Diário de quarentena: um registro pessoal para as futuras gerações
20 de maio de 2020

(Foto: Shutterstock)
São muitos os sentimentos de viver uma quarentena global. Ansiedade, esperança, descobertas, medo, solidariedade, compaixão e tantos outros que, mesmo contraditórios, surgem ao mesmo tempo.
Se existe uma beleza nisso tudo, com certeza é a nossa capacidade de sentir essas emoções e poder expressá-las de diversas maneiras.
Uns gostam de escrever, outros de criar imagens, outros apenas de falar. Enfim, não importa como, é possível fazer registros desse momento de diversas maneiras mostrando como podemos ser fortes, resilientes, otimistas e verdadeiros mesmo em momentos delicados.
São registros que também poderão servir para inspirar futuras gerações. Aliás, já pensou que bacana seus netos e bisnetos vendo ou ouvindo seus relatos?
Escreva um diário
(Foto: iStock)
Que tal reservar alguns minutos por dia para escrever um diário de quarentena? Você pode deixar seus relatos em algum caderno bacana, em um blog, no Google Docs ou em algum app para texto que dá para usar no celular. Além disso, existem diversos aplicativos gratuitos para escrever textos que você pode baixar, como o iA Writer, Penultimate, Writer Plus, yWriter, Writer Plus, entre outros que funcionam em Android e IOS.
Seja no papel, celular ou computador, escolha aquela ferramenta que você gosta mais e que – isso é muito importante – você não tenha preguiça de usar.
Quem sabe seu diário um dia seu diário de quarentena não vira um livro. Já pensou?
Faça gravações de áudios
(Foto: Dreamstime)
Tem gente que prefere falar em vez de escrever. Se esse é seu caso, lembre-se que é possível fazer diários em formato de áudio, usando apenas o celular. No celular, você apenas precisa instalar algum aplicativo de “gravador de voz”. Se fizer uma rápida pesquisa na Google Play ou na Apple Store, você vai encontrar várias opções para baixar, testar e começar, como por exemplo o Easy Voice Recorder, o Voice Recorder Pro e o iTalk Recorder. Se quiser, você pode gravar no computador em alguns sites como:
Online Voice Recorder: ferramenta completamente gratuita, sem taxas ocultas.
Voice Spice: fácil de usar até por quem não tem conhecimento no assunto.
Powersoft: uso gratuito diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalação de programas.
No começo não se preocupe com a qualidade do áudio. Se curtir, você pode mais para frente investir em microfone e outros recursos que melhoram a qualidade do som.
De repente vai surgir um novo hobby, não?
Crie um diário visual
(Foto: Deposit Photos)
Você não precisa ser um artista para experimentar o desenho, a pintura ou a colagem, com objetivo de expressar ideias e sensações vividas durante a quarentena. Existem diversos cursos de desenho para iniciantes no Youtube ou em plataformas online, mas a ideia é fazer algo mais simples e sem grande pretensões estéticas. Uma sugestão, é usar um um caderno com folhas brancas, por exemplo, onde você poderá criar imagens com canetas, lápis de cor, giz, fotografias e imagens recortadas de jornais e revistas. Use a criatividade para expressar esse momento e seu cotidiano com imagens – e, se quiser, com palavras também.
Alguns cursos online para começar já:
Clube do Desenho 60+
Aulas online de desenho com a artista Norma Grinberg, que utliza a técnica “Zentangle” para quem deseja aprender a desenvolver uma poética própria, mesmo que não tenha experiência artística nenhuma. Portanto, o objetivo da técnica é criar tranquilidade, foco e autoestima, gerando resultados que trazem prazer e alegria. As aulas serão ao vivo e vão acontecer 4 vezes ao mês. Inscrições AQUI.
Udemy
Para aprender desenhar em diversas técnicas e estilos, a plataforma Udemy oferece várias opções de cursos online. Um mais bacana que o outro. Escolha aquele que tem mais a ver com você, clicando AQUI.
Drawing Tutorials Online
Com quase 150 mil inscritos, este canal no Youtube oferece aulas para iniciantes e profissionais.
Dicas de temas
(Foto: iStock)
Em qualquer formato de diário, o mais importante será sempre o conteúdo. Além das suas atividades diárias, são tantos os temas que podem ser explorados que, sequer, cabem em uma lista. Mas, para ajudar, temos algumas sugestões sobre o que escrever, falar ou transformar em imagem:
- Seu novo cotidiano sem sair de casa;
- Seus sentimentos mais fortes no momento;
- Quem são as pessoas que despertaram saudades;
- O que você acha que vai acontecer com o mundo;
- Quais suas atividades favoritas dentro de casa;
- Qual sua nova rotina;
- Notícias importantes;
- Quem se mostra presente mesmo em pequenos gestos;
- Como você está cuidando de sua saúde física e mental;
- Qual a primeira coisa que você quer fazer quando tudo isso passar;
- A importância dos banhos de sol;
- A saudade do mar e da natureza;
- O que você gostaria que as futuras gerações soubessem.
Por fim, criar um diário é uma forma de registrar com o seu olhar tudo o que está acontecendo e deixar mensagens para netos, bisnetos e futuras gerações. Além disso, é uma atividade divertida e que certamente terá um valor histórico para sua família. Então, que tal começar ainda hoje?