Vinhos sul-americanos: tudo sobre as melhores opções da região

15 de setembro de 2020

Aprender mais sobre vinhos é sempre interessante. Até porque quanto mais sabemos sobre as características e processos de produção, mais conhecimento temos para encontrar as combinações ideais. Desta vez, trouxemos algumas curiosidades importantes sobre os vinhos sul-americanos, reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade.

Na América Latina, alguns países ganharam espaço na produção de vinhos,graças ao posicionamento geográfico que favorece a plantação de uvas de uma forma completamente diferente de outras regiões, criando sabores únicos em comparação ao resto do mundo.

No momento, 4 países são os mais conhecidos da região por exportarem vinhos de qualidade: Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Portanto, entenda os diferenciais de cada produtor e algumas recomendações de vinhos de cada local:

Chile

Vinhos sul-americanos Vinícola Concha y Toro Pirque Chile - 60 mais
Vinícola Concha y Toro, em Pirque, no Chile. 

Por estar posicionado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o Chile tem as condições perfeitas para cultivar diversos tipos de uvas, sendo assim, produz uma variedade incrível de vinhos, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère e Sauvignon Blanc.

Além disso, é livre das pragas que costumam atacar os vinhedos e comprometer a qualidade das uvas em outros países, os produtores chilenos possuem um bom aproveitamento das plantações, o que garante bons preços mesmo fora do país produtor.

  • Marquês de Casa Concha Malbec;
  • Cono Sur 20 Barrels Pinot Noir;
  • Las Ninas Inocencia Syrah Rosé;
  • Cono Sur 1551 Chardonnay Branco.

Argentina

Vinhos sul-americanos Bodega Salentein Mendonza Argentina - 60 mais
Bodega Salentein, em Mendoza, na Argentina.

Entre os países produtores de vinhos sul-americanos, a Argentina se destaca como líder. Com um território vasto e condições climáticas ideais, o país consegue disponibilizar grandes quantidades de vinho no mercado ao longo do ano inteiro.

A maioria dos vinhedos argentinos estão localizados em Mendoza já que, assim como as plantações chilenas, a área é beneficiada pelo clima dos Andes. A uva Malbec é predominante nas cultivações, já que se adaptou melhor ao clima seco do país. Entretanto, uvas locais, como Torrontés e Bonarda, também se destacam nos produtos argentinos. 

  • Finca El Origen Rosé Malbec;
  • Mi Terruño Cabernet Franc Expression Safra;
  • Malma Esencia Malbec;
  • Susana Balbo Signature Barrel Fermented Torrontés.

Uruguai

Vinhos sul-americanos Carmelo Uruguai - 60 mais
Plantação em Carmelo, no Uruguai.

Certamente, grande parte do sucesso do Uruguai na produção de vinhos vem da adaptação da uva Tannat no solo local. O clima quente e úmido nunca funcionou bem para as outras uvas, mas a Tannat se adaptou perfeitamente às condições e, hoje, é a estrela dos vinhos uruguaios.

Inclusive, as vinícolas são tradições familiares no Uruguai, sendo assim, as técnicas desenvolvidas por cada produtor são passadas de geração em geração, mantendo a identidade uruguaia em cada garrafa.

  • Carrau Ysern Roble Tannat;
  • Bouza Chardonnay;
  • Garzón Pinot Noir Rosé;
  • Pizzorno Don Próspero Tannat.

Brasil

Vinhos sul-americanos Vinhedo Lidio Carraro Brasil - 60 mais
Vinhedo Lidio Carraro, em Encruzilhada do Sul, no Brasil.
(Foto: Divulgação/Lidio Carraro)

Por último, mas não menos importante, o nosso país também é um dos grandes nomes na produção de vinhos sul-americanos. A maioria das vinícolas é situada na região Sul, em áreas como a serra Gaúcha e Catarinense, já que o clima mais fresco é ideal para o cultivo as uvas.

Entretanto, São Paulo também está ganhando espaço no mercado dos vinhos! A vinícola Guaspari, localizada em Espírito Santo do Pinhal, por exemplo, já coleciona 10 prêmios nacionais e internacionais. Aliás, o grande destaque vai para os vinhos brancos da vinícola, como o Guaspari Chardonnay Vista do Lago 2015 e o Viognier Vista do Bosque 2016, que recebeu o título de “Melhor Vinho Branco do Brasil”, segundo o Guia Descorchados.

Além do clima ideal, o país importou tecnologias europeias de ponta para levar a produção ao próximo nível, colocando o Brasil como um dos grandes nomes no mercado dos espumantes. Confira algumas receitas que harmonizam com os vinhos sul-americanos nesta matéria.

  • Villaggio Grando Merlot;
  • Casa Valduga Naturelle Rosé;
  • Lidio Carraro Faces do Brasil Merlot;
  • Espumante Dádivas Brut;

Por fim, para transformar sua paixão pelos vinhos sul-americanos (e outras regiões) em um hobby, faça parte do Clube do Vinho do 60+. Basta cadastrar seu e-mail para ficar por dentro das próximas datas e turmas disponíveis.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.