6 cursos para se divertir e aprender algo novo

19 de fevereiro de 2020

Quando somos jovens, estudar é obrigatório e essencial para nosso desenvolvimento como indivíduos e profissionais. Em contrapartida, na maturidade, estudar ganha outro sentido: é uma forma de adquirir mais conhecimentos para somar com todos aprendizados da vida. Sem a pressão por resultados, é quando podemos relaxar e aprender somente por prazer.

Seja online, seja presencial, a quantidade de ofertas de cursos disponíveis para pessoas de todas faixas etárias é imensa. Fizemos uma pequena seleção com ideias de cursos livres para quem é 60+ e deseja se manter curioso e ativo, acionando os circuitos do cérebro para aprender algo novo.

Ikebana

Ikebana Cursos para se divertir e aprender algo novo 60 mais

Se você gosta de flores, plantas e folhagens, já pensou em aprender a fazer arranjos florais usando a técnica e a filosofia do Ikebana? Segundo pesquisadores, o Ikebana surgiu da prática dos monges que colocavam flores em altares budistas e, por volta do século XIV, foi incorporado pela nobreza do Japão. Os arranjos costumam ser harmoniosos e cheios de significados. As composições geralmente seguem regras, mas ainda assim oferecem espaço para a criatividade. Para fazer um arranjo, são levados em conta os aspectos que simbolizam o céu, a terra e a humanidade.

O Ikebana tem vários estilos e escolas, mas os materiais utilizados costumam ser os mesmos: vasos, flores, caules e folhagens, sempre respeitando a sazonalidade do jardim. Não se engane, por trás da aparente simplicidade dos arranjos existem muitos significados e uma estética altamente sofisticada. Para os alunos e praticantes, a construção de um arranjo é um momento de concentração, meditação e apreciação. Se fizer uma busca no Google, poderá encontrar vários locais que oferecem cursos. Informe-se para saber se tem algum perto de você. Além de aprender uma arte inspiradora, você poderá decorar sua casa ou presentear amigos com arranjos únicos.

Curso Regular de Ikebana – 1° semestre de 2020

http://www.stephencoler.com/index.htm

 

Desenho

Curso de desenho cursos para se divertir e aprender algo novo 60 mais

Mesmo que você não saiba desenhar, nunca é tarde para começar a traçar uma aventura com linhas e formas. A ideia não é reproduzir imagens ou fazer desenhos com perfeição, mas usar o desenho como forma de linguagem e expressão. Acredite, a partir de sua observação do mundo e da sua intimidade com a linha podem surgir resultados incríveis. Antes de definir um curso, é super importante conversar com o(a) professor(a) e explicar seus objetivos. É essencial que você se sinta bem na classe e não se compare a outros alunos. Tenha em mente que cada traço é único como você. Picasso já dizia: “precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças”. No caso dele, certamente foi necessário desaprender regras que, olha a vantagem, os 60+ que nunca desenharam e as crianças não trazem consigo.

Técnica de desenho Zentangle: http://www.normagrinberg.com.br

Aquarelando: http://www.newgallery.com.br/

Degustação de vinhos

Degustação de vinhos cursos para se divertir e aprender algo novo 60 mais

Se você adora beber vinhos, mas não sabe a diferença entre uvas, aromas e sabores, que tal fazer um curso que ensina tudo isso e muito mais? Com certeza, depois de algumas lições com algum enólogo experiente, você vai saborear seu vinho de outra maneira. Ou, pelo menos, prestar atenção em alguns detalhes e características que tornam essa bebida tão fascinante desde os tempos mais antigos, quando certamente não existiam técnicas de produção tão elaboradas como hoje.

Os cursos costumam ser em grupos e oferecem aulas teóricas e práticas, com degustação. São também uma oportunidade de conhecer pessoas diferentes e vivenciar algo novo. Agora, se você já sabe degustar como um expert, lembre-se que existem cursos mais avançados para o seu nível. O mais legal é que, independentemente do seu nível, todos esses conhecimentos poderão ser aplicados para o resto da vida. Quem sabe o próximo curso não será na Califórnia, Nova Zelândia ou França?

https://abs-rio.com.br

https://www.enocultura.com.br/product-category/cursos-online/

https://www.sommelierschool.com.br

História da Arte

Curso de história da arte 60 mais

Para entender minimamente de Arte, é preciso saber um pouco de história, afinal, acima de tudo, qualquer obra sempre faz parte de um contexto social, histórico e cultural. É possível sim olhar um Van Gogh e se apaixonar pela explosão de amarelos e azuis em suas paisagens, mas naturalmente essas cores ganham um outro significado quando sabemos que talvez fosse o uso de tintas tóxicas na época que provocaram um certo delírio na percepção visual do artista. Conhecer os diferentes movimentos artísticos e suas origens nos ajudam a compreender mais sobre Arte. Seja online, seja presencial, existem incontáveis cursos de História da Arte dos mais diversos níveis, com as mais diferentes abordagens e temáticas. Depois disso, com certeza você poderá aproveitar bem mais as exposições que indicamos na agenda 60+.

https://mam.org.br/curso/introducao-a-historia-da-arte-com-felipe-martinez/

https://rj.casadosaber.com.br/cursos/historia-da-arte/mais-informacoes

Fotografia

Curso de fotografia 60 mais

Com a explosão de celulares com câmeras fotográficas e as redes sociais, todo mundo passou a fotografar muito mais. Agora, qualquer criança de 4 anos consegue fazer um clique razoavelmente enquadrado. Mesmo assim, ainda existem alguns desafios que os fotógrafos amadores podem melhorar, como luz, composição e outros aspectos técnicos, por meio de cursos especializados.

Na internet, você acha plataformas que oferecem excelentes opções, inclusive com fotógrafos renomados, como por exemplo as americanas MasterClass e Creative Life. A maioria das aulas vão além dos aspectos operacionais da câmera, porque ensinam de forma conceitual o que faz uma fotografia ser memorável e, às vezes, até valer muito dinheiro. Depois de fazer um curso assim, com certeza você vai produzir imagens melhores, além de apreciar as fotografias de exposições ou do Instagram com outro olhar.

https://www.udemy.com/course/fotografia-simples-e-direta-com-vinicius-waknin/

https://www.iped.com.br/fotografia-e-video/curso/fotografia-digital

Mímica

Curso de mímica cursos para aprender algo novo 60 mais

A Mímica é uma ferramenta que basicamente expressa emoções humanas por meio de gestos. Normalmente, os cursos de mímica são mais procurados por bailarinos e artistas de teatro, cinema e TV. Mas isso não significa que pessoas comuns não possam frequentá-los, afinal a mímica é democrática. É um instrumento que facilita para todos a expressão corporal e permite um autoconhecimento maior, por meio da consciência do repertório gestual. Você pode fazer cursos de mímica online ou presencial. A vantagem dos cursos presenciais é que a vivência é mais profunda, porque você vai estar mais próximo do professor e dos outros alunos. Fora isso, poderá conhecer pessoas de grupos diferentes e descobrir novas amizades.

https://luislouis.com.br/formacao

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.