Audiobooks: conheça a tendência e as vantagens de ouvir livros

17 de outubro de 2019

Já pensou em ler um livro enquanto cozinha? Anda no parque? Treina na academia? Toma banho? Ou dirige um carro? Então, se a leitura em qualquer uma dessas situações é praticamente impossível – e até perigosa -, os audiobooks são uma ótima alternativa para ouvir livros em qualquer hora e lugar.

Mesmo não sendo uma novidade, os livros em formato de áudio estão em alta. Segundo a Association of American Publishers, entre 2012 e 2015, só nos Estados Unidos a venda do item cresceu cerca de 85%.

Entre outros fatores, isso tem a ver a ver com o crescente uso dos smartphones e a tendência da tecnologia voltada para voz.

Um exemplo disso é que, no Brasil, há poucos dias a Amazon lançou a sua assistente virtual, a Alexa, que basicamente funciona sob comandos de voz.

Da mesma forma, os podcasts estão na moda, trazendo os mais diversos tipos de conteúdos em forma de conversas. No Spotify ou Google Play, por exemplo, você pode acompanhar ou assinar vários programas, inclusive em português.

 

Onde encontrar audiobooks de qualidade

Tendências e vantagens dos audiobooks 60 mais

Se nos anos 80 e 90 só era possível ouvir um livro em CD ou fita cassete (coisas que as gerações mais novas nem imaginam o que seja), agora dá para acessar várias “bibliotecas” usando o celular ou computador.

São plataformas de streaming especializadas e com modelos de assinatura como a Ubook, a Audible e a sueca Storytel, que desembarcou recentemente no Brasil.

Fora isso, existem ainda opções gratuitas, como a Free Classic Audio Books, a Livrox e o Projeto Gutenberg.

 

Por que é legal ouvir audiolivros

Benefícios dos audiobooks para 60 mais

Além da praticidade, os audiolivros têm outros benefícios:

– Promove a inclusão, seja de quem não sabe ler, é disléxico ou não enxerga bem.

– Para quem estuda outras línguas é uma forma de treinar o ouvido e turbinar o aprendizado.

– Essa é uma opção de acesso a livros para quem simplesmente não curte ler.

– Existem inúmeras opções de livros para escutar em português, incluindo autores clássicos, livros de espiritualidade, literatura contemporânea, autoajuda, negócios, entre outros gêneros.

Nossa dica é: se não gostar do primeiro livro que ouvir, não desista. Procure outros títulos e outras vozes, porque a experiência pode ser totalmente diferente.

Audiobooks 60 mais

Para sentir o gostinho de uma boa leitura, no Storytel você pode experimentar a plataforma gratuitamente durante 14 dias e cancelar se não curtir o serviço.

Se você ama rock dos anos 60, lá tem a biografia de Janis Joplin, escrito pela irmã da artista, Laura Joplin: Com Amor, Janis. Dá para ouvir tudo e se emocionar em 18 horas e 15 minutos de duração do audiolivro.

Se você curte histórias lendárias, que tal ouvir As Brumas de Avalon – A Senhora da Magia, Volume 1 – de Marion Zimmer Bradley? Durante cerca de 12 horas você vai viajar pela Bretanha com quatro mulheres que atravessam o tempo para testemunhar a glória de Camelot e as tragédias que acompanham a morte do Rei Artur.

Se você busca autoconhecimento, nossa dica é Seja Singular, As Incríveis Vantagens de Ser Diferente. Escrito por Valdir Bundchen e Jacob Petry, a obra traz um caminho novo para superar nossos medos e abrir nossa mente para o potencial imenso que existe em cada um de nós, independentemente de idade.

Por fim, é importante deixar claro que os audiobooks ou audiolivros não vieram para substituir a leitura dos livros tradicionais. Eles são apenas mais uma opção de acesso aos livros e ao universo das narrativas que preenchem nosso tempo, nos inspiram, nos informam e nos transformam por meio das palavras.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2019 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.