Inspirações de mesa posta de Natal para surpreender seus convidados

6 de dezembro de 2021

Inspirações para mesa posta de Natal - 60+

Além de árvores, guirlandas e luzes, a mesa posta de Natal também faz parte da decoração clássica da data, especialmente por transformar a grande ceia em um momento ainda mais especial de união.

As festas de fim de ano, principalmente o Natal, contam com itens decorativos que falam muito alto na nossa memória afetiva. Desde as cores até os principais personagens e elementos, estão por toda a parte meses antes do grande dia da celebração. Por isso, criar um ambiente de acordo com o clima e espírito natalino é essencial.

Para deixar os convidados e familiares mais confortáveis e expressar o seu estilo pessoal por meio da composição visual, selecionamos algumas dicas e referências sobre os elementos básicos e detalhes especiais de uma mesa posta de Natal.

Paleta de cores e estilo

Primeiramente, é preciso determinar qual estilo de decoração e paleta de cores você quer usar na sua mesa de ceia. Para as cores, você pode sempre apostar nos tons clássicos do Natal: verde, vermelho e dourado. Entretanto, qualquer outra combinação de cores também pode funcionar como base da sua mesa, contanto que os tons estejam em harmonia com o restante da decoração da sua casa.

Já o estilo depende muito das louças e elementos decorativos que você pretende usar. Peças em madeira ou palha, por exemplo, remetem muito ao estilo rústico, enquanto louças floridas e tecidos delicados têm tudo a ver com uma decoração romântica.

Quantidade de pessoas

Para organizar a mesa posta de Natal, é indispensável ter uma noção exata de quantos convidados estarão presentes. Esse detalhe é importante para garantir que todos terão um lugar e mensurar qual espaço da mesa está disponível para itens decorativos, sem comprometer a mobilidade de cada um.

Arranjo de centro de mesa

Agora, é hora de colocar as mãos na massa! Para criar o arranjo de mesa, você pode usar os mais variados materiais: velas, flores e enfeites natalinos. Uma ótima dica para criar uma decoração coesa é usar sua árvore de Natal como inspiração para o arranjo.

Arranjo de mesa posta de Natal - 60+

​De acordo com o espaço disponível na mesa e o estilo da decoração, você pode criar um arranjo que chama a atenção sem prejudicar o conforto ou a interação entre os convidados.

Para conferir mais inspirações de decoração natalina, leia a matéria completa.

Itens essenciais na composição

Agora, pensando mais no aspecto funcional da mesa posta de Natal, existem alguns elementos que não podem ficar de fora da composição para que o jantar flua da melhor forma. Confira o checklist:

  • Copos e taças;
  • Guardanapos;
  • Sousplats;
  • Louças e talheres.

As taças, louças e talheres variam de acordo com o cardápio da noite. Caso você vá servir uma sopa, por exemplo, é preciso incluir um prato fundo na sua seleção de louças. Se a sua família não toma vinho ou espumante, as taças podem ser dispensadas. Por isso, tente planejar quais serão os pratos e bebidas antes de determinar a composição da mesa. 

​​

Presentes para os convidados

Por fim, uma ideia para deixar a festa especial desde o início: que tal deixar uma lembrancinha para cada convidado na mesa posta de Natal? De bilhetinhos a doces e até mesmo presentes personalizados, um mimo pode fazer toda a diferença na noite de quem você ama!

Mesa posta de Natal 60+
(Fotos: Reprodução/Pinterest)

E, para finalizar, é sempre bom lembrar o real motivo de reunir familiares e amigos nesta data, fazendo com que o momento seja de união, harmonia e amor!

Você tem o hábito de decorar a sua mesa de Natal? Compartilhe suas próprias dicas nos comentários abaixo. Além disso, não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para mais dicas e conteúdos selecionados especialmente para você. 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.