Aposentadoria e o mito da infelicidade

3 de julho de 2019

Aposentadoria 60mais

Jacques Lewkowicz, um dos sócios fundadores da mundialmente famosa agência de publicidade Lew’Lara, vendeu sua parte quando tinha 69 anos e foi trabalhar como estagiário no Google ganhando um salário de acordo com a vaga enquanto também fazia cursos de cinema e se preparava para produzir um curta-metragem com seu filho. Segundo Jacques, “Não dá para ficar em casa de pijama. Não quero morrer enquanto estou vivo”. 

Especialistas dizem que a aposentadoria é um passo da vida que pode ser comparado a períodos de grandes mudanças. Assim como o casamento e o nascimento de filhos. A diferença é que a responsabilidade que se tem perante o seu parceiro ou parceira e às crianças agora deve ser voltada para você. Manter a sua mente ativa é essencial para garantir saúde e felicidade! 

A boa notícia é que a expectativa de vida só vem aumentando. Cada vez mais informações, estudos e pesquisas sobre essa fase da vida são divulgados e ajudam a aumentar também a qualidade de vida. 

Segundo o IBGE, em 2042 o Brasil terá 24.5% da sua população acima dos 60 anos. Ou seja, o equivalente a aproximadamente 57 milhões de pessoas. De acordo com pesquisas internacionais, considerando apenas trabalhos voluntários ou informais, estima-se que os idosos contribuam anualmente com mais ou menos 200 bilhões de dólares para a economia dos Estados Unidos e do Reino Unido. 

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que podem ajudar você a entender essa nova fase e criar alternativas para usufruir o melhor da idade. 

1. Surfando nas Mudanças

Mudanças depois da aposentadoria 60mais

A especialista em desenvolvimento humano, Heloísa Capelas, diz que não aceitar mudanças pode ser a parte mais problemática do processo de aposentadoria e o maior impeditivo de felicidade nesse novo período. 

Sua rotina vai mudar, mas isso significa também que agora você vai ter mais tempo para pensar naquele projeto que nunca conseguiu tirar do papel, no encontro com os amigos, nos cursos ou programas que antes não tinha tempo para fazer. Deixar fluir e encarar a nova fase com boas expectativas pode permitir o surgimento de novas oportunidades. 

2. Desenvolvimento de Consciência

Ao atingir a maturidade, passamos a ter questionamentos sobre nosso papel no mundo, sobre nosso futuro, sobre legado. Recordamos nossa história, nosso passado e pessoas que passaram por nós e que deixaram marcas. 

E pode ser interessante colocar toda essa história de vida em um livro, por exemplo. Rever partes importante e impactantes da nossa vida pode ser um bom ponto de partida para se reconhecer por inteiro e entender o que se pretende daqui pra frente. 

3. Ação e Descobertas

Descobertas depois da aposentadoria 60mais

Ter objetivos, se manter ativo e em movimento é a parte mais importante para que novas descobertas aconteçam e sua vida seja usufruída agora que você tem mais tempo. Procure novos cursos, programe viagens, marque um café, jantar ou teatro com amigos, vá ao cinema, exposições, explore a cidade. 

Além disso, pensar em se manter produtivo com negócio próprio também é uma opção. Descubra novas paixões ou volte a praticar o que lhe fazia feliz anos atrás. Pinte, crie, se exercite, escreva e, acima de tudo, compartilhe. 

Confira aqui e se inspire em algumas histórias de amigos 60+ que continuam se descobrindo e se reinventando todos os dias.

4. Questione-se

Grande parte do processo de alcançar a felicidade é entender quem somos, aceitar nossos defeitos, valorizar qualidades e reconhecer os desejos. Dessa 

forma, é bom olharmos lá dentro de nós mesmos e buscarmos respostas para perguntas simples: O que me faz feliz? O que me realiza? 

“Sua visão se tornará clara somente quando você puder olhar para o seu próprio coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.” – Carl Gustav Jung. 

Então, vamos começar? Quer dividir sua história também? É só clicar AQUI!

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.