Pat Smith – Mulheres Extraordinárias

20 de agosto de 2019

Pat Smith Mulheres Extraordinárias 60 mais

Ao colocar o nome “Pat Smith” no Google, a pesquisa trará muitas e muitas respostas. Uma infinidade de artigos e postagens sobre o lutador de UFC, nascido em 1970; uma quantidade equivalente e até maior de material sobre uma ministra religiosa e empresária americana; alguma coisa sobre o escritor canadense e várias outras pessoas, até matérias sobre um taxidermista a gente encontra. 

Para chegar nas “Pat Smith” que queremos é preciso um pouco de paciência para continuar avançando na barra de rolagem. Agora, se você quiser pular algumas etapas, basta colocar “Pat Smith, setenta anos” e elas estarão logo na primeira lista. 

Duas “Pat Smith”, ambas na casa dos 70, uma bastante diferente da outra, ambas extraordinárias. 

A primeira, mais famosa ou talvez “famosa há mais tempo”, é americana, cantora, compositora, escritora e poeta, estrela do cenário do punk rock mundial. Suas músicas marcaram toda uma geração. 

Em 2016, Patty foi convidada para se apresentar na entrega do prêmio Nobel de Literatura ainda antes da escolha do ganhador, que viria a ser Bob Dylan. Sua performance teve algumas críticas conflitantes. Mas, seu artigo no The New Yorker onde descreve sua perspectiva sobre a experiência foi bastante elogiado. 

Patty Smith  60 mais

No mesmo ano, Patty Smith fez questão de comemorar a entrada nos 70 anos nos palcos, cantando o rock que é sua marca registrada, aplaudida por uma legião de fãs entusiasmados. 

Já a segunda Pat Smith é inglesa e ganhou notoriedade “apenas” por cumprir uma resolução de final de ano. Sabe aquelas promessas que muita gente faz ao pular ondas no réveillon? Pois bem, Pat foi um pouco, aliás, muito além. 

No réveillon de 2017, Pat fez a promessa de que passaria o novo ano limpando as praias da Cornualha e Devon, na região sudoeste da Inglaterra. 

Ao longo das 52 semanas seguintes, munida de sacos de lixo e luvas de borracha, Pat percorreu o litoral recolhendo lixo. Algumas vezes sozinha, outras com a participação de pessoas e grupos de voluntários. Já em outras com a ajuda especial dos netos em quem ela já despertou a preocupação com o meio ambiente. Hoje, Pat limpou cerca de 400 milhas (aproximadamente 644km) de praias. 

Conheça Pat Smith 60 mais

Durante todo o período, Pat postou online crônicas sobre suas experiências e aventuras no dia a dia dessa campanha. Detalhando os desafios que encontrava e falando sobre a situação das praias. Além disso, alertou para a assombrosa quantidade de material plástico, responsável pela maior parte da poluição dos oceanos. Ela também manifestou sua frustração e desapontamento ao passar pela praia que havia limpado na semana anterior e encontrá-la tão ou mais suja. 

Em alguns momentos, transeuntes, que erroneamente a confundiam com condenados que cumprem pena desempenhando trabalhos comunitários, a olhavam com desdém. Mas, nem assim sua determinação diminuiu. Na verdade, sua disposição e entusiasmo contagiantes inspiraram amigos, familiares e muitos desconhecidos a também agir em prol da natureza. 

“Fazer a limpeza das praias nas 52 semanas de 2018 foi minha resolução de final de ano e agora finalmente está feita. Mas eu não vou parar pois nossas praias precisam de mim”, escreveu Pat uma vez cumprida a promessa. 

Mulheres extraordinárias: Pat Smith 60 mais

Por fazer parte da geração que causou o enorme crescimento na utilização de material plástico, Pat, ao assistir um documentário em 2017 sobre a devastação que este material causa no planeta, sentiu-se responsável e quis fazer algo a respeito. O que culminou na resolução de final de ano. 

Hoje, além de administrar sua própria pousada, Pat Smith preside o grupo ambientalista que criou chamado “Final Straw Cornwall”. Que visa lidar com o problema do plástico e que tem atraído um grande número de voluntários. 

Agora que terminou ela não tem planos de parar e pretende continuar com sua cruzada pela limpeza em 2019. Para isso, já conta com total aprovação e apoio dos netos. Na qual ficou ainda mais próxima com essa atividade e para quem, afinal, ela espera deixar um planeta mais limpo e saudável. 

“Estou determinada a tentar proteger nosso planeta para meus filhos, meus netos e continuarei a fazer tudo o que estiver a meu alcance para isso”. 

Embora com trajetórias completamente diferentes, Patty Smith e Pat Smith, além do nome e do fato de estarem ambas na casa dos setenta, têm em comum também o fato de serem ambas mulheres engajadas, ativas, relevantes em suas áreas de atuação e, principalmente, possuem uma maneira peculiar de encarar a vida que é não se deixar limitar por convenções ou clichês, mas sim por uma visão do mundo e de si mesmas que transcende paradigmas. 

Fontes: Effortsforgood.org; www.newyorker.com.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.