Caminhos para positividade: práticas para ressignificar a vida

2 de setembro de 2021

Depois de um longo período de incertezas e grandes perdas por conta da pandemia, estamos retomando, aos poucos, a vida como conhecíamos. Especialmente para começar uma nova fase, estamos em busca de caminhos para positividade que nos ajudem a aproveitar o melhor que o agora pode oferecer.

Além disso, manter hábitos positivos e saudáveis é bem-vindo em qualquer momento da jornada. São mudanças que trazem apenas benefícios para a mente e corpo, já que nos ajudam a encarar situações adversas com um olhar mais esperançoso e otimista.

Pensando nisso, reunimos 6 práticas que podem te ajudar a reprogramar seus hábitos e pensamentos em direção aos caminhos para positividade:

Autocuidado é a chave

Primeiramente, é indispensável que você esteja se sentindo bem consigo para olhar para o mundo de forma mais positiva. O autocuidado começa em práticas básicas, como adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios e descansar em um ambiente confortável, por exemplo.

Entretanto, cuidar de si também envolve hábitos que são completamente pessoais. Por exemplo, se você é uma pessoa introvertida que precisa do seu próprio tempo sozinho para recarregar as energias, esta é uma prática de autocuidado que não deve ser negligenciada na sua rotina.

Nutrindo e terminando relacionamentos

Certamente, nossos relacionamentos fazem toda a diferença no dia a dia. E, quando falamos sobre relações, não são apenas as amorosas que precisam ser analisadas: desde as conexões profissionais, até familiares e encontros casuais com vizinhos e conhecidos precisam ser repensados.

Identifique quais são os relacionamentos que acrescentam ao seu dia e, por consequência, para seu aprendizado e evolução. Deixe de lado as pessoas que despertam sentimentos negativos e desconfortáveis em você, preferindo investir sua energia na relação consigo e com aqueles que realmente estão ao seu lado nos caminhos para positividade.

Mas, quando não for possível evitar o contato com pessoas tóxicas, trabalhe sua mente para entender que a negatividade e a agressividade do outro não pertencem a você, mas a ele mesmo, que tem suas questões particulares.

Aprendendo a dizer “não”

Por mais que isso possa parecer simples demais para alguns, negar algo é um ato extremamente difícil para outros, que acabam fazendo coisas que não querem apenas para agradar terceiros e evitar conflitos.

Lembre-se que respeitar suas vontades e limites é um dos atos de autocuidado mais importantes. Quem realmente ama você e respeita suas decisões não vai decepcionado e magoado por receber um “não”.

Valorizando o presente
60 mais - caminhos para positividade - casal valorizando o presente

Saber reconhecer o que podemos controlar e deixar ir o que não podemos é importantíssimo para seguir os caminhos para a positividade. A verdade é que o passado já aconteceu, e não podemos mudá-lo, assim como o futuro é um mistério que ainda não podemos solucionar.

Assim, resta o presente, que é o único tempo que podemos controlar e desfrutar. Desta forma, comece a apreciar os momentos mais simples do agora para construir um futuro próspero e deixar para trás um passado admirável.

Revendo a rotina

Pequenas mudanças na rotina podem melhorar o seu humor e visão de mundo. Por exemplo, que tal começar o dia ouvindo sua música favorita ou lendo o trecho de um livro interessante ao invés de mergulhar de cara na enxurrada de notícias das redes sociais?

Revise as atividades do seu dia a dia e mude o que puder para construir um ambiente mais positivo e acolhedor. Certamente, detalhes como esses fazem toda a diferença para apreciarmos as coisas mais simples.

Ressignificando com a PNL

Por fim, que tal contar com a Programação Neurolinguística (PNL) para recondicionar a mente? Basicamente, a prática nos convida a olhar as situações sob diferentes perspectivas, especialmente para encontrar o lado positivo ou um aprendizado em cada acontecimento ou relacionamento.  Traz uma conscientização para lidar melhor com as relações humanas.

Neste caso, você pode começar a praticar ao observar acontecimentos do seu dia a dia que causam estresse, por exemplo, e identificar o que você pode ou não fazer para mudar aquilo. Se não puder solucionar, simplesmente deixe ir e busque uma forma positiva de encarar aquela situação daqui para frente.

Se você quer aprender mais sobre a PNL, participe do nosso curso online em parceria com o especialista Mário Jorge Chagas. Serão 6 aulas online em que você aprenderá as principais técnicas e fundamentos desta prática superinteressante.

Qual destes passos já fazem parte da sua jornada aos caminhos para positividade? Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para mais dicas e notícias exclusivas.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.