Já pensou em escrever um livro ou poemas? Conheça as oficinas de escrita criativa

17 de julho de 2019

Em algum momento da vida você já sentiu vontade de escrever um poema, uma crônica, um livro? E desistiu por falta de técnicas e recursos criativos? 

Então, saiba que você tem o perfil da maioria das pessoas que participam das oficinas de escrita criativa, onde os alunos recebem orientações e ferramentas para começar a desenvolver seu talento literário.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, existe uma disponibilidade enorme de cursos que acontecem o ano inteiro. Mas para quem vive num lugar mais remoto, os cursos online e por Skype acabam sendo uma excelente opção. 

As oficinas e workshops geralmente são ministrados por professores, poetas e escritores. Enfim, profissionais que compreendem o processo da escrita criativa de forma teórica e prática. Porque, no final, para escrever bem só tem um jeito: ler e escrever muito.

Qual o melhor curso para começar?
Oficinas de escrita criativa 60mais

Antes de iniciar um curso, avalie seus interesses, seu nível de intimidade com a escrita e objetivos para compreender se suas expectativas serão atendidas.

Você quer escrever poemas? Certamente o foco do curso não deverá ser voltado para noções conceituais e dicas concretas para a elaboração de uma narrativa de ficção, que tem muito mais a ver com a produção de contos, novelas e ficção. 

Você é apenas um iniciante? Não tem problema, porque as descrições dos cursos costumam indicar os pré-requisitos para os alunos. Na dúvida, converse com os organizadores para receber orientações e tirar dúvidas. A maioria das oficinas aceita iniciantes que tenham curiosidade e paixão pelas palavras.

Opções de cursos é que não faltam
Escrita criativa 60mais

Faça um teste lá no Google: escreva “oficina de escrita criativa” e veja a quantidade de cursos disponíveis.  

Acredite, são muitos e a maioria muito bons.

Entre eles, você poderá encontrar o curso do escritor Marcelino Freire, que há mais de 30 anos atua em oficinas com foco na prática da escrita literária, incluindo desde a produção de textos até os desafios da publicação de um livro.

Para quem domina o inglês, a plataforma masterclass.com oferece cursos com escritores mundialmente renomados. 

Margaret Atwood Escrita Criativa 60mais
Margaret Atwood

Você pode ter aulas, por exemplo, com a escritora canadense Margaret Atwood, a autora do livro que deu origem ao seriado O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale). Ou ainda com Neil Gaiman, um dos mais brilhantes escritores de ficção da atualidade. 

Neil Gaiman Escrita Criativa 60mais
Neil Gaiman

Não importa qual curso, oficina ou workshop que você escolha, saiba que nós incentivamos você totalmente.  

Escrever é uma atividade que estimula o cérebro, desenvolve a criatividade e pode ser usada em diversos momentos do seu cotidiano. 

Se você quer escrever por hobby, vá em frente. Vai ser muito divertido.

Se você pensa em virar escritor, vá em frente também. Quem é 60+, com certeza, tem muitas histórias e sabedoria para serem transformadas em texto, seja como ficção ou relato real.  

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.