Aprenda a criar uma horta de temperos caseira e criativa em 4 passos

30 de maio de 2018

Seja em casa ou apartamento, as hortas caseiras estão se tornando cada vez mais populares.

Além de deixar espaços mais bonitos, decorados e com aromas deliciosos, oferecem a conveniência de ingredientes frescos, livres de agrotóxicos e mais baratos ao alcance das mãos.

Com alguns truques, macetes e cuidados especiais que acabam se tornando hobbies e momentos de relaxamento, você pode criar uma pequena horta criativa e diferente para cultivar os melhores temperos e deixar suas receitas ainda mais gostosas!

 

Dica I – O que plantar?

Os temperos mais populares na hora de fazer uma horta e até mesmo na hora de cozinhar são:

Manjericão – colheita após mais ou menos 4 meses.

Alecrim – colheita após mais ou menos 3 meses.

Salsa – colheita após mais ou menos 3 meses.

Tomilho – colheita após mais ou menos 3 meses.

Orégano – colheita após atingir 20 centímetros de altura.

Hortelã – colher quando estiver florescendo e o aroma estiver intenso.

Pimenta – colheita após mais ou menos 3 meses.

Sálvia – colheita após mais ou menos 4 meses.

Cebolinha – colheita após mais ou menos 4 meses.

Folha de louro – colheita após mais ou menos 4 meses.

Escolha de acordo com o seu gosto!

 

Dica II – Onde plantar?

Toda hortaliça vai precisar de pelo menos duas horas de luz por dia. Portanto, antes de começar a plantar, escolha um lugar iluminado pelo sol em todas as épocas do ano.Se você mora em uma casa e quer plantar no jardim, avalie o solo e tenha certeza de que ele é rico em matérias orgânicas e que há um espaço para a drenagem de água. Caso contrário suas plantinhas não terão forças para crescer e a água vai começar a acumular, fazendo tudo virar uma grande lama. Outra opção que pode ser ainda mais prática é plantar em vasos grandes que vão servir também de decoração para o seu jardim.

E se você mora em apartamento, a dica é separar um lugar no terraço ou à beira de janelas. Além de decorar, a brisa de ar que bate de vez em quando vai espalhar os aromas dos temperos pelo restante do espaço.

 

 

Dica III – Como plantar?

Com tantas opções decorativas diferentes hoje em dia, você terá que encontrar o que mais gosta antes de começar a plantar. Sua horta pode ser feita em potes metálicos, em vasos de cerâmica, em caixas rústicas de madeira, potes de vidro e muito mais. Para abrir sua mente e escolher a sua horta preferida, a dica é entrar no site ou aplicativo Pinterest e buscar por “Horta criativa”, “Horta caseira” e outros termos relacionados. Se você ainda não tem uma conta lá, é super simples e rápido de criar. Você vai se deliciar com tantas ideias! (www.pinterest.com)

Assim que escolher como vai fazer e o recipiente que vai usar, você vai precisar de algumas pedrinhas, terra com matéria orgânica e água.As pedrinhas devem ser colocadas no fundo do recipiente para garantir melhor drenagem e podem ser adquiridas junto com a terra rica em matéria orgânica em lojas de jardinagem.

 

Dica IV – Cuidados diários.

Além do mínimo de duas horas de sol diárias, hortaliças precisam ser regadas todos os dias. Procure regar sempre no começo ou final do dia quando o sol já está mais ameno. No começo do plantio vale regar duas vezes por dia. Lembre-se de medir a quantidade de água de acordo com o tamanho dos vasos para não afogar as plantas ou matá-las de sede. Proporção: Vaso de 2 litros = meio litro de água. A manutenção e adubagem da terra podem ser feitas a cada 30 dias para manter a matéria orgânica rica em nutrientes.

Pronto, agora é só arregaçar as mangas e colocar a mão na massa! Ou na terra.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.