cidade de Holambra. São milhares de fotos tiradas durante todo o processo de imigração, filmes, utensílios domésticos, maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes holandeses, além de réplicas de casas de pau-a-pique e alvenaria que remontam a ideia de como viviam os primeiros moradores de Holambra, na década de 1950.
Confeitaria Zoet en Zout
Quem gosta de adocicar o paladar não pode deixar de experimentar os deliciosos doces da holandesa Maria Meulman e suas três filhas, em um ambiente único, com vista para o Lago Vitória Régia. Nossa sugestão é o inesquecível doce de rosas, chamado rozen gebak, que intercala pão de ló e ganache de chocolate branco. Uma delícia!
Sítio Estrela do Leste Arurá
Perfeito para quem busca um roteiro mais ligado à natureza, com a família e crianças. Presença garantida do jacaré-de-papo-amarelo, papagaios, gaviões, macacos e pequenos roedores. No sítio, você também encontra uma loja de produtos artesanais, que vende carne congelada de jacaré e souvenires.
Distâncias Aproximadas
Campinas … 41,1 km
Jundiaí … 80 km
São Paulo … 142 km
São José dos Campos … 183 km
Santos … 223 km
Para informações de hospedagem, preços e serviços, acesse: www.portaldeholambra.com.br/o-que-fazer
Agora, é só escolher um fim de semana e arrumar as malas. Boa viagem!
FONTES:
www.portaldeholambra.com.br/o-que-fazer | google.com.br/maps







