Séries da Netflix com personagens 60+

13 de novembro de 2018

As séries são a maior febre do entretenimento atual. São rápidas, como pede o momento de vida corrida dos espectadores, mas também podem ser “consumidas” em maratonas. Assim, cada um pode escolher como prefere assistir.

Como ferramenta cultural, as séries ajudam a fortalecer no imaginário as imagens que temos de diversas profissões, pessoas e lugares. Por isso, essas séries nos ajudam a perceber como os  60+ são vistos atualmente. Nesse sentido, produções originais da Netflix já demonstram que, cada vez mais, personagens 60+ são relevantes, dinâmicos e possuem uma complexidade fundamental para contar boas histórias, sejam elas cômicas ou dramáticas.

One Day At a Time

Foto: divulgação

Uma família de origem cubana que vive nos Estados Unidos é o centro dessa série. O grande destaque fica a cargo da atuação de Rita Moreno.  Atriz, dançarina e cantora de 86 anos, ela traz toda a sua capacidade dramática para a personagem Lydia. Rita, que é porto-riquenha, ficou conhecida por suas performances em musicais clássicos, como “O Rei e Eu”, “Cantando na Chuva” e “West Side Story”. Agora, está na telinha em um papel cômico, divertido e muito identificável para diversas mulheres, especialmente as latinas, como uma mulher dinâmica, que é mãe e avó e que coloca sua família acima de tudo.

Grace and Frankie

Foto: divulgação

Protagonizada por Jane Fonda e Lily Tomlin, a série conta a história de duas mulheres cujos maridos, em um jantar, pedem a separação e contam que se apaixonaram um pelo outro. As duas, que sempre foram inimigas, começam uma briga por uma casa na praia que se desenrola para diversas questões, que tomam rumos imprevisíveis. A série, original da Netflix, trata com muita leveza temas que muitos poderiam querer evitar, como a homossexualidade dos ex-maridos das protagonistas, a adoção, o alcoolismo, entre outros.

É tudo muito verossímil e demonstra como os 60+ estão sim sendo retratados na telinha como adaptáveis, capazes de se reinventar e resistentes. Mesmo perante mudanças muitas vezes indesejadas. As próprias atrizes, na vida real, são uma prova de tudo isso. Jane Fonda, aos 80 anos, é atriz, escritora, ativista política e guru fitness, além de duas vezes ganhadora do Oscar, entre outros prêmios. Lily Tomlin, além de atriz, também é comediante, escritora, cantora e produtora – super na ativa aos 79 anos. A série conta ainda com um grande elenco e diálogos muito inteligentes.

Great News

Foto: divulgação

Katie, produtora de um telejornal, tem sua vida profissional impactada quando sua mãe, Carol, é contratada como estagiária da emissora. Andrea Martin, de 71 anos, dá vida à hilária mãe da protagonista, que começa a levar para o trabalho situações pessoais.

A trama fala bastante sobre perseguir seus sonhos, mesmo que pareçam impossíveis e distantes, como era para Carol o desejo de voltar a trabalhar. Também aborda a persistência e coragem necessárias para aprender habilidade novas, desafiar-se e conviver com pessoas de diferentes pensamentos, idades e origens. De uma maneira divertida, também está presente o preconceito que os 60+ podem sofrer no mercado de trabalho, seja ao voltar para ele, seja por estarem nele há bastante tempo, como é o caso do personagem Chuck, apresentador principal do telejornal.

Merlí

Foto: divulgação

Um professor de Filosofia bastante atípico dá o nome para essa produção original catalã. A trama começa quando Merlí, interpretado por Francesc Orella, de 61 anos, é despejado de seu apartamento e, desempregado, muda-se com o filho para a casa de sua mãe. Ana María Barbany, de 73 anos, interpreta uma dramática e enérgica atriz, mãe e avó. Os três passam a viver juntos e Merlí arruma emprego como professor na escola em que seu filho estuda.

Com seus métodos nada ortodoxos, conquista rapidamente os alunos incentivando-os a duvidar, a refletir e a pensar por si mesmos. A série conta com grande elenco jovem por se passar em boa parte na escola onde Merlí leciona e trata de muitos temas da Filosofia acompanhando as aulas do professor. Vale também um destaque para o áudio original, pois os diálogos em catalão são muito interessantes e incomuns para nossos ouvidos.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.