5 boas práticas para fazer dentro de casa e ajudar o meio ambiente

10 de julho de 2018

Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença quando o assunto é o meio ambiente e é importante que cada um faça a sua parte.

As primeiras mudanças no seu dia a dia vão inspirar outras mudanças, até vocês e contagiar com um jeito de viver mais leve, responsável e amigável com a natureza. Além disso, essa mudança de comportamento vai incentivar outros a sua volta.

O Brasil, infelizmente está entre os 10 maiores emissores de gás carbônico do mundo devido ao setor agropecuário. E em todo país, apenas 3% de todo o lixo gerado é reciclado. Se você também acha esses dados tristes e vergonhosos, saiba que você pode contribuir e muito para melhorar esta estatística, partindo da sua própria casa. E fazendo a sua parte, pode ainda ser inspiração fora dela.

 

– Recicle

Se o seu bairro já oferece a coleta seletiva, mais fácil ainda, basta separar o seu lixo em diferentes categorias como papel, plástico, vidro, metais e orgânicos e descartá-los corretamente. Mas, se o seu bairro não oferece a coleta, encontre o posto de reciclagem voluntária mais próximo de você. Você precisará ir até ele fazer o descarte algumas vezes, mas estará ajudando o meio ambiente e isso já vai fazer você se sentir bem, fazendo parte de um movimento para preservação da vida e das futuras gerações. Basta acessar este link e colocar o seu endereço: www.recicloteca.org.br/pontos-de-reciclagem

 

– Reutilize

Evite usar tudo o que for descartável. Como já vem sendo falado a muito tempo, esqueça as sacolinhas plásticas de supermercado, por exemplo. Tenha sacolas reutilizáveis para ajudar nas suas compras. Use a sua própria garrafa de água e leve-a sempre com você. Prefira pilhas e baterias recarregáveis, esses materiais descartáveis demoram anos para se decompor e são altamente contaminantes ao meio ambiente.

 

– Não desperdice água

Você já sabe e parece “chover no molhado”, mas é preciso lembrar: feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou enxaguando o cabelo e não demore no banho. Lave suas roupas só quando a máquina de lavar estiver cheia. Na hora de lavar a louça, não deixe a torneira correndo o tempo inteiro, se estiver lavando um copo por exemplo, encha ele de água, feche a torneira e utilize a água de dentro do copo para tirar o sabão de outros utensílios. De pouco em pouco a diferença será de litros!

 

– Ande ou pegue carona

Se você precisar ir a curtas distâncias, pense duas vezes antes de pegar o carro, que tal fazer uma caminhada? Mesmo que você precise voltar carregando alguma coisa, lembre-se que existem carrinhos de feira práticos e super leves para isso. E se você estiver combinando um programa com amigos, tentem se organizar na menor quantidade de carros possível. Além de deixar o passeio mais divertido, vai diminuir a emissão de gases na atmosfera.

 

– Livre-se de correspondências

Com as ferramentas digitais, muitas correspondências de papel se tornaram completamente desnecessárias. Se você ainda recebe aquela conta de celular detalhada de várias páginas em um envelope gigante, está na hora de ligar para sua operadora e solicitar o envio por e-mail. Dê uma conferida em todas as cartas que você recebe e veja quais você pode parar de receber ou receber por e-mail. Você estará economizando quilos de papel por mês.

Essas e outras iniciativas são contagiosas e vão passar de amigo para amigo até que comece a fazer diferença significativa ao nosso planeta.

Basta começar!

 

 

 

 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.