Cabelos brancos em alta. Como cuidar bem deles?

17 de agosto de 2018

Cabelos brancos são lindos, mas dependem de um bom corte e alguns cuidados. Confira nossas dicas.

Um dia os cabelos brancos chegam. Pode acontecer aos 30, 45, 60 ou mais. É um processo que ocorre quando os folículos param de produzir melanina e que é determinado pelo DNA, não pela dieta ou por outros fatores, segundo David Bank, MD, diretor do Centro de Dermatologia, Cosmética e Cirurgia a Laser, em Mount Kisco, NY. Da mesma forma como o tom exato de branco (cinza, carvão ou qualquer uma das outras variações) é predeterminado geneticamente.

Por questões de praticidade ou estilo, cada vez mais as pessoas optam por assumir seu lado grisalho, seguindo uma tendência de que cabelos brancos podem ser lindos e trazer uma identidade pessoal.

Se você quer aderir ao estilo, saiba que para serem lindos e chiques, os cabelos brancos precisam de um bom corte e alguns cuidados. E isso não significa necessariamente que é preciso usar produtos caros e gastar muito dinheiro.

Faça uma transição suave entre a cor e o branco.

Se você pinta o cabelo, a transição imediata para o branco ou cinza pode causar estranheza. Para torná-lo mais suave, peça orientação a um profissional. Ele pode sugerir a coloração das raízes cinzentas à medida que crescem com um corante semi-permanente. Quando você estiver pronta para a revelação, deixe o corante sair (conforme o produto, pode levar até 28 lavagens).

Use os shampoos adequados ao seu fio.

Os fios cinzentos são geralmente mais secos do que os pigmentados, por isso eles têm uma tendência ao frizz se você não estiver atento à manutenção. Experimente usar os shampoos para cabelos grisalhos. Use shampoos e condicionadores em tons de azul apenas uma ou duas vezes por mês para evitar que seu cabelo fique com um tom violeta. E como os cabelos grisalhos podem assumir um tom amarelado, lave algumas vezes por mês com um shampoo específico para a cor prata.

Mantenha o corte em dia.

Seja qual for o corte escolhido, certifique-se de fazer a manutenção a cada 6 a 8 semanas. O cabelo grisalho pode começar a parecer indisciplinado se não for cortado com frequência suficiente. Lembre-se de pedir ao cabeleireiro para não usar navalha, porque pode fazer todo o seu estilo parecer desarrumado.

Proteja seu cabelo.

Os poluentes ambientais e a luz ultravioleta podem fazer com que qualquer cor de cabelo – incluindo os cinzentos – pareçam opacos. Então, lave pelo menos a cada dois dias (para evitar o acúmulo) com um shampoo e condicionador que contenham antioxidantes e proteção contra os raios UV e danos ambientais.

Combine seu cabelo com as roupas e maquiagem certas para receber elogios.

Quando você vê uma mulher bonita de cabelos grisalhos, repare que ela geralmente está usando roupas cinzas e prata, o que deixa os cabelos grisalhos ainda mais marcantes. É claro que você não precisa restringir seu guarda-roupa a essa família de cores, mas preto, branco, tons de cinza e tons de jóias (vermelho-rubi, azul-safira e roxos profundos) são as melhores apostas. Evite peças em tons de terra, como bege e verde-oliva, que podem deixar o visual com aspecto lavado.

Ao optar por cabelos brancos ou cinzas, o trabalho que você poupa para colorir seu cabelo deve ser transferido para a maquiagem, já que cabelos grisalhos tendem fazer a pele parecer sem brilho. Se não sabe quais tons e produtos que funcionam melhor para você, pergunte em qualquer loja ou seção de maquiagem uma opinião franca e profissional. Se estiver no pique, faça um curso de maquiagem em uma dessas lojas que revertem o valor das aulas em produtos de maquiagem.

E o mais importante de tudo: não esqueça das sobrancelhas. Apare os fios rebeldes (os cinzas tendem a ser rijos) e defina seus arcos com um lápis cinza.

Se manter bonita exige alguns cuidados em qualquer idade. Em vez de obrigação, encare pelo lado divertido diante dos resultados. Se cuidar e se sentir bem elevam sua auto-estima e, claro, tudo isso se reverte em mais saúde.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.