Diário de quarentena: um registro pessoal para as futuras gerações

20 de maio de 2020

São muitos os sentimentos de viver uma quarentena global. Ansiedade, esperança, descobertas, medo, solidariedade, compaixão e tantos outros que, mesmo contraditórios, surgem ao mesmo tempo.

Se existe uma beleza nisso tudo, com certeza é a nossa capacidade de sentir essas emoções e poder expressá-las de diversas maneiras.

Uns gostam de escrever, outros de criar imagens, outros apenas de falar. Enfim, não importa como, é possível fazer registros desse momento de diversas maneiras mostrando como podemos ser fortes, resilientes, otimistas e verdadeiros mesmo em momentos delicados.

São registros que também poderão servir para inspirar futuras gerações. Aliás, já pensou que bacana seus netos e bisnetos vendo ou ouvindo seus relatos?

 

Escreva um diário

Como escrever um diário da quarentena 60 maisQue tal reservar alguns minutos por dia para escrever um diário de quarentena? Você pode deixar seus relatos em algum caderno bacana, em um blog, no Google Docs ou em algum app para texto que dá para usar no celular. Além disso, existem diversos aplicativos gratuitos para escrever textos que você pode baixar, como o iA Writer, Penultimate, Writer Plus, yWriter, Writer Plus, entre outros que funcionam em Android e IOS.

Seja no papel, celular ou computador, escolha aquela ferramenta que você gosta mais e que – isso é muito importante – você não tenha preguiça de usar.

Quem sabe seu diário um dia seu diário de quarentena não vira um livro. Já pensou?

 

Faça gravações de áudios

Como gravar áudio na quarentena 60 maisTem gente que prefere falar em vez de escrever. Se esse é seu caso, lembre-se que é possível fazer diários em formato de áudio, usando apenas o celular. No celular, você apenas precisa instalar algum aplicativo de “gravador de voz”. Se fizer uma rápida pesquisa na Google Play ou na Apple Store, você vai encontrar várias opções para baixar, testar e começar, como por exemplo o Easy Voice Recorder, o Voice Recorder Pro e o iTalk Recorder. Se quiser, você pode gravar no computador em alguns sites como:

Online Voice Recorder: ferramenta completamente gratuita, sem taxas ocultas.

Voice Spice: fácil de usar até por quem não tem conhecimento no assunto.

Powersoft: uso gratuito diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalação de programas.

No começo não se preocupe com a qualidade do áudio. Se curtir, você pode mais para frente investir em microfone e outros recursos que melhoram a qualidade do som.

De repente vai surgir um novo hobby, não?

 

Crie um diário visual

Diário de quarentena visual 60 maisVocê não precisa ser um artista para experimentar o desenho, a pintura ou a colagem, com objetivo de expressar ideias e sensações vividas durante a quarentena. Existem diversos cursos de desenho para iniciantes no Youtube ou em plataformas online, mas a ideia é fazer algo mais simples e sem grande pretensões estéticas. Uma sugestão, é usar um um caderno com folhas brancas, por exemplo, onde você poderá criar imagens com canetas, lápis de cor, giz, fotografias e imagens recortadas de jornais e revistas. Use a criatividade para expressar esse momento e seu cotidiano com imagens – e, se quiser, com palavras também.

 

Alguns cursos online para começar já:

 

Clube do Desenho 60+

Aulas online de desenho com a artista Norma Grinberg, que utliza a técnica “Zentangle” para quem deseja aprender a desenvolver uma poética própria, mesmo que não tenha experiência artística nenhuma. Portanto, o objetivo da técnica é criar tranquilidade, foco e autoestima, gerando resultados que trazem prazer e alegria. As aulas serão ao vivo e vão acontecer 4 vezes ao mês. Inscrições AQUI.

 

Udemy

Para aprender desenhar em diversas técnicas e estilos, a plataforma Udemy oferece várias opções de cursos online. Um mais bacana que o outro. Escolha aquele que tem mais a ver com você, clicando AQUI.

 

Drawing Tutorials Online

Com quase 150 mil inscritos, este canal no Youtube oferece aulas para iniciantes e profissionais.

 

Dicas de temas

Ideias para diário de quarentena 60 maisEm qualquer formato de diário, o mais importante será sempre o conteúdo. Além das suas atividades diárias, são tantos os temas que podem ser explorados que, sequer, cabem em uma lista. Mas, para ajudar, temos algumas sugestões sobre o que escrever, falar ou transformar em imagem:

  • Seu novo cotidiano sem sair de casa;
  • Seus sentimentos mais fortes no momento;
  • Quem são as pessoas que despertaram saudades;
  • O que você acha que vai acontecer com o mundo;
  • Quais suas atividades favoritas dentro de casa;
  • Qual sua nova rotina;
  • Notícias importantes;
  • Quem se mostra presente mesmo em pequenos gestos;
  • Como você está cuidando de sua saúde física e mental;
  • Qual a primeira coisa que você quer fazer quando tudo isso passar;
  • A importância dos banhos de sol;
  • A saudade do mar e da natureza;
  • O que você gostaria que as futuras gerações soubessem.

Por fim, criar um diário é uma forma de registrar com o seu olhar tudo o que está acontecendo e deixar mensagens para netos, bisnetos e futuras gerações. Além disso, é uma atividade divertida e que certamente terá um valor histórico para sua família. Então, que tal começar ainda hoje?

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.