20 Podcasts que você não pode deixar de ouvir

8 de julho de 2022

O primeiro podcast brasileiro surgiu em 2004 e o assunto era tecnologia. Hoje, existem em torno de vinte e um mil no país, que é o terceiro em consumo de podcasts no mundo, de acordo com a revista exame. Confira os 20 podcasts que você não pode deixar de ouvir.

Fizemos uma curadoria com vinte podcasts que valem à pena conferir, todos no spotify. A vantagem desse formato é que você pode ouvir seu programa preferido enquanto realiza outra tarefa. Veja aqui dicas de podcasts de diversos assuntos e duração.

Entrevistas

Provocast (por TV Cultura)

Marcelo Tas entrevista diversas personalidades e a lista é variada: políticos, artistas, psicanalistas, religiosos e influencers. Tudo com inteligência e toques de humor característicos do entrevistador. São mais de 140 entrevistas já gravadas. Aliás, não perca os episódios com Leandro Karnal e Ronnie Von.

Acesse aqui: provocast

À Prioli (por CNN Brasil)

Nesse podcast, Gabriela Prioli entrevista convidados dos mais variados, de Anitta à Leandro Karnal; de Djamila Ribeiro à Marcelo Tas. O objetivo é discutir sobre a complexidade e multiplicidade que existe em cada um.

Acesse aqui: À Prioli

Homens de Prata (por Carlos Alberto Gallo – Cuca)

Criado com o propósito de conectar homens da geração prateada, Cuca entrevista homens maduros e apresenta casos reais e experiências de vida. São empresários, artistas, esportistas que contam sua história e trajetória em ambiente descontraído. 

Acesse aqui: Homens de Prata

Filosofia e Ciências

Nova Acrópole (por Nova Acrópole Brasil)

Nova Acrópole Brasil é uma escola de filosofia à maneira clássica. Os episódios são construídos com filosofia atemporal aplicada no cotidiano para viver melhor. Irmãos Grimm, a passagem do tempo e a arte de enriquecer os melhores pensamentos são alguns dos inúmeros episódios que são lançados desde fevereiro de 2018.

Acesse aqui: Nova Acrópole

Inédita Pamonha (por Inspire-C)

Criado por Clóvis de Barros Filho para refletir sobre as coisas da vida. A narrativa é dinâmica e bem humorada. 

Acesse aqui: Inédita Pamonha

Vinte mil léguas (por Livraria Megafauna)

É um podcast que conta a ciência através dos livros, percorrendo trilhas literárias e científicas de Darwin. 

Acesse aqui: Vinte Mil Léguas

Saúde e bem estar

Humanamente, com Daniel Barros e Helen Braun (por Grupo Bandeirantes)

O podcast da BandNews FM sobre saúde mental já recebeu por duas vezes o prêmio de melhor programa de rádio pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Aborda diversos temas, como depressão, ansiedade, fobias e transtorno de comportamento.

Acesse aqui: Humanamente

Jornada da Calma – Veja São Paulo (por Helena Galante)

Toda semana Helena Galante entrevista convidados que abordam temas relacionados ao autoconhecimento. O objetivo é inspirar os ouvintes em decisões que possam trazer mais serenidade para a vida. Ela já entrevistou em torno de 160 pessoas e os últimos temas são bem interessantes: parar de se cobrar tanto, com Caroline Apple e fazer só o que damos conta, com Jaime Ribeiro. 

Acesse aqui: Jornada da Calma

Finanças

G1 – Educação Financeira (por portal G1)

Se você busca as melhores dicas sobre economia e quer aprender de forma rápida e fácil como organizar suas finanças pessoas, então ouça os episódios deste podcast, que promete te ajudar a manter o dinheiro no bolso. 

Acesse aqui: G1 – Educação Financeira

André Bona – Finanças e Investimento (por André Bona)

O educador financeiro e criador do Blog de Valor dá dicas e ensina sobre finanças e investimento. Está na terceira temporada, logo você tem muito conteúdo para explorar.

