Vinhos sul-americanos: tudo sobre as melhores opções da região
15 de setembro de 2020
(Foto: Unsplash)
Aprender mais sobre vinhos é sempre interessante. Até porque quanto mais sabemos sobre as características e processos de produção, mais conhecimento temos para encontrar as combinações ideais. Desta vez, trouxemos algumas curiosidades importantes sobre os vinhos sul-americanos, reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade.
Na América Latina, alguns países ganharam espaço na produção de vinhos,graças ao posicionamento geográfico que favorece a plantação de uvas de uma forma completamente diferente de outras regiões, criando sabores únicos em comparação ao resto do mundo.
No momento, 4 países são os mais conhecidos da região por exportarem vinhos de qualidade: Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Portanto, entenda os diferenciais de cada produtor e algumas recomendações de vinhos de cada local:
Chile

Por estar posicionado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o Chile tem as condições perfeitas para cultivar diversos tipos de uvas, sendo assim, produz uma variedade incrível de vinhos, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère e Sauvignon Blanc.
Além disso, é livre das pragas que costumam atacar os vinhedos e comprometer a qualidade das uvas em outros países, os produtores chilenos possuem um bom aproveitamento das plantações, o que garante bons preços mesmo fora do país produtor.
- Marquês de Casa Concha Malbec;
- Cono Sur 20 Barrels Pinot Noir;
- Las Ninas Inocencia Syrah Rosé;
- Cono Sur 1551 Chardonnay Branco.
Argentina

Entre os países produtores de vinhos sul-americanos, a Argentina se destaca como líder. Com um território vasto e condições climáticas ideais, o país consegue disponibilizar grandes quantidades de vinho no mercado ao longo do ano inteiro.
A maioria dos vinhedos argentinos estão localizados em Mendoza já que, assim como as plantações chilenas, a área é beneficiada pelo clima dos Andes. A uva Malbec é predominante nas cultivações, já que se adaptou melhor ao clima seco do país. Entretanto, uvas locais, como Torrontés e Bonarda, também se destacam nos produtos argentinos.
- Finca El Origen Rosé Malbec;
- Mi Terruño Cabernet Franc Expression Safra;
- Malma Esencia Malbec;
- Susana Balbo Signature Barrel Fermented Torrontés.
Uruguai

Certamente, grande parte do sucesso do Uruguai na produção de vinhos vem da adaptação da uva Tannat no solo local. O clima quente e úmido nunca funcionou bem para as outras uvas, mas a Tannat se adaptou perfeitamente às condições e, hoje, é a estrela dos vinhos uruguaios.
Inclusive, as vinícolas são tradições familiares no Uruguai, sendo assim, as técnicas desenvolvidas por cada produtor são passadas de geração em geração, mantendo a identidade uruguaia em cada garrafa.
- Carrau Ysern Roble Tannat;
- Bouza Chardonnay;
- Garzón Pinot Noir Rosé;
- Pizzorno Don Próspero Tannat.
Brasil

(Foto: Divulgação/Lidio Carraro)
Por último, mas não menos importante, o nosso país também é um dos grandes nomes na produção de vinhos sul-americanos. A maioria das vinícolas é situada na região Sul, em áreas como a serra Gaúcha e Catarinense, já que o clima mais fresco é ideal para o cultivo as uvas.
Entretanto, São Paulo também está ganhando espaço no mercado dos vinhos! A vinícola Guaspari, localizada em Espírito Santo do Pinhal, por exemplo, já coleciona 10 prêmios nacionais e internacionais. Aliás, o grande destaque vai para os vinhos brancos da vinícola, como o Guaspari Chardonnay Vista do Lago 2015 e o Viognier Vista do Bosque 2016, que recebeu o título de “Melhor Vinho Branco do Brasil”, segundo o Guia Descorchados.
Além do clima ideal, o país importou tecnologias europeias de ponta para levar a produção ao próximo nível, colocando o Brasil como um dos grandes nomes no mercado dos espumantes. Confira algumas receitas que harmonizam com os vinhos sul-americanos nesta matéria.
- Villaggio Grando Merlot;
- Casa Valduga Naturelle Rosé;
- Lidio Carraro Faces do Brasil Merlot;
- Espumante Dádivas Brut;
Por fim, para transformar sua paixão pelos vinhos sul-americanos (e outras regiões) em um hobby, faça parte do Clube do Vinho do 60+. Basta cadastrar seu e-mail para ficar por dentro das próximas datas e turmas disponíveis.








