Cabelos brancos em alta. Como cuidar bem deles?
17 de agosto de 2018

Cabelos brancos são lindos, mas dependem de um bom corte e alguns cuidados. Confira nossas dicas.
Um dia os cabelos brancos chegam. Pode acontecer aos 30, 45, 60 ou mais. É um processo que ocorre quando os folículos param de produzir melanina e que é determinado pelo DNA, não pela dieta ou por outros fatores, segundo David Bank, MD, diretor do Centro de Dermatologia, Cosmética e Cirurgia a Laser, em Mount Kisco, NY. Da mesma forma como o tom exato de branco (cinza, carvão ou qualquer uma das outras variações) é predeterminado geneticamente.
Por questões de praticidade ou estilo, cada vez mais as pessoas optam por assumir seu lado grisalho, seguindo uma tendência de que cabelos brancos podem ser lindos e trazer uma identidade pessoal.
Se você quer aderir ao estilo, saiba que para serem lindos e chiques, os cabelos brancos precisam de um bom corte e alguns cuidados. E isso não significa necessariamente que é preciso usar produtos caros e gastar muito dinheiro.
Faça uma transição suave entre a cor e o branco.
Se você pinta o cabelo, a transição imediata para o branco ou cinza pode causar estranheza. Para torná-lo mais suave, peça orientação a um profissional. Ele pode sugerir a coloração das raízes cinzentas à medida que crescem com um corante semi-permanente. Quando você estiver pronta para a revelação, deixe o corante sair (conforme o produto, pode levar até 28 lavagens).
Use os shampoos adequados ao seu fio.
Os fios cinzentos são geralmente mais secos do que os pigmentados, por isso eles têm uma tendência ao frizz se você não estiver atento à manutenção. Experimente usar os shampoos para cabelos grisalhos. Use shampoos e condicionadores em tons de azul apenas uma ou duas vezes por mês para evitar que seu cabelo fique com um tom violeta. E como os cabelos grisalhos podem assumir um tom amarelado, lave algumas vezes por mês com um shampoo específico para a cor prata.

Mantenha o corte em dia.
Seja qual for o corte escolhido, certifique-se de fazer a manutenção a cada 6 a 8 semanas. O cabelo grisalho pode começar a parecer indisciplinado se não for cortado com frequência suficiente. Lembre-se de pedir ao cabeleireiro para não usar navalha, porque pode fazer todo o seu estilo parecer desarrumado.
Proteja seu cabelo.
Os poluentes ambientais e a luz ultravioleta podem fazer com que qualquer cor de cabelo – incluindo os cinzentos – pareçam opacos. Então, lave pelo menos a cada dois dias (para evitar o acúmulo) com um shampoo e condicionador que contenham antioxidantes e proteção contra os raios UV e danos ambientais.
Combine seu cabelo com as roupas e maquiagem certas para receber elogios.
Quando você vê uma mulher bonita de cabelos grisalhos, repare que ela geralmente está usando roupas cinzas e prata, o que deixa os cabelos grisalhos ainda mais marcantes. É claro que você não precisa restringir seu guarda-roupa a essa família de cores, mas preto, branco, tons de cinza e tons de jóias (vermelho-rubi, azul-safira e roxos profundos) são as melhores apostas. Evite peças em tons de terra, como bege e verde-oliva, que podem deixar o visual com aspecto lavado.
Ao optar por cabelos brancos ou cinzas, o trabalho que você poupa para colorir seu cabelo deve ser transferido para a maquiagem, já que cabelos grisalhos tendem fazer a pele parecer sem brilho. Se não sabe quais tons e produtos que funcionam melhor para você, pergunte em qualquer loja ou seção de maquiagem uma opinião franca e profissional. Se estiver no pique, faça um curso de maquiagem em uma dessas lojas que revertem o valor das aulas em produtos de maquiagem.
E o mais importante de tudo: não esqueça das sobrancelhas. Apare os fios rebeldes (os cinzas tendem a ser rijos) e defina seus arcos com um lápis cinza.

Se manter bonita exige alguns cuidados em qualquer idade. Em vez de obrigação, encare pelo lado divertido diante dos resultados. Se cuidar e se sentir bem elevam sua auto-estima e, claro, tudo isso se reverte em mais saúde.







