Dicas para receber em casa com os 5 sentidos

13 de dezembro de 2022

Nas festas de fim de ano ou em qualquer ocasião, quem recebe em casa quer preparar tudo com muito carinho e bom gosto. Mas, para garantir que o evento seja um sucesso, é importante pensar em todos os detalhes da decoração à gastronomia. 

Aguçar os nossos sentidos é fator importante para causar sensações de bem-estar e aconchego. Criar um ambiente que possibilite a conexão entre as pessoas é fundamental. Então, veja aqui as dicas para você receber em casa com os 5 sentidos e ter uma noite de Natal harmônica e feliz! 

Visão

Esse é um dos principais sentidos quando nos referimos à mesa posta e ao ambiente para receber bem. Uma decoração criativa é o primeiro impacto para os convidados. Procure montar uma mesa que desperte sentimentos e conecte pessoas, seja remetendo à Natais vividos na infância ou que represente o estilo da família. Pesquise na internet e em sites como Pinterest para se inspirar.

Aproveite para explorar as cores natalinas na decoração da mesa, utilizando ramos verdes, bowls com frutas vermelhas, talheres dourados ou guardanapos coloridos. A iluminação também é parte fundamental na decoração e cria um clima de aconchego e bem-estar. Invista em pontos de luz e iluminação cenográfica.

Audição

Um som ambiente cria um clima de harmonia e descontração. Faça uma seleção prévia e prepare uma boa playlist no Spotify ou outro streaming de música de sua preferência. A música conecta pessoas e deixa tudo mais animado.

Olfato

Este sentido serve para causar sensações e deve ser utilizado com critério. Para um decoração de mesa olfativa, inclua frutas cítricas, como laranja, limão, lima da pérsia. Você pode optar também por uma mesa com temperos ou folhas aromáticas, como hortelã ou folhas de eucalipto. 

O sentido do olfato pode ser aguçado também com aromatizadores com fragrância suave ou velas aromáticas. Inclusive, as velas tornam o ambiente aconchegante, relaxante e causam bem-estar. Mas, cuidado com a escolha da fragrância para que não seja enjoativa ou forte demais. De preferência, utilize no máximo dois tipos de aroma no ambiente, como os cítricos na mesa e uma fragrância em outras áreas da casa, como lavabo por exemplo.

Tato

Talvez esse seja o sentido que damos menos atenção, embora não seja menos importante. O toque, a textura causam sensações no corpo que podem ser agradáveis ou não. Por isso, tenha guardanapos de tecido com um toque gostoso, como os de linho ou algodão. Uma boa opção são os guardanapos temáticos, com cores e padronagens que remetem à festa Natalina.

Não esqueça também das toalhinhas de lavabo. Tenha em número suficiente para que os convidados não tenham que secar as mãos em toalhas molhadas.

Paladar

Et, Voilà! Chegamos finalmente ao objetivo da festa! Reunir à mesa pessoas queridas para conversar, se divertir, beber e comer bem. Prepare um cardápio que atenda à todos os gostos e tribos, não esquecendo de quem é vegetariano ou vegano. Não deve faltar uma boa salada (nosso clima e as mulheres sempre pedem!), opções de proteína, sobremesas e frutas. Não esqueça dos aperitivos para receber os convidados enquanto não se sentam à mesa. Surpreenda os convidados com algo criativo ou algum aperitivo ou prato inédito preparado por você.

Hoje existem muitas opções de cardápios de Natal com variedade de pratos e preços. Veja o que se adequa mais ao seu objetivo, mas invista em uma boa gastronomia. Enfim, faça da mesa um ambiente de prazer e alegria. Afinal, de nada adianta todo o cenário se a comida não for boa, não é? 🙂

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2024 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.