Gestão do tempo: como aproveitar cada instante da vida

14 de fevereiro de 2020

“O tempo não existe. Só existe o passar do tempo.” Millôr Fernandes.

O dia tem 24 horas para todas as pessoas do planeta. No entanto, para algumas, mesmo com poucas atividades, o dia acaba sendo extremamente curto e improdutivo. Enquanto isso, existem aqueles que conseguem desenvolver mil e uma atividades e ainda sobra tempo para ver os amigos. No fundo, é tudo uma questão de gestão do tempo, ou seja, como planejamos, organizamos e executamos a nossa rotina diária.

Planejar é preciso

Gestão de tempo: como aproveitar cada instante de vida 60 maisTudo começa com uma agenda que pode ser no papel ou digital. Em uma agenda, anote todos seus compromissos e suas tarefas. Lembre-se que são coisas distintas porque os “compromissos” geralmente tem horário, enquanto as “tarefas” podem ser cumpridas ao longo do dia. Anote todas essas atividades a serem executadas para não confiar somente na memória.

Para os compromissos, sempre considere o tempo necessário para deslocamentos. Se você curte programas culturais, em nossa agenda 60+, temos programações mensais muito interessantes para você incluir na sua gestão de tempo durante o mês.

Quando incluir algum programa na sua agenda, já planeje se é preciso comprar ingressos, se vai ter fila, quem vai com você e outros detalhes mais. As atividades lúdicas e prazerosas precisam estar no seu radar e na sua agenda, como compromissos altamente importantes =))

Organize-se

Como planejar a gestão de tempo 60 mais

Depois de planejar a agenda, organize-se para fazer tudo o que foi previsto. Segundo a metodologia Tríade do Tempo, do escritor e especialista em gestão de tempo Christian Barbosa, as atividades das pessoas acontecem em 3 esferas que podem ser mapeadas diariamente:

  • Importante: o que realmente faz sentido para nossa vida.
  • Circunstancial: tudo que é inesperado e surge sem planejamento, atropelando o que é importante.
  • Urgente: o que é inesperado e precisa ser resolvido imediatamente.

Para manter o equilíbrio, o ideal é dedicarmos nossa vida para aquilo que é “importante”. Porque, no final, é o que produz bons sentimentos e aumenta nossa produtividade.

A organização das atividades permite usar o tempo sem desperdício, sem estresse. Só assim podemos curtir a vida com mais tempo para viajar, passear, ir ao teatro, encontrar os amigos e até tirar uma horinha para não fazer nada.

Execução

Depois de planejar e organizar seu dia, sua semana e seu mês, outro ponto importante é como executar tudo o que foi planejado. Por isso, não tente sobrecarregar sua agenda com missões impossíveis. Seja razoável e realista. Da mesma forma, evite gastar tempo demais em atividades que podem ser feitas rapidamente.

Para conseguir realizar tudo o que você deseja, durma direito e esteja descansado para começar o dia. Coma de forma saudável para ter energia sobrando. Encare seus compromissos e atividades com prazer, mas com tempo para começar e terminar. Seja uma pessoa prática. Controle seu tempo nas redes sociais e WhatsApp, porque são atividades que consomem o tempo loucamente e, quando você percebe, nada daquilo era importante.

O tempo é nosso bem mais precioso e ultimamente anda passando rápido demais. Use-o para trazer mais significado na sua vida. Preencha suas horas com alegria e bons pensamentos. Se quiser, anote esse compromisso consigo mesmo na agenda para nunca esquecer =))

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.