Como se proteger das crescentes Fake News no WhatsApp
15 de setembro de 2018

Mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil e um número crescente de Fake News. O WhatsApp chegou a pagar para colocar um anúncio no jornal a fim de combater as crescentes notícias falsas que rolam pelo aplicativo de conversas.
Além da publicidade, outras medidas estão sendo tomadas pelo Facebook, companhia dona do app, para combater o compartilhamento de tais artigos, ainda mais em época de eleição.
Confira aqui algumas dicas de como conferir se a notícia recebida é verdadeira para compartilha-la com confiança:
1. Encaminhada
Recentemente o WhatsApp lançou uma atualização que permite que você saiba se uma mensagem que chegou até você foi encaminhada de outra pessoa ou não. Ao receber uma mensagem, repare se em cima dela existe a palavra “Encaminhada” junto com uma flechinha. Se esse detalhe existir, significa que não foi o seu contato que originou a mensagem, e sim que ele está compartilhando de alguma outra conversa.
2. Consulte outras fontes
Recebeu uma mensagem “Encaminhada”? Pergunte para o seu contato onde ele viu tal artigo, foto ou vídeo e não deixe de fazer uma pesquisa na internet. Basta jogar algumas palavras chaves da notícia no Google para colher mais informações. Mas, lembre-se de olhar fontes confiáveis como jornais, portais e revistas.
3. Ajude a combater as Fake News
Checou a autenticidade e originalidade da notícia e viu que é falsa? Então ajude a pará-la e repasse para os seus contatos dizendo claramente que é uma Fake News. Assim como ela chega até você, vai chegar ao outros, e dessa vez, com a informação correta!
Vale ressaltar que as notícias falsas não se limitam apenas ao WhatsApp. Elas aparecem também pelo Facebook, outras redes sociais e até mesmo no boca a boca com os amigos e a família. Então, se você ler ou ouvir algo que te deixe com uma pulga atrás da orelha, cheque fontes fortes e continue a conversa posicionando fatos verdadeiros.
As eleições estão chegando e as vozes devem ser ativas e confiáveis!