NFTS: entenda a transformação da arte digital

16 de maio de 2022

Certamente, o universo das criptomoedas não para de crescer online, e as NFTs são grandes provas dessa constante evolução e inovação. Sigla para o termo em inglês “non-fungible tokens”, ou tokens não-fungíveis, as NFTs representam arquivos digitais únicos, que são considerados produtos exclusivos para os compradores.

Tais arquivos podem ser fotos, GIFs, vídeos e até mesmo memes! Basicamente, o NFT funciona como um certificado de autenticidade daquele conteúdo digital, assegurando que o arquivo original pertence à você. Protegido por um sistema de segurança de blockchain, em que dados não podem ser removidos ou alterados, o formato é extremamente seguro e não abre espaço para duplicidades.

Em 2021, por exemplo, a cantora Grimes disponibilizou uma coleção de 10 obras digitais e arrecadou cerca de 6 milhões de dólares. No mesmo ano, o meme em forma de GIF nomeado como Nyan Cat foi vendido por mais de 3 milhões de reais como um dos ​​tokens não-fungíveis.

Vantagens e desvantagens

Para os artistas, a NFT permite que obras sejam vendidas ao redor do mundo de forma independente, sem depender da conexão com agências, gravadoras e empresários, por exemplo. Por outro lado, para os colecionadores, o modelo garante a autenticidade das peças, o que era um grande problema dentro do mundo digital, em que tudo pode ser replicado com extrema facilidade e rapidez.

Entretanto, as NFTs representam um grande problema ao meio ambiente. O sistema de segurança deste formato exige um alto consumo de energia elétrica, o que potencializa a emissão de CO2, um dos grandes agentes causadores do efeito estufa.

Principais artistas de NFTs

Com tudo isso, muitos artistas estão se dedicando especialmente à produção de obras no formato de tokens não-fungíveis e, assim, estão ganhando ainda mais espaço online.

All Seeing Seneca

Destaque da Bored Ape Yatch Club, responsáveis pela criação das NFTs de macacos que se tornaram febre entre famosos como Neymar e Justin Bieber, a artista norte americana All Seeing Seneca também ganhou reconhecimento pela sua série de obras de estreia, com 4 NFTs que foram vendidas por cerca de 84 mil dólares.

NFTs - All Seeing Seneca - 60+
Beeple

Em março de 2021, o artista digital Beeple marcou seu nome no mercado das NFTs quando vendeu sua coleção de obras nomeada como “EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS” por cerca de 69 milhões de dólares.

NFTs - Beeple - 60+
Clon

Autor do projeto NFT Cool Cats, o artista Clon desenvolveu uma coleção de mais de 9.000 desenhos de gatinhos gerados aleatoriamente para criar fotos para perfil exclusivas e repletas de cores vibrantes. A coleção é avaliada em cerca de 25 mil dólares.

NFTs - Clon - 60+

Além dos artistas independentes, grandes marcas também estão começando a entrar no mundo das NFTs. A Pantone, por exemplo, desenvolveu obras exclusivas em parceria com o artista visual Polygon1993, todas inspiradas pela cor de 2022, o Very Peri.

NFTs - Pantone - 60+

O que você acha dessa novidade digital? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.