Como se proteger das crescentes Fake News no WhatsApp

15 de setembro de 2018

Mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil e um número crescente de Fake News. O WhatsApp chegou a pagar para colocar um anúncio no jornal a fim de combater as crescentes notícias falsas que rolam pelo aplicativo de conversas.

Além da publicidade, outras medidas estão sendo tomadas pelo Facebook, companhia dona do app, para combater o compartilhamento de tais artigos, ainda mais em época de eleição.

Confira aqui algumas dicas de como conferir se a notícia recebida é verdadeira para compartilha-la com confiança:

1. Encaminhada

Recentemente o WhatsApp lançou uma atualização que permite que você saiba se uma mensagem que chegou até você foi encaminhada de outra pessoa ou não. Ao receber uma mensagem, repare se em cima  dela existe a palavra “Encaminhada” junto com uma flechinha. Se esse detalhe existir, significa que não foi o seu contato que originou a mensagem, e sim que ele está compartilhando de alguma outra conversa.

2. Consulte outras fontes

Recebeu uma mensagem “Encaminhada”? Pergunte para o seu contato onde ele viu tal artigo, foto ou vídeo e não deixe de fazer uma pesquisa na internet. Basta jogar algumas palavras chaves da notícia no Google para colher mais informações. Mas, lembre-se de olhar fontes confiáveis como jornais, portais e revistas.

3. Ajude a combater as Fake News

Checou a autenticidade e originalidade da notícia e viu que é falsa? Então ajude a pará-la e repasse para os seus contatos dizendo claramente que é uma Fake News. Assim como ela chega até você, vai chegar ao outros, e dessa vez, com a informação correta!

Vale ressaltar que as notícias falsas não se limitam apenas ao WhatsApp. Elas aparecem também pelo Facebook, outras redes sociais e até mesmo no boca a boca com os amigos e a família. Então, se você ler ou ouvir algo que te deixe com uma pulga atrás da orelha, cheque fontes fortes e continue a conversa posicionando fatos verdadeiros.

As eleições estão chegando e as vozes devem ser ativas e confiáveis!

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.