Dicas para deixar a casa mais segura

29 de janeiro de 2019

dicas para deixar sua casa mais segura

Segundo dados do ministério da saúde, 70% dos acidentes com 60+ acontecem dentro das suas próprias residências. Isso porque nessa fase, tendemos a ter menos equilíbrio e menos concentração.

Além disso, é importante em qualquer idade se sentir seguro dentro de casa e se prevenir contra invasões e assaltos. A tecnologia pode ajudar e muito nesse sentido!

Aqui vão algumas dicas do que mudar na sua casa e no seu dia a dia para viver bem, de forma funcional e longe de perigos ou desconfortos:

ALGUMAS PEQUENAS MUDANÇAS NA CASA

1. BARRA DE APOIO E CORRIMÃO – ÚTEIS E PARTE DA DECORAÇÃO
(Foto: Pinterest/Home Bunch)

Se a sua casa tem escadas, é muito importante que ela tenha corrimão. Hoje o mercado oferece inúmeras opções modernas e super bacanas. O importante é que ele propicie firmeza ao segurar, esteja bem fixado na parede e a uma altura de 90cm.

(Projeto: Arquiteta Flávia Ranieri / Imagem: Abril.com)

Coloque barras de apoio em lugares estratégicos no seu banheiro, como próximo à bacia sanitária e dentro do box. Elas vão garantir muito mais conforto e segurança na hora de sair do banho. É importante certificar que estejam bem fixadas à parede.

E não precisa ser a tradicional, branca ou cromada. Existem, por exemplo, barras pretas no mercado, que dão um toque decorativo e, acredite, ficam mais discretas que as brancas. E se estiver disposto, mude a cor do seu box e do puxador para a cor preta também. O seu banheiro vai ficar com um visual luxuoso e moderno.

2. PISOS E TAPETES ANTIDERRAPANTES

Nas áreas molhadas como cozinha, banheiros e área externa, invista em pisos antiderrapantes e de preferência foscos. Essas áreas são as mais perigosas da casa.

Há no mercado diversos porcelanatos antiderrapantes, inclusive que imitam madeira para você ter uma sensação de aconchego no seu banheiro e deixá-lo bem atual.

Tela antiderrapante

Quanto ao tapete, o ideal é não usar. Mas se você não tem dificuldade para caminhar e ama decoração e aconchego, isso provavelmente não é uma opção.

Então, invista em tapetes de cerdas baixas com fita adesiva nas pontas ou tapetes antiderrapantes (aplique uma tela antiderrapante embaixo do seu tapete). O importante é garantir que eles estejam bem colados ao chão para que não deslizem.

3. ARMÁRIOS ACESSÍVEIS E AMPLA ILUMINAÇÃO
(Projeto: Clo Vieira Interiores)

Os armários podem ter recursos para facilitar o acesso aos objetos. Dê preferência à gavetas no lugar de portas na parte inferior dos armários. Assim você não precisa ficar se abaixando.

Na parte superior, coloque as prateleiras em alturas confortáveis, de fácil alcance. Investir em um bom projeto de marcenaria vale a pena.

Você também precisa enxergar bem aquele objeto fora do lugar ou móvel no meio do caminho que possam te machucar ou causar quedas. Para isso, uma boa e ampla iluminação nos pontos estratégicos é fundamental.

Também evite aquela cadeira com rodinhas ou móveis instáveis que se movimentam quando você se apoia. Prefira móveis fixos e cadeiras firmes, com encostos confortáveis.

4. TECNOLOGIA PARA ENTRAR – E CONTROLAR QUEM ENTRA – EM CASA
(Projeto: Clo Vieira Interiores)

Você já pode dar adeus àquela busca pelas chaves na bolsa ou no bolso. Estamos sempre com um smartphone na mão, então fica mais prático fazer uso dele também para entrar e sair de casa.

Com o uso de uma fechadura eletrônica, você pode restringir o acesso ou abrir e fechar portas à distância com um simples aplicativo.

A fechadura smart lock pro permite abrir e fechar portas de qualquer lugar onde você estiver, concede acesso seguro a amigos e família e rastreia quem está entrando ou saindo. Tudo por meio de um aplicativo, que trabalha também com assistentes de voz, como Siri, Alexa (Amazon) e Google Assistant.

E dependendo da fechadura que você tenha em casa, a instalação é simples e rápida já que ela se adapta pela parte interna da porta e você não vai precisar retirar a fechadura existente. Você ainda tem opção de usar a chave original pelo lado de fora, caso precise.

Foi eleita por vários sites high-tech como a melhor fechadura eletrônica do mercado. Saiba mais no site.

Pronto! Agora, que tal repensar sua moradia e fazer uso da tecnologia para viver de modo mais seguro e com muito menos preocupações?

Lembre-se também de passar essas dicas para frente 😉

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.