Como Yoko Ishikura, 60+, está ajudando a construir a Sociedade 5.0

22 de julho de 2019

Algumas pessoas têm sede de aprender, produzir e voar alto. Yoko Ishikura, professora emeritus de estratégia empresarial internacional na Hitotsubashi University, em Tóquio, e consultora do Fórum Econômico Mundial, é uma delas. 

Aos setenta anos, Yoko participa ativamente de uma das discussões mais importantes do nosso tempo. A construção da sociedade 5.0, uma iniciativa do governo japonês, em parceria com empresários, que pretende desenvolver uma “sociedade super inteligente” que coloca o ser humano no centro da transformação tecnológica. A ideia é fazer com que os sistemas inteligentes sejam aliados dos seres humanos para resolver questões como envelhecimento humano, desastres naturais, desigualdade social, entre outras. 

Sociedade 5.0 60mais

Para Yoko, que esteve no Brasil para o IT Forum 2019, precisamos reconhecer e aceitar o modo como a tecnologia está mudando a nossa forma de viver, trabalhar e aprender. Assim como nossa época traz enormes oportunidades, surgem também ameaças. Por isso, ela recomenda que as pessoas estejam cientes das ameaças, mas tirem o máximo proveito das potencialidades. Para que não se tornem obsoletas, devem buscar aprendizagem constante ao longo da vida. Já que as competências necessárias para o mercado de trabalho vão mudar de forma acelerada nos próximos anos. 

Em sua passagem pelo Brasil, a executiva deu uma entrevista muito interessante para a Revista Época, falando sobre “como o envelhecimento da população abre caminhos para a inovação”. 

Nessa matéria, ela fala sobre o envelhecimento como oportunidade: 

“O envelhecimento [das sociedades] ainda é um desafio. Estamos tentando entender como nos adaptar. A tecnologia ajuda — como falta mão de obra no Japão, a indústria 4.0 tem sido importante. Meu físico já não me ajuda como antigamente, mas decidi estudar programação.” 

Estudar programação e fazer sites aos 70 anos é uma forma dessa profissional de sucesso se atualizar e se manter conectada com novas tecnologias. Com certeza, essa capacidade de reinvenção serve de exemplo para os 60+ que desejam buscar uma nova profissão ou atividade nessa fase da vida.

Yoko Ishikura e a Longevidade 60mais

A longevidade é um tema urgente 

A consultora independente, que também é board member da Shiseido e da Sojitz Corporation, acredita que outros países podem aprender com a experiência do Japão. Uma vez que, mesmo com 27% da sua população acima dos 65 anos, demorou para perceber a urgência das questões demográficas. 

Com seres humanos vivendo acima dos 100 anos, temos que projetar um sistema social que incorpore essa realidade, em vez da visão tradicional da vida em que estudamos, trabalhamos e nos aposentamos aos 60 ou 65 anos, como hoje em dia. As pessoas precisam ter um plano mais flexível considerando uma vida acima dos 100 anos, desenvolvendo “ativos intangíveis” que permitam tornar a vida mais rica e com mais significativo”, disse Yoko Ishikura, em entrevista ao Dinheiro Vivo.  

O Japão enfrenta o chamado “super-envelhecimento” da sociedade mais do que qualquer outro país. Enquanto a população produtiva diminui muito rapidamente, busca-se uma solução. Para que, assim, os indivíduos, independentemente de idade, gênero e poder econômico, possam conquistar e manter uma vida confortável. 

Yoko Ishikura é uma 60+ que usa toda sua experiência, inteligência e sabedoria não apenas para envelhecer melhor, mas, também para ajudar a construir uma sociedade mais humana. É uma referência para quem deseja voar alto durante toda a vida. 

Confira o TED da Yoko e inspire-se. 

Yoko Ishikura 60mais

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.