Compras a distância: as novas formas de ir ao supermercado, farmácias e shoppings!
17 de agosto de 2020

Certamente, o hábito de fazer compras a distância pela internet está se tornando cada vez mais comum, já que é extremamente cômodo e prático. Muitas pessoas já faziam os pedidos de supermercado por aplicativos ou sites, mas isso se tornou ainda mais frequente na quarentena.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), houve um aumento de 61% nas compras online por conta do distanciamento social. Aliás, a compra de alimentos e bebidas aumentou em 79%, já que as pessoas evitaram as aglomerações dos mercados ao máximo.
Além dos aplicativos e sites de hipermercados que já são conhecidos, lojas menores e locais que não estão nestes meios passaram a oferecer compras pelo WhatsApp, em que enviam os valores e produtos disponíveis na conversa e o cliente escolhe o que deseja receber em casa ou retirar pessoalmente.
Realmente, os comerciantes estão fazendo o possível para continuar na ativa e atender os clientes de forma segura. Entretanto, é muito provável que eles permaneçam com estas opções de venda, já que muitos brasileiros que fizeram as compras a distância na quarentena pretendem continuar com essa tendência mesmo quando a pandemia se encerrar.
Benefícios das compras a distância
Além da praticidade, as compras online oferecem mais tempo e calma para selecionar os produtos que você realmente precisa, seguindo sua lista e evitando exageros. Também é possível realizar as compras a distância na hora que você quiser! Os sites e aplicativos funcionam 24 horas do dia, então se encaixam facilmente na sua rotina.
Por fim, ir ao mercado físico neste momento de pandemia pode ser um pouco estressante, já que estamos constantemente pensando nos riscos de contaminação. Online você pode evitar a ansiedade e fazer suas compras com tranquilidade.
Cuidados antes das compras
Embora sejam cheias de benefícios, é essencial tomar alguns cuidados importantes antes de fazer suas compras online. Antes de tudo, escolha lojas e aplicativos confiáveis que possuem comentários positivos dos clientes. Você pode pesquisar a reputação dos sites na internet e os aplicativos possuem avaliações do público na própria loja em que você realiza o download.
Além disso, evite realizar compras em links encaminhados por mensagens ou enviados no seu e-mail, já que podem ser golpes para roubar dados pessoais ou até mesmo informações do seu cartão.
Onde comprar?
Por fim, reunimos alguns aplicativos conhecidos e confiáveis para você fazer suas compras com apenas alguns cliques! Confira cada um para entender qual se encaixa melhor com sua rotina e que atende seu endereço:
- Rappi (Google Play e Apple Store);
- Clube Extra (Google Play e Apple Store);
- Pão de Açúcar Mais (Google Play e Apple Store);
- Carrefour Brasil (Google Play e Apple Store);
- James Delivery (Google Play e Apple Store);
- SiteMercado (Google Play e Apple Store);
- Tenda Atacado (Google Play e Apple Store).
Assim como os supermercados, as farmácias estão oferecendo o serviço de delivery para atender os clientes com mais comodidade e segurança. Selecionamos alguns que vão ajudar a garantir seus remédios de forma prática e rápida:
- Farmácias Pague Menos (Google Play e Apple Store);
- Droga Raia (Google Play e Apple Store);
- Drogasil (Google Play e Apple Store);
- Drogaria Onofre (Google Play e Apple Store);
- Drogaria Venancio (Google Play e Apple Store).
Além disso, é claro que os grandes shoppings não ficariam para trás. O Rappi disponibilizou uma função chamada Rappi Mall, em que o usuário pode fazer compras em diversas lojas típicas de shoppings e receber os produtos em menos de 1 hora. Grandes marcas como Fast Shop, Saraiva, Decathlon e L’Occitane já estão disponíveis no aplicativo.
O Shopping Iguatemi de São Paulo, por exemplo, lançou o seu próprio e-commerce, permitindo que o cliente faça compras em diversas lojas online. Pessoalmente, você passaria em 5 ou 6 lojas, mas no site você consegue pegar tudo que precisa com alguns cliques.
Você já realiza compras a distância ou ainda prefere o modo tradicional de comprar? Compartilhe sua opinião nos comentários!