Acesse aqui: Finanças e Investimento

Notícias

123 segundos (por BandNews FM)

Diariamente você fica por dentro das notícias com boletins às 6h e às 18h. Sandro Badaró e Helen Braun nos deixam atualizados com os principais acontecimentos do dia. Rápido e sem complicação.

Acesse aqui: 123 segundos

Café da Manhã (Folha de São Paulo)

Fruto da parceria da folha com o spotify, este podcast traz as notícias mais importantes do dia, de segunda a sexta, com boletins matinais. Apresentação dos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian.

Acesse aqui: Café da manhã

História 

Rio Memórias (por Rio Memórias)

Histórias do Rio para ouvir. São duas temporadas: a primeira conta os conflitos que marcaram a cidade, como a revolta da vacina, a revolta da chibata e o fim da era Vargas; a segunda temporada fala sobre os lugares e símbolos que não existem mais, como os cinemas de rua, Palácio Monroe e Cais do Valongo. A terceira temporada está prevista para outubro de 2022.

Acesse aqui: Rio Memórias

Escriba café – A história da humanidade (por Christian Gurtner)

Aborda a história do homem, seu mundo, o universo e seus mistérios. A cada episódio, um pouco mais sobre o mundo e o universo. Você vai encontrar temas como Atlântida, Bruxas de Salem, Pompéia e muitos outros.

Acesse aqui: Escriba Café

Crimes Reais

Praia dos Ossos (por Radio Novelo)

O nome faz referência à praia onde Ângela Diniz, socialite famosa nos anos 60 e 70, foi assassinada com quatro tiros por seu então namorado Doca Street em 1976. O podcast é muito bem narrado pela jornalista Branca Vianna e estruturado em episódios que descrevem muito mais que o crime, mas a história e personalidade de ambos, acontecimentos anteriores importantes e principalmente, o julgamento que movimentou toda a sociedade brasileira. Daqueles podcasts para você ‘maratonar’.

Acesse aqui: Praia dos Ossos

A mulher da casa abandonada (por folha de São Paulo)

Narração da história de vida de uma mulher misteriosa que mora em uma mansão degradada em Higienópolis, São Paulo, e que se apresenta como Mari. Durante seis meses o repórter Chico Felitti investigou a mulher e descobriu que, além de não ser este seu nome verdadeiro, ela é acusada de ter cometido um crime hediondo nos Estados Unidos há vinte anos. Pela primeira vez é contada a história desta pessoa, que escapou de julgamento nos Estados Unidos e do FBI.

Acesse aqui: A mulher da casa abandonada

Longevidade

Linha do Tempo (por BandNews FM)

Se você adora ouvir a Inês de Castro e suas considerações e análises do comportamento e sociedade brasileira, não pode perder esse podcast. Nos episódios, ela discute o cenário em que o brasileiro maduro vive e tenta desvendar quem é o homem e mulher que estão envelhecendo no país. Para isso, debate sobre consumo e sonhos, projetos e relacionamentos, mercado de trabalho e amor. 

Acesse aqui: Linha do Tempo

Ressignificando LU (por Lucia Helena França)

A partir de uma perda importante, Lucia decidiu ressignificar a própria vida conhecendo a trajetória de outras pessoas. Com leveza e sinceridade, ela entrevista pessoas que estão na maturidade, abordando temas relevantes. Ouça a entrevista que a Lucia fez com a Clô Vieira, fundadora da plataforma 60mais, e saiba como tudo começou.

Acesse aqui: Ressignificando Lu

Gerocast (por Willians Fiori)

Este é o primeiro e maior podcast no Brasil que debate envelhecimento, saúde e medicina. Nasceu em 2014 pelas mãos do Willians Fiori, professor e uma liderança na área de longevidade. Além de assuntos como mercado 50+ e euthonia, o podcaster apresenta movimentos e grupos voltados à melhoria das condições do envelhecimento no páis. Ah, e ainda tem música para relaxar e dormir.

Acesse aqui: Gerocast

Quais são seus podcasts preferidos? Compartilhe comentando aqui. 

Aproveite mais dicas de podcasts clicando aqui.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.