Dicas de cuidados financeiros na quarentena

13 de abril de 2020

Estamos vivendo uma época em que não apenas a saúde física e mental estão vulneráveis, mas a financeira também. De repente, nada mais é como antes. Com isso, as pessoas devem ficar isoladas em casa e, além de tudo, precisam ficar atentas ao novo modo de vida que inclusive pode afetar o bolso e os cuidados financeiros.

Então, como se proteger neste momento?

Nada como começar naquilo por aquilo que podemos controlar. Muitas vezes, pequenas atitudes podem trazer conforto e evitar preocupações futuras.

Veja nossas dicas de cuidados financeiros:

Dicas de cuidados financeiros 60+

1. Se fizer compras online ou por aplicativos como Rappi ou iFood, lembre-se sempre de conferir se os produtos entregues estão de acordo com seu pedido e se o valor cobrado confere. Aliás, se tiver qualquer divergência entre imediatamente em contato com a empresa, porque geralmente eles não questionam, mas resolvem.

2. Caso você tem algum empréstimo ou financiamento na Caixa Econômica, você pode pedir uma pausa emergencial no pagamento de três prestações. A possibilidade faz parte das medidas anunciadas pelo Governo para conter os efeitos do coronavírus na economia. Você pode pedir a pausa desde que não tenha mais de duas parcelas em atraso. As parcelas pausadas serão prorrogadas e cobradas no final do contrato. Para solicitar a pausa, você não precisa sair de casa. Pode ser pelo telefone, WhatsApp ou app.

Veja o vídeo que explica como usar o app

Cuidados financeiros na quarenta 60+

3. Não esqueça de fazer seus pagamentos em dia para não pagar juros. Por exemplo, as taxas de atraso nos cartões de crédito costumam ser bem altas. Basta um dia de atraso para que seja cobrada uma multa de até 10% sobre o valor da fatura. Se você não sabe como usar os canais eletrônicos e digitais do banco, peça ajuda de alguém de confiança que possa ensinar você. Se você não se sente seguro e à vontade com aplicativos, lembra que existe a opção de pagar por telefone, ditando os números dos códigos de barra. Entretanto, se você ainda não tem seu código de acesso eletrônico, ligue para o gerente ou solicite na central de atendimento do seu banco. Por fim, o importante é que você não saia de casa, nem para ir ao banco.

4. Evite dívidas desnecessárias. Com certeza, muitas lojas vão criar ofertas incríveis (e tentadoras) para manter o fluxo de caixa. Sendo assim, compre somente o que é necessário e com dinheiro que não vai fazer falta. Este é um momento delicado e com cenários pessimistas na economia.

5. Não tome decisões precipitadas de investimentos. Antes de qualquer decisão, consulte seu gerente ou algum expert em mercado financeiro. Se você investiu em ações e agora vê elas despencando, lembra que isso faz parte do “investimento de risco” e do “perfil arrojado”. Por exemplo, vender nesse momento pode significar perder ainda mais dinheiro. Então, converse com um especialista e tenha paciência. Visão de longo prazo faz parte do jogo.

6. Por fim, se tiver qualquer dificuldade em pagar alguma conta ou despesa, tente imediatamente negociar com o credor condições melhores de pagamento. Não deixe para depois e evite a quebra de confiança.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.