O que fazer durante a quarentena do Coronavírus

23 de março de 2020

Você muito provavelmente está sendo bombardeado no WhatsApp e internet sobre o assunto coronavírus ou COVID-19. Por isso, temos uma sugestão para você sobre o que fazer durante a quarentena: evite gastar boa parte do seu tempo com notícias ruins. Ou seja, dedique um número limitado de horas para saber notícias sobre o Brasil e do mundo, de canais de comunicação confiáveis, e use o resto do tempo para cuidar da sua saúde física e mental.

O isolamento físico é fundamental, mas o isolamento não precisa ser social já que é possível, através de aplicativos, ver e conversar com familiares e amigos.

Pensando nisso, seguem aqui 6 dicas e sugestões para driblar esse período de quarentena e transformá-lo em algo positivo:

1. Aulas de dança e treinos online

Se exercitar é fundamental enquanto estamos na quarentena. Afinal, oxigena o cérebro, evita perda de massa muscular, ajuda no controle do peso, além de melhorar a disposição e o humor.

Então, separe uma área da sua casa para a dança e atividade física (atenção: piso com aderência, sem tapetes). Listamos alguns aplicativos e Instagram para você não perder o ritmo, alguns estão excepcionalmente disponibilizando aulas gratuitas no período da quarentena:

 

Treine em casa

O que fazer durante a quarentena: treinar em casa - 60 mais

Bt.fit

Aplicativo da rede Bodytech contendo vários programas de treinamento, para você encontrar aquele com o qual mais se identifica. Então, aproveite para testar gratuitamente até 31/03 (promoção do período de quarentena), sempre dentro do seu limite.

Disponível para Android e IOS.

 

Selfit

A rede de academias Selfit disponibilizou no período de quarentena diversas aulas gratuitas, inclusive mindfulness of breathing. Escolha as aulas sem equipamentos e dentro do seu perfil de treino e condição física. Lembre-se que a atividade física moderada fortalece o sistema imunológico, mas seu excesso pode causar o efeito contrário.

 

Dance!

O que fazer durante a quarentena: dançar em casa - 60 mais

 

Salsa Anywhere

Gosta de Salsa? Esse aplicativo oferece 300 combinações da dança em vídeo, onde você aprende os passos de forma gradativa, step by step.

Disponivel  para Android e iOS.

 

Dançar para viver

Durante o período da quarentena, Paula Vianna, em seu Instagram @dancarparaviver, vai disponibilizar gratuitamente aulas de alongamento, dance mix e walkdance no seu Instagram.

 

2. Visitação online dos principais museus

Visitar museus pelo mundo online 60 mais

Visitar os melhores museus do mundo de graça e sem sair de casa. Alimentar a alma com arte e cultura é uma boa receita para se manter mentalmente ativo:

Pinacoteca de Brera – Milano – www.pinacotecabrera.org

Galeria Degli Uffizi – www.uffizi.it

Museo Vaticano – www.museivaticani.va

Museo Archeologico – www.namuseum.gr

Museu do Prado – www.museodelprado.es

Louvre – www.louvre.fr

British Museum www.britishmuseum.org

Metropolitan Museum – www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project

Hermitage – www.hermitagemuseum.org

National Gallery of art- www.nga.gov

 

3. Conversa por vídeo – aplicativos

O que fazer durante a quarentena Conversa online 60 mais

Bateu saudades dos filhos e dos netos, das brincadeiras, do carinho? O contato físico não é recomendado, mas os aplicativos estão aí para preencher o vazio. 

 

Skype

É o mais conhecido e mais utilizado. Você pode baixar o aplicativo gratuitamente e cadastrar os telefones para fazer chamada de vídeo. Aliás, é possível ‘enxergar’ várias pessoas em locais distintos. Ou seja, você pode fazer conversa de vídeo com filhos e netos ao mesmo tempo, mesmo em locais diferentes. Reunião virtual em família ; )

 

WhatsApp

É o aplicativo mais utilizado no Brasil para comunicação rápida. Serve tanto para texto quanto para vídeo e áudio. Uma dica: se prefere falar do que digitar, clique no espaço de digitação e, ao invés de digitar, pressione a imagem ‘microfone’ abaixo do teclado na parte inferior direita e fale pausadamente. Além disso, o aplicativo converte seu áudio em texto, mesmo para grupos.

 

Zoom

Muito utilizado para comunicação em empresas, o zoom tem um atrativo interessante na versão paga: você pode mudar o fundo da imagem, por exemplo, como se você estivesse no gabinete da presidência da republica. Assim, dá para se comunicar e se divertir com amigos e familiares.

Disponível para iOS, Android, MAC e Windows.

 

4. Música sempre – para aliviar a tensão e melhorar o humor!

Spotify 60 mais

Filarmonica de Berlin

A filarmônica de Berlin está fechada até 19 de abril de 2020, mas ela vai até você nesse período de quarentena mundial. Assista gratuitamente, até 31 de março, ao Digital Concert Hall, um concerto virtual que leva a música clássica com os melhores solistas e maestros para dentro da sua casa.

“Esperamos que através desta iniciativa, nós possamos levar prazer ao maior numero de pessoas com nossa música”, disse Olaf Maninger, presidente do conselho de mídia da orquestra. Que este senso de humanidade e comunidade se espalhe e inspire cada vez mais organizações e pessoas.

 

Spotify 60+

Temos várias playlists no Spotify para diferentes momentos.Por isso, fizemos uma seleção especial para esta época em que estamos vivendo, para diminuir a ansiedade e proporcionar calma. Pesquise 60mais.com.br no Spotify e ouça as playlists:

Para relaxar:  60+ Relax

Para levantar o astral: 60+ Good Vibes

 

5. Organização da casa

Como organizar a casa durante a quarentena 60 mais

Aproveite para fazer uma triagem nos armários, jogue fora papéis que não tem mais utilidade, organize gavetas e mantenha sua casa livre do que não te serve mais. Esse é um período para liberar energia estagnada, deixar mais leve a casa e, consequentemente, a alma. 

Tem dúvida do que descartar e do que manter? Para roupas e calçados, pense se você usou nos últimos 12 meses, se é seu estilo e se você se sente bem. Além disso, lembre-se do que você não está usando e nem tem intenção de usar, pois será muito útil para outra pessoa.

 

6. Cursos online gratuitos

Cursos online para fazer durante a quarentena 60 mais

Felizmente temos visto muitas iniciativas de cursos gratuitos para passar o tempo da quarentena aprendendo mais e se aprimorando.  Aqui listamos alguns dos mais relevantes:

 

Casa do Saber On Demand

A Instituição, criada para disseminar cultura e promover debates com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, liberou acesso ao seu aplicativo por 30 dias a partir de 18 de março de 2020. Sendo assim, você pode escolher temas como “A Tal da Felicidade”, “A Vida no Universo”, “As Questões do Desejo” e muitos outros que você pode explorar na lupa. Portanto, é uma ótima oportunidade para se alimentar de conhecimento, aprendendo com um grupo seleto de pensadores e filósofos.

Disponivel em iOS e Android.

 

FGV Online

A FGV, Fundação Getúlio Vargas, disponibiliza cursos online gratuitos, com temas como liderança, organização do orçamento familiar, planejamento da aposentadoria e muitos outros.

 

Harvard Online Learning

Explore temas nas áreas de ciências sociais, tecnologia, humanidades, arte e design. Você vai saber mais sobre a história e arqueologia das pirâmides do Egito, as religiões através das escrituras, inteligência artificial, desenvolvimento de games e muito mais, gratuitamente.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